Eclipse - Ajustando as configurações padrão

Java

09/04/2009

Eh[b]Ajustando as configurações padrão[/b] Descreveremos algumas mudanças úteis na configuração padrão do Eclise existente depois da instalação [b]Estrutura dos diretórios em novos Java Projects[/b] Por padrão, os .java e os .class são gravados diretamente no diretório raiz do projeto. A melhor coisa a se fazer é separar os fontes dos arquivos compilados. Portando faz sentido criar diretórios para os fontes e para os programas. Um projeto pode crescer exigindo a criação de novos diretórios para seus fontes. Você poderá criar módulos ou subprojetos com seus diretórios respectivamente. 1. Escolha 'Window -> Preferences' no menu. 2. Acesse a opção 'Java' e escolha 'New Project'. 3. Marque a opção 'Folders'. 4. Mude os valores sugeridos para o diretório de fontes e de binaries para os nomes que desejar. Quando criar um novo package e/ou classes você precisará indicar os diretórios em que os arquivos ficarão. [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image013.gif[/img] 5. Pressione 'Apply'. 6. E depois 'OK'. [b]Mudando o compilador e o editor para o JDK 1.4.[/b] O compilador Java e o editor do Eclipse, podem ser configurados para trabalharem com versões diferentes de JDK. 1. Vá até 'Window -> Preferences' no menu. 2. Acesse o item 'Java' e escolha o sub-item 'Compiler'. 3. Clique no botão 'JDK Compliance'. 4. Escolha '1.4' na lista 'Compile compliance level'. [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image014.gif[/img] 5. Pressione 'Apply'. 6. E depois 'OK'. [b]Use o JDK no lugar do JRE (ou instale um novo JRE/JDK). [/b] Para ver o código fonte das classes padrões do Java você precisa indicar qual o JDK que contém as classes. (Por padrão o Eclipse usa o JRE, que vem sem os códigos fonte (arquivo src.zip)) Quando utilizar o JDK, você terá acesso a mais informações no help. O assistente de código poderá mostrar os nomes dos métodos e alguma informação fornecida pelo JavaDoc. O único pré-requisito para esta funcionalidade é ter um JDK instalado na máquina e seguir os passos abaixo para realizar a configuração. 1. Vá até 'Window -> Preferences' no menu. 2. Escolha o item 'Java' e o sub-item 'Installed JREs'. 3. Selecione a primeira linha. (Nome: Standard VM). [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image015.gif[/img] 4. Pressione o botão 'Edit' (ou 'Add'). A janela 'Edit JRE' (ou 'Add JRE') deverá aparecer: [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image016.gif[/img] 5. Pressione o botão 'Browse' do campo 'JRE home directory'. 6. Escolha o diretório onde o JDK está instalado na janela que aparecerá. No Windows você terá algo parrcido com C:\j2sdk1.4.2_01. 7. Pressione 'OK' para escolher o diretório. 8. Depois 'OK' na janela 'Edit JRE'. 9. E finalmente 'OK' na janela 'Preferences' para encerrar a configuração. [b]Configurando o CLASSPATH [/b] O CLASSPATH é configurado para a plataforma, isto é, só é necessário configurá-lo uma vez e todo o ambiente terá acesso a essa configuração. 1. Vá até 'Window -> Preferences' no menu. 2. Escolha o item 'Java' e o sub-item 'Classpath Variables'. Esta janela aparecerá: [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image017.gif[/img] 3. Pressione o botão 'New' . A janela 'New Variable Entry' aparecerá: [img]http://www.javafree.com.br/dependencias/flavio/image018.gif[/img] 4. Informe o nome da variável que deseja criar 'Name'. 5. a) Se a variável apontar para um arquivo (zip o jar), clique em 'File'. b) Se a variável apontar para um diretório, clique em 'Folder'. 6. Escolha o diretório ou o arquivo na janeja que abrir. . 7. Pressione 'OK' na janela 'New Variable Entry'. 8. E depois 'OK' em 'Preferences' Dialog. Fonte: http://www.3plus4software.de Traduzido por:
Flávio Bianchi

Flávio Bianchi

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Sarrão

Rodrigo Sarrão

09/04/2009

E ae, blz...Estou tentando configurar o Eclipse com o JBoss, vocë poderia me ajudar fornecendo algum material ou tutorial. Para eu realizar este procedimento...Valeuuuu....Rodrigo...
GOSTEI 0
Flávio Bianchi

Flávio Bianchi

09/04/2009

[quote="rodrigosarrao"]E ae, blz...Estou tentando configurar o Eclipse com o JBoss, vocë poderia me ajudar fornecendo algum material ou tutorial. Para eu realizar este procedimento...Valeuuuu....Rodrigo...
Eclipse com JBoss eu desconheço completamente. :oops: Talvez alguém com essa experiência poderia colaborar, não?
GOSTEI 0
Marcos Pereira

Marcos Pereira

09/04/2009

Oi, vc pode usar o [url=http://www.objectlearn.com/index.jsp]Lomboz[/url] ou o [url=http://www.jboss.org/products/jbosside]JBoss IDE[/url]. valeuz...
GOSTEI 0
Andre Valdestilhas

Andre Valdestilhas

09/04/2009

Dica: se voce seguir os 3 documentos(.pdf) deste link, voce vai trabalhar com o JBOSS + Eclipse sem problemas http://www.jboss.org/products/jbosside Leia-os na seguinte ordem: 1º - Instalation 2º - QuickStart 3º - Tutorial Beleza... Dúvidas, mande ai... :!:
GOSTEI 0
Prog_java

Prog_java

09/04/2009

Alguém pode me dizer como faço pra configurar o Java 3D no Eclipse 3.0, pois escrevo um programa, mas não consigo executá-lo... Sendo que instalei o Java 3d dentro do J2SDK....
GOSTEI 0
Dênio Cruz

Dênio Cruz

09/04/2009

EhBaixei o Eclipse 3.0 e esta dando a seguinte mesagem de erro: An error has occured. See the log file c:\eclipse\configuration\1101554439781.log Uso o SO Windows XP. O que devo fazer.
GOSTEI 0
Dennisrosa

Dennisrosa

09/04/2009

Melancia !! abra uma jane dos e digite
set PATH 
e veja como está as versoes do JAVA, o eclipse 3.0 exige pelo menos que voce tenha a versão 1.4.2 do java. Talvez voce tenha instalado algum programa que mudou o PATH, eu tive esse problema quando eu instalei o Iplanet 6.5 da Sun. Ele usa uma versão antiga do JDK e o eclipse estava pegando essa versão e dandeo esse erro. Abra o arquivo que ele mostra na mensagem de erro e verifique se o erro em questão é de Alguma API de XML. Se for o caso, Para Resolver, basta colocar a versão do JAVA antes no PATH. Espero ter te ajudado :!: Um Abraço Dennis
GOSTEI 0
Dênio Cruz

Dênio Cruz

09/04/2009

Caro Dennis, A mensagem de erro é em um XML "!MESSAGE Error registering XML parser services." Eu não entendi o que você quis dizer em alterar o PATH. Como faz? Obrigado. [quote="dennisrosa"]Melancia !! abra uma jane dos e digite
set PATH 
e veja como está as versoes do JAVA, o eclipse 3.0 exige pelo menos que voce tenha a versão 1.4.2 do java. Talvez voce tenha instalado algum programa que mudou o PATH, eu tive esse problema quando eu instalei o Iplanet 6.5 da Sun. Ele usa uma versão antiga do JDK e o eclipse estava pegando essa versão e dandeo esse erro. Abra o arquivo que ele mostra na mensagem de erro e verifique se o erro em questão é de Alguma API de XML. Se for o caso, Para Resolver, basta colocar a versão do JAVA antes no PATH. Espero ter te ajudado :!: Um Abraço Dennis
GOSTEI 0
Dennisrosa

Dennisrosa

09/04/2009

Tem um lugar que seta as variaveis de Ambiente: Meu Computador -- > Propriedades --> Avancado ---> Variaveis de Ambiente Não sei se é isso mesmo, eu estou usando o linux e não tenho como ver aqui. Tem uma Variavel definida PATH Verifique se existe mais de uma versão de JAVA, te tiver retire e deixe a mais nova. Para surtir efeito as telas de prompt devem ser fechadas. Caso tenha dificuldades, poste o conteudo da variavel PATH. Um Abraço, Dennis
GOSTEI 0
Dênio Cruz

Dênio Cruz

09/04/2009

EhNa verdade na minhas variaveis de ambiente não tem a variavel JAVA so apenas a PATH e o seu valor é o seguinte: PATH:C:\oracle\ora92\bin; C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.3.1\bin;C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.1.8\bin;E:\oracle\ora92\bin; C:\ARQUIV~1\RATIONAL\RATION~1\NUTCROOT\bin; C:\ARQUIV~1\RATIONAL\RATION~1\NUTCROOT\bin\x11; C:\ARQUIV~1\RATIONAL\RATION~1\NUTCROOT\mksnt;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Rational\common; C:\Arquivos de programas\Rational\ClearQuest; C:\Arquivos de programas\Rational\Rose\TopLink\; C:\Arquivos de programas\Rational\Rational Test
GOSTEI 0
Dennisrosa

Dennisrosa

09/04/2009

EhOlha o problema "Oracle" tá instalado ai e ele tem a sua propria versão. E As versões do java são : C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.3.1\bin; --> 13.1 C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.1.8\bin --> 1.1.8 Voce tem que instalar uma versão maior ou igual a 1.4.2, Por esse motivo o eclipse nao inicia. Vc vai ter que redefinir o PATH, removendo as versoes acima e adicionando a nova versao. As aplicações não serão prejudicadas pou essa troca. Um Abraço, Dennis
GOSTEI 0
Dênio Cruz

Dênio Cruz

09/04/2009

EhCaro Dennis, Desculpe eu estar enchendo o seu saco, mas como faço para instalar uma versão nova? Valeu. [quote="dennisrosa"]Olha o problema "Oracle" tá instalado ai e ele tem a sua propria versão. E As versões do java são : C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.3.1\bin; --> 13.1 C:\Arquivos de programas\Oracle\jre\1.1.8\bin --> 1.1.8 Voce tem que instalar uma versão maior ou igual a 1.4.2, Por esse motivo o eclipse nao inicia. Vc vai ter que redefinir o PATH, removendo as versoes acima e adicionando a nova versao. As aplicações não serão prejudicadas pou essa troca. Um Abraço, Dennis
GOSTEI 0
Dennisrosa

Dennisrosa

09/04/2009

Para a versão 5.0 http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp Para a versão 1.4.2 http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html Se voce estiver em um ambiente de produção, recomendo a 1.4.2 caso esteja fazendo testes recomendo a 5.0. Não esta enchendo o saco, acho que aqui quase todo mundo passou por isso. Um ABraço, Dennis
GOSTEI 0
Dênio Cruz

Dênio Cruz

09/04/2009

Caro Dennis, Valeu pela dica o meu Eclipse 3.0 está funcionando. Agora gostaria de saber onde posso baixar uma apostila para configurar o meu Eclipse para funcionar algumas coisas como o comando (import javax.* e outras)
GOSTEI 0
Darlan

Darlan

09/04/2009

Use JDK ao invés de JRE (ou instale um novo JRE/JDK) Para ver o código fonte das classes padrão do Java, precisa ser "avisado" ao Eclipse para usar o JDK correspondente. Por padrão o Eclipse utiliza o JRE, o qual não possui código fonte (o arquivo src.zip). Ao usar o JDK, ajudas adicionais serão oferecidas: Code Assist pode mostrar nomes e retornos dos métodos existentes no JavaDoc e comentários através de um hover help. Pré-requisito: O JDK precisa estar instalado no Sistema Operacional Escolha 'Window -> Preferences' no menu. Expanda o nó 'Java' e escolha 'Installed JREs'. Escolha a primeira linha. (Standard VM).
pessoal, tentei, mas não achei esse arquivo src.zip ou src.jar queria poder ver os fontes e ter os comentarios das classes tenho instalado o eclipse 3.0.1 e j2eesdk-1_4_01-windows nao instalei o jdk somente, creio que fiz isso quando instalei o j2eesdk alguem tem uma idéia??
GOSTEI 0
Igorgoldim

Igorgoldim

09/04/2009

como faço para configurar o tom cat para eclipse.
GOSTEI 0
Jedi_pereira

Jedi_pereira

09/04/2009

olá, o problema eh o seguinte: meu parceiro de grupo me passou o q ele fez da nossa locadora... soh que quando mando rodar como Aplicaçao JAVA, ele nao acha a classe principal do programa... ja tentei importar as pastas como File System, ele me mandou como JAR, importei o ARchive File... ate copiei e colei as pastas no workspace... aparece as classes no eclipse, ate a principal, mas o programa nao a acha para executar... qual eh o problema???
GOSTEI 0
Rage

Rage

09/04/2009

Pessoal, to tendo o mesmo problema que citaram aí em cima: meu eclipse não reconhece ou não encontra as bibliotecas do pacote javax. O que tenho q fazer, indicar para o Eclipse o caminho até o arquivo servlet-api.jar, que está dentro do Tomcat, assim como eu já fiz no classpath??? Se sim, como eu faço isso? obrigadow!
GOSTEI 0
Gladson Reis

Gladson Reis

09/04/2009

Version: 3.2.2 Build id: M20070212-1330 Serve pra qualquer um ? :neutral:
GOSTEI 0
Gladson Reis

Gladson Reis

09/04/2009

as imagens não estão abrindo...
GOSTEI 0
Gladson Reis