Dúvidas bobas sobre index e FK
Olá
Tenho duas dúvidas sobre o uso de indices:
Numa tabela que tenha um PK composto por 3 campos, se eu usar apenas um dos campos para ordenar a tabela com order by, ele irá funcionar bem como um campo com indice, ou irá usar todos os 3 campos para ordenar, ou fará isto como um campo normal sem usar indice?
Numa tabela que tenha um campo FK, posso criar um indice neste mesmo campo, sem conflitar com o FK?
Abraços
Tenho duas dúvidas sobre o uso de indices:
Numa tabela que tenha um PK composto por 3 campos, se eu usar apenas um dos campos para ordenar a tabela com order by, ele irá funcionar bem como um campo com indice, ou irá usar todos os 3 campos para ordenar, ou fará isto como um campo normal sem usar indice?
Numa tabela que tenha um campo FK, posso criar um indice neste mesmo campo, sem conflitar com o FK?
Abraços
Ivonei
Curtidas 0
Respostas
Afarias
01/09/2003
|Numa tabela que tenha um PK composto por 3 campos, se eu usar
|apenas um dos campos para ordenar a tabela com order by, ele irá
|funcionar bem como um campo com indice, ou irá usar todos os 3 {...}
Índices não são úteis para ORDER BY, portanto não se preocupe!
Entretanto, só aproveitando, chaves primárias compostas não são uma ´boa prática´.
|Numa tabela que tenha um campo FK, posso criar um indice neste
|mesmo campo, sem conflitar com o FK?
Não é necessário -- PKs e FKs sempre criam índices. Más, vc pode sim criar outros índices emvolvendo estes mesmos campos.
-- tome cuidado apenas q múltiplos índices contendo os mesmos campos podem ´confundir´ o otimizador do IB e tornar algumas consultas menos eficientes.
T+
|apenas um dos campos para ordenar a tabela com order by, ele irá
|funcionar bem como um campo com indice, ou irá usar todos os 3 {...}
Índices não são úteis para ORDER BY, portanto não se preocupe!
Entretanto, só aproveitando, chaves primárias compostas não são uma ´boa prática´.
|Numa tabela que tenha um campo FK, posso criar um indice neste
|mesmo campo, sem conflitar com o FK?
Não é necessário -- PKs e FKs sempre criam índices. Más, vc pode sim criar outros índices emvolvendo estes mesmos campos.
-- tome cuidado apenas q múltiplos índices contendo os mesmos campos podem ´confundir´ o otimizador do IB e tornar algumas consultas menos eficientes.
T+
GOSTEI 0
Ivonei
01/09/2003
Obrigado pela explicação afarias. :)
GOSTEI 0