Dúvidas sobre o delphi 2005/bd/relatorios

Delphi

26/05/2005

Olá, faz uns 2 anos que não mexo mais com delphi e gostaria de saber o que vocês estão fazendo/usando para ter uma noção de onde eu devo investir meu aprendizado.

[i:909316e28b][list:909316e28b]1: Entre VCL FORMS e WINDOWS FORMS, qual vocês recomendam(e porque)?
2: Suite de acesso a bd, meu foco é access/firebird. Estou pensando em iniciar com dbexpress, isto tem futuro? É migrável pra windows forms ou muda tudo? Que suite vcs usam?
3: Estou procurando um gerador de relatórios que preferencialmente não venha a ser descontinuado facilmente como o quick report, tem tantos bons mas é só chegar uma nova versão do delphi que eles nos deixam sem suporte totalmente perdidos. Novamente, peço uma sugestão.[/list:u:909316e28b][/i:909316e28b]

Descupem pelo tópico extenso, ando muito perdido no assunto... risos
Agradeço de antemão as opiniões que vocês puderem me retornar.

Aroldo2005

Aroldo2005

Curtidas 0

Respostas

Aroldo2005

Aroldo2005

26/05/2005

Ninguém? :(

GOSTEI 0
Jorgeolimpia

Jorgeolimpia

26/05/2005

Olá Aroldo,
eu não sou tão rodado em programação com Delphi, mas visando o futuro do que estão utilizando no momento aí vão as minhas sugestões:

1) Prefira WINDOWS FORMS na camada .NET, já que é possível aproveitar novos recursos desta plataforma. Além disso, mesmo que tenha projetos em VCL Forms ao abri-los no Delphi 2005 ele irá propor uma conversão para o .NET.

2) Eu costumo utilizar ADO, ADO.NET para conexão com banco de dados SQL Server 2000. Uns amigos já me indicaram o BDP (Borland Data Provider), mas ainda não tive oportunidade de testá-lo. Quanto ao DBExpress, se pretende utilizar o Firebird e compilar seus programas em Kylix, é uma boa pedida.

3) O Delphi 2005 utiliza o Cristal Reports para gerar relatórios. Mesmo sendo mais complexo (e mais flexível também), acredito que esta dificilmente será descontinuada. E mesmo que seja, gerar relatórios no padrão HTML/XML é bem melhor e seu futuro está garantido.

Espero que mais pessoas dêem a sua opinião!

Até mais...

GOSTEI 0
POSTAR