EIBClientError do ClientDataSet
Olá! Estou tendo um problema com ClientDataSet. Coloquei em um form um IBDataSet já com as SQLS corretamente setadas, uma IBTransaction na qual o IBDataSet está ligado. A propriedade Database de ambos está correta. No form também há um DataSource (apontando para o IBDataSet), um DBNavigator e um DBEdit. Quando eu faço a edição dessa forma tudo ocorre normalmente, porém estou usando um ClientDataSet para conseguir ordenar os registros da tabela, portanto adicionei no form um DataSetProvider apontando para o IBDataSet e um ClientDataSet apontando para o DataSetProvider. Nesse momento eu aponto o DataSource para o ClientDataSet. Eu consigo dar os posts normalmente, porém na hora de fechar o form eu chamo:
Nessa hora aparece o seguinte erro:
EIBClientError ´SQL Parse Error: Parameter name expected´
e depois aparece:
EIBClientError ´Database not assigned´ [b:210dc712fb]OU[/b:210dc712fb]
EDatabaseError ´Unable to find record. No key specified´
Exatamente como eu escrevi acima. Aparece um erro ou outro. Não sei qual a lógica disso se as condições são sempre as mesmas...
Esse modo é o modo correto de usar o ClientDataSet apenas para ordenar? Se não, o que eu posso fazer?
Valeu pessoal!
ClientDataSet1.ApplyUpdates(-1); ClientDataSet1.Close;
Nessa hora aparece o seguinte erro:
EIBClientError ´SQL Parse Error: Parameter name expected´
e depois aparece:
EIBClientError ´Database not assigned´ [b:210dc712fb]OU[/b:210dc712fb]
EDatabaseError ´Unable to find record. No key specified´
Exatamente como eu escrevi acima. Aparece um erro ou outro. Não sei qual a lógica disso se as condições são sempre as mesmas...
Esse modo é o modo correto de usar o ClientDataSet apenas para ordenar? Se não, o que eu posso fazer?
Valeu pessoal!
Delphi32
Curtidas 0
Respostas
Delphi32
11/05/2004
Ps.: Estava usando o Firebird 1.0.3 (com WinXP Pro) quando fiz esses testes, porém instalei o FB 1.5, o FB 1.0.0 e finalmente voltei para IB 6.0, mas o erro persiste.
Detalhe: outros programas que eu já tinha feito e estavam funcionando pararam de funcionar, apresentando o mesmo erro.
Detalhe: outros programas que eu já tinha feito e estavam funcionando pararam de funcionar, apresentando o mesmo erro.
GOSTEI 0
Delphi32
11/05/2004
Bem, tive alguns avanços na busca da solução desse problema. Abri o projeto em outro PC com XP, onde não foi feita nenhuma atualização no Windows Update e aí não deu mais o erro. O PC onde ocorre o erro tem 36 atualizações do Windows update. Ainda não desinstalei todos os updates pra ver se volta a funcionar, mas o erro só pode estar nisso. Não tem outra explicação.
mas e se um cliente tiver atualizado seu Windows meu programa passa a não funcionar. Existe algum lugar onde se possa baixar atualizações para o ClientDataSet?
valeu!
mas e se um cliente tiver atualizado seu Windows meu programa passa a não funcionar. Existe algum lugar onde se possa baixar atualizações para o ClientDataSet?
valeu!
GOSTEI 0
Delphi32
11/05/2004
Putz... galera, ignorem essas mensagens...
o problema não era Update do Windows... Na verdade o HD desse PC tinha sido formatado e o estagiário esqueceu de instalar a atualização da IBX...
t+!
o problema não era Update do Windows... Na verdade o HD desse PC tinha sido formatado e o estagiário esqueceu de instalar a atualização da IBX...
t+!
GOSTEI 0