Elaboração do diagrama de sequência

03/12/2009

Oi!

Eu vou começar a participar de um novo projeto e nele terei que fazer alguns diagramas UML, como caso de uso, classes e sequência.

Minha dúvida está justamente no de sequência. Atualmente minha experiência em projetos .NET se resume apenas a projetos em 3 camadas (interface, negócio e persistência). Ultimamente venho lendo bastate sobre DDD (sei que ainda preciso comprar o livro para ter um embassamento maior) e achei muito interessante a questão dos repositórios, de você ter uma interface para obter um contrato com a classe de implementação, desta forma, me pareceu ser interessante caso você deseja trocar a forma de persistir os dados (seja em banco ou qualquer outra fonte).
O mesmo vale para os serviços, desta forma, as entidades só sabem o que lhes realmente pertencem.

Porém surgem algumas dúvidas a respeito, por exemplo, quando na camada de aplicação ou na camada de dominio fiz uso da camada de persistência (ou infra), como seria instanciado esse objeto desta camada? Faria uso de fábrica, ou qualquer outra coisa do tipo, ou algo que já ouvi falar sobre injeção de dependência? Realmente não sei.

No diagrama de sequência para o que sei fazer, é colocar o ator, colocar uma classe com esteriótipo boundary para indicar a tela do caso de uso, colocar um objeto da entidade (exemplo Pedido, Carro, Pessoa, ...) e colocar outro objeto indicando a persistência (exemplo PedidoDAL, CarroRepositorio, ...). E os dados passariam de uma camada para outra pelo própria entidade, sendo informado isso nas mensagens de guarda (acho que é assim mesmo que se escreve em português, ex: pedido[]:=getAllPedidos()).

Vocês acham que fazendo uso, está muito fora do que deveria ser o correto para implementação de um projeto OO? Lembrando que, este projeto é pequeno, não tem muitas regras de negócio, e pelo que li no DDD isso precisa ser avaliado para averiguar se vale ou não apena o uso de DDD.

Bem, fico no aguardo! Obrigado pela atenção!
Carlos Nogueira

Carlos Nogueira

Curtidas 0

Respostas

Devmedia

Devmedia

03/12/2009

Carlos,
infelizmente DDD ainda não faz parte do escopo do Suporte DevMedia.
Por isso, o seu chamado será cancelado para não debitar de seus créditos.
GOSTEI 0
Carlos Nogueira

Carlos Nogueira

03/12/2009

Moderador,

Mas a questão que eu fiz não foi se eu elaborei de forma adequada um diagrama de sequência para um projeto em camadas, como citado de exemplo no post anterior?
GOSTEI 0
Luiz Maia

Luiz Maia

03/12/2009

Carlos,   O Diagrama de Seqüência preocupa-se com a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em um determinado processo. Em geral, baseia-se em um Caso de Uso definido pelo diagrama de mesmo nome e apóia-se no Diagrama de Classes para determinar os objetos das classes envolvidas em um processo, bem como os métodos disparados entre os mesmos. Um Diagrama de Seqüência costuma identificar o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e ser concluído por meio do envio de mensagens, que em geral disparam métodos entre os objetos. A Figura abaixo apresenta um exemplo desse diagrama.
GOSTEI 0
Luiz Maia

Luiz Maia

03/12/2009

Carlos, blz?   Sua duvida foi sanada? Podemos concluir o chamado?   Aguardo Att Luiz Maia
GOSTEI 0
Carlos Nogueira

Carlos Nogueira

03/12/2009

Sim, poderia ter concluido sim, eu havia respondido anteriormente ao post ao informar o feedback, você não recebeu por ai?
GOSTEI 0
Luiz Maia

Luiz Maia

03/12/2009

Agora recebi, muito obrigado!   Abraços Att Luiz Maia
GOSTEI 0
POSTAR