é facil dizem mas sou iniciante por favor respondam me!
nao consigo fazer junção de duas tabelas o problema é o seguinte: estou fazendo um programa de locadora e sou iniciante, tenhu a tabela de clientes e a de fitas, representadas por dois dbs grids, eu quero que quando selecione um cliente no dbgrid2 apareça as fitas alocadas, e tambem nao sei fazer como incluir as fitas para a locação....GRATO!
Anonymous
Curtidas 0
Respostas
Anonymous
03/04/2003
nao consigo fazer junção de duas tabelas o problema é o seguinte: estou fazendo um programa de locadora e sou iniciante, tenhu a tabela de clientes e a de fitas, representadas por dois dbs grids, eu quero que quando selecione um cliente no dbgrid2 apareça as fitas alocadas, e tambem nao sei fazer como incluir as fitas para a locação....GRATO!
Colega,
Coloca a estrutura das tabelas aqui pra gente poder montar o script sql.
[]´s
Aroldo Zanela
GOSTEI 0
Anonymous
03/04/2003
Cara, faz o seguinte, crie uma terceira tabela com as chaves das duas outras e nesta vc coloca como chave o cliente, a fita e a data da locação, ai quando vc selecionar o cliente, busque neste tabelas todas as ocorrencias deste cliente (de preferencia através de um código SQL, não me vá ficar varrendo tabelas com while que demora muito), ai vc já tem o cliente, as fitas e a data da locação, se quiser mais detalhes da fita, de um locate na tabela de fitas com os parametros que já possu (Dica, se fitas e/ou clientes tiver um código como chave, use ele ao invés do nome, foi apenas um exemplo)i.... existem outros modos de faze-lo, mas acho este o mais confiável...
espero ter ajudado...
espero ter ajudado...
GOSTEI 0
Marcelo.c
03/04/2003
O primeiro passo é criar um relacionamento entre as tabelas através de um campo que pode ser ´Código do Cliente´ por exemplo(campo este que deverá existir nas duas tabelas).
Definir a tabela de Clientes como Mastersource da tabela de fitas.
Definir Código do Cliente como MasterFields.
Então, com as tabs relacionadas, ao acessar o registro com o código 1 na tabela Clientes, o registro com o mesmo código será exibido na tab Fitas.
Definir a tabela de Clientes como Mastersource da tabela de fitas.
Definir Código do Cliente como MasterFields.
Então, com as tabs relacionadas, ao acessar o registro com o código 1 na tabela Clientes, o registro com o mesmo código será exibido na tab Fitas.
GOSTEI 0
Anonymous
03/04/2003
Marcelo, acho que não é bem por ai, pois fitas e clientes é um relacionamento N para N, vc não pode colocar um campo dentro da tabela fitas com o nome do cliente... acho que a melhor solução seria criar uma terceira tabela relacionando as duas (acho que é isto)
Blz...,
Marcelo, vc sabe que érro é este [Error] $DENYPACKAGEUNIT ´IWInit´ cannot be put into a package
estou a tarde inteira tentaco arrumar isto para compilar meu pacote e não consigo... brigadão
Blz...,
Marcelo, vc sabe que érro é este [Error] $DENYPACKAGEUNIT ´IWInit´ cannot be put into a package
estou a tarde inteira tentaco arrumar isto para compilar meu pacote e não consigo... brigadão
GOSTEI 0