Dúvidas Simples Sobre Conexão Remota

Delphi

12/01/2005

Olá Pessoal,

É o seguinte a minha primeira dúvida é bem bobinha, mas enfim, é uma dúvida. Suponhamos que eu tenha minha base de dados, num computador que utiliza ADSL, com Ip Fixo. Para eu me conectar a essa base de dados, estando em outra cidade, usando IBX, basta fazer assim:

IP:C:\LOCAL\dados.GDB

??? Não preciso usar nenhum outro componente??

Bom, minha segunda dúvida quase a mesma, mas, supondo que seja um banco Access, tem como fazer uma conexão remota, utilizando ADO?

Fico muito grato por qualquer ajuda...

Valeu.

Thomaz_prg

Thomaz_prg

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

12/01/2005

Quanto a primeira questão, está correta.
Quanto ao Access, acho que não dá pra fazer conexão remota assim (pelo menos não diretamente)

GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

12/01/2005

Muuito Obrigado pela Atenção e Pela Prontidão da Resposta!

Bom, então, tipo assim, se eu tiver com o Firebird instalado em casa, e usando uma conexão com internet (Adsl ou discada) posso conectar meu executável a um banco de dados que está em uma máquina que tem IP fixo, isso minha aplicação usando IBX ?

Quanto ao Access, de que forma eu poderia me conectar remotamente a um banco Access, usando ADO?

Agradeço Antecipadamente.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/01/2005

Colega,
Bom, então, tipo assim, se eu tiver com o Firebird instalado em casa, e usando uma conexão com internet (Adsl ou discada) posso conectar meu executável a um banco de dados que está em uma máquina que tem IP fixo, isso minha aplicação usando IBX ?

Correto. Mas em linha discada é sofrimento. Mesmo ADSL é infinitamente mais lento que numa rede local. Vc precisa ter uma aplicação bastante orientada ao modelo Client/Server para ter boa performance.
O Firebird, neste aspecto, não ajuda muito... seu projeto (o IB) não foi concebido para redes de baixa velocidade. Veja :
http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=821
Muita atenção com a segurança do servidor e do banco de dados. Um IP fixo é um convite à ataques. Seu servidor deve estar bem protegido e seu banco bem estruturado no aspecto de direitos dos usuários.

Quanto ao Access, de que forma eu poderia me conectar remotamente a um banco Access, usando ADO?

Isto é teoria. Nunca fiz, mas se seu IP for realmente fixo, ou seja, não estiver apenas referenciando um servidor ou cluster de um host, vc deve conseguir.

O Access exige um caminho UNC (´c:\sistema\banco.mdb´)... vc precisa compartilhar a pasta do banco no servidor, habilitar o serviço de compartilhamento no adaptador de ligação com a internet e mapear uma unidade de rede na sua máquina remota, por exemplo : [b:eb6c7d5991]mapear F: para \\IP\compartilhamento[/b:eb6c7d5991].
Então na string de conexão do ADO vc informa ´[b:eb6c7d5991]F:\banco.mdb[/b:eb6c7d5991]´.

Bem, não preciso dizer nada sobre o aspecto segurança neste caso não é verdade? Habilitar o compartilhamento na conexão com a internet e ainda mais em uma máquina com IP fixo, é muito perigoso... Estude com cuidado esta questão.

T+

GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

12/01/2005

Muito Obrigado pelos esclarecimentos Gandalf.nho e Vinicius2k.

O que vcs me indicariam para aumentar a segurança e qualidade, no caso de eu ter que implementar esses 2 sistemas, tanto o de FIrebird, quanto o de access.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/01/2005

Bem thomaz_prg,

Eu só posso indicar pq segurança de rede não é muito ´a minha praia´...

Para o [b:d5d4e64267]Firebird[/b:d5d4e64267], creio que as melhores opções são ´VPN´ ou ´Tunel Seguro´ ou os dois juntos...

Com a VPN vc pode usar o próprio serviço de RAS do Windows Server. Recentemente um cliente meu aumentou ainda mais o nível de segurança fazendo a autenticação do usuário da VPN através de Tokens RSA -- http://www.rsasecurity.com/node.asp?id=1157 .Não é uma solução barata, além do software, suporte e etc, os quais eu não sei o preço... cada Token custa U$ 90,00.

De Tuneis Seguros eu não conheço nada, mas já ouvi falar bem do Zebedee -- http://www.winton.org.uk/zebedee/ este é Free, mas devem existir soluções pagas. Não sei se seu nível de segurança seria comparável ao de uma VPN. Na verdade, nem sei se eles tem autenticação e outras propriedades para incremento de segurança.

Sobre o [b:d5d4e64267]Access[/b:d5d4e64267], infelizmente, nem as forças armadas americanas de prontidão ao lado do seu servidor impediriam a invasão. E não estou falando apenas do banco de dados... a máquina em si ficaria muito vulnerável se vc habilitar o compartilhamento no conector com a internet.
Com ele creio que não tenha solução.

T+

GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

12/01/2005

Fico-lhe muito grato, pela atenção e pela ajuda. Valeu mesmo!

Muito Obrigado!

GOSTEI 0
POSTAR