Dúvidas sobre um projeto de software
Á DEVMEDIA
Prezado(s) sou um desenvolvedor individual, tenho uma micro empresa de software, e possuo um software DESKTOP FOR WINDOWS de gestão administrativa e financeira para igrejas.
Hoje este software conta com cerca de 3.000 clientes. Boa parte destes clientes estão solicitando um software de gestão de igrejas totalmente WEB.
Bom, estou fazendo os cursos de formação .NET do portal de vocês, assim que terminar vou começar a desenvolver o projeto web para igrejas.
O software vai ser o mesmo para todos os clientes, porém com recursos de customização, como já existia no DESKTOP.
O banco de dados será o SQL SERVER 2008, se eu for usar o WINDOWS AZURE será o SQL AZURE.
Pretendo comercializar o software como um serviço web (SaaS) por assinatura mensal, onde os dados de todos os clientes irão ficar em um DATA CENTER contratado por minha empresa. Estou estudando WINDOWS AZURE.
A baixo relaciono algumas dúvidas que tenho sobre este projeto para a consultoria DEVMEDIA me responder:
Devo ter apenas um banco de dados para todos os clientes de um mesmo segmento (multi-inquilino), levando em conta a quantidade de clientes que existem hoje, cerca de 3.000 que possuem em média 3 usuários cada um e que teria aproximadamente 9.000 usuários em pouco tempo utilizando o software, isto é viável?
Exemplo: Todos os meus clientes de igrejas acessariam o software informando: (CÓDIGO DA ORGANIZAÇÃO, USUÁRIO, SENHA) neste caso todos os dados de todos os clientes ficam no mesmo banco de dados.
No caso do WINDOWS AZURE, utilizando o SQL AZURE como banco de dados, contratando apenas uma versão de 10GB, seria viável para um sistema multi-inquilino.