Duvidas sobre DBExpress

Delphi

03/08/2004

Uso o BD Firebird 1.5 e comprei a Clube Delphi Edição 53 e já estava pensando em mudar meus sistemas de IBX para DBExpress, pois dizem que o desempenho é melhor que o IBX. Mas procurando no forum algumas duvidas de DBExpress surgiu uma duvida:

* Quando uso SQLConnection, SQLQuery,DataSetProvider e ClientDataSet fica bem similar ao usar o IBX (Lembrando de dar o ApplyUpdate(0) ), mas não tem uma forma de usar eliminando o clientdataset e datasetprovider e mesmo assim incluir com insert, atualizar e deletar similar ao IBX?

Andrewsporto

Andrewsporto

Curtidas 0

Respostas

G1b4

G1b4

03/08/2004

Caro Andrews Porto,
O ClientDataSet é um componente com alto potencial para desenvolvimento multicamadas. Ele trabalho com os dados em memória... Nas 3 operações basicas (inclusao, alteracao e exclusao), como trabalha em memoria, podemos decidir se os dados irão pro bd(ApplyUpdates) ou não. O resultado disto é o ganho de performance, sem comparação. Tente fazer um locate, ou findkey ou nearest....a operação é feita de modo instantâneo :D .
No caso, você desenvolve em 2 camadas... O dbexpress é unidirecional, por isso precisa do clientdataset (bidirecional).

Espero te-lo ajudado :wink: !!!

GOSTEI 0
Rafs

Rafs

03/08/2004

Colega AndrewsPorto,

Acredito que vc queira ´tirar´ estes componentes para nâo ficar uma enormidade de componentes no DataModule, ou no form. Mas acredite que isto pouco interessará quando vc ver a diferença entre uma aplicação com IBX e outra com dbExpress (e BD FB).
A cerca de um mês comecei a migrar o sistema aqui da empresa de IBX para dbExpress. É um processo lento e um pouco trabalhoso para manter o sistema estável e confiável, sem ter muitos problemas mais tarde.
Mas só para te animar um pouquinho, e isto foi um exemplo prático dentro da empresa aqui, a performance do pacote de clientes (foi o que migrei 100¬ até agora) aumentou considerávelmente. O cadastro possui cerca de 50.000 clientes e aproximadamente 1.000.000 de cheques armazenados, o tempo de consulta com IBX para os cheques (listar todos) era de aproximadamente 35 segundos, hoje com dbExpress, baixei o tempo para 7 segundos.
Isto é apenas um ponto, mas conforme vc for trabalhando com ele irá descobrir o quanto ele é mais poderoso que o IBX.
Outro detalhe importante é o fato de que não se sabe até quando o IBX terá compatibilidade com o FireBird.

GOSTEI 0
Roger Bauer

Roger Bauer

03/08/2004

Tudo bem Rafs !

Amigo, estou migrando também um sistema de IBX para DBX e estou encontrando algumas dificuldades. Gostei muito de ter lido dessa melhora de performance que você citou ter ganho em comparado com o IBX e também pelo fato que eu também uso Firebird já vi muita gente comentar muito bem dessa estrutura de DBX para Firebird. Você poderia me passar quais os componentes que você está usando no DBX e em que ordem, você usa algum tipo de controle transacional para controlar diversas inserções simultâneas e mais alterações? Obrigado amigo.
GOSTEI 0
POSTAR