Duvidas if Key Tform1

Delphi

09/08/2010

Olá  pessoal boa tarde   Como faço para ultilizar o seguinte codigo   procedure TForm1.FormKeyDown(Sender: TObject; var Key: Word;
  Shift: TShiftState);
begin
    if Key = VK_up Then
       ShowMessage('Apertou Up');       if Key = VK_left Then
      ShowMessage('Apertou down');      if Key = VK_left Then
       ShowMessage('Apertou left');       if Key = VK_right Then
       ShowMessage('Apertou rigth'); end;     bem agora vao as duvidas, não consigo trocar as teclas VK_up  para a tecla W ou outra sucestivamente, pesquisei mas nao consegui fazer     if key = #87  then (instrução)     bem ai tem outro problema com as teclas, a tela do programa possui o desenho das teclas direcionais up, down, left e rigth, quando eu clico com o mouse sobre elas a msg aparece, ai quando eu tendo aperta-las pelo teclado novamente não aciona mais, pois os botoes ficaram selecionados, ai as teclas do teclado funcionam no modo apenas selecionar os botoes, já tentei Tabstop false, mas não adiantou, esse selecionamento esta comprometentdo o funcionamento das teclas, como faço para que quando eu clique como o mouse sobre ela ela faça o comando e volte ao estado nao selecionado?
Moises Godoi

Moises Godoi

Curtidas 0

Respostas

Marcos Iwazaki

Marcos Iwazaki

09/08/2010

if key = 87 then
GOSTEI 0
Moises Godoi

Moises Godoi

09/08/2010

Sim consegui obrigado, agora fica a duvida sobre o selecionamento dos botoes no programa, para cancelar quando solto, pois estou tentando ultilizar as teclas direcionais e esta comprometendo o funcionamento delas.
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki

Marcos Iwazaki

09/08/2010

Não entendi, o que vc quer fazer agora. 
GOSTEI 0
Felipe Caputo

Felipe Caputo

09/08/2010

se vai funcionar pelas teclas, é necessário que o usuário possa clicar nos botões? 

esse código vai no on key down do form (keypreview = true) 
Código:If key = vk_up then 
  btnupclick(btnup) 
else If key = vk_down then 
  btndownclick(btndown)  
else If key = vk_left then 
  btnleftclick(btnleft) 
else If key = vk_right then 
  btnrightclick(btnright);

nos botões você coloca o código que tem q ter neles + um setfocus em um label qualquer do programa

GOSTEI 0
POSTAR