em ou px no CSS?

Front-end

01/12/2014

Qual a melhor opção no uso do css, o "em" ou "px"?
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

Curtidas 0

Respostas

Fernando Blomer

Fernando Blomer

01/12/2014

Olá Claudio, o EM é uma unidade de medida tipográfica. O unico problema que vejo em utilizar fonts em EM é que elas são variáveis como a porcentagem, ou seja diferente da utilização de pixels para usar o EM precisamos queimar um pouco de neuronios e usar a matemática para planejar nossas unidades no projeto. Segundo a "Wikipedia" 1em equivale aproximadamente 16 pontos.

A formula para efetuar o calculo seria:

target ÷ context = result

Usando um exemplo que peguei na internet, imagine um título, H1, cujo seu tamanho de texto seja 20px.

h1 {
  font: 20px verdana, arial, tahoma, sans-serif;
}

Então o target (que é o elemento que queremos modificar) é 20px. Nesse caso o BODY é o pai do nosso H1. Logo, valor da font do body é o context (contexto), que como já dissemos tem o valor padrão de 16px. Logo 20 ÷ 16 = 1.25.

h1 {
  font: 1.25em verdana, arial, tahoma, sans-serif;
}

Segue alguns links sobre o assunto:

w3
Tableless
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

Sempre tem que fazer essa operação matematica? afinal, é bom ou não é ou é melhor o px por não ter complicação?
GOSTEI 0
Fernando Blomer

Fernando Blomer

01/12/2014

Cara assim, eu sempre utilizo px e na minha opinião é mais fácil de utilizar e entender.
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

É a melhor opção tambem?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

01/12/2014

A vantagem do "em" em relação ao "px" é a proporcionalidade que ele mantém, em outras palavras, se você precisa de um layout melhor estruturado use o "em" apesar do trabalho ser maior, mas as vantagens nas alterações futuras são melhores. Leia um pouco sobre: http://tableless.com.br/unidade-pixels-em-rem/
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

ok Ronaldo, vou lê-lo, obrigado.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

01/12/2014

Mais informações...

[url]http://blog.caelum.com.br/porque-usar-em-no-seu-css-hoje-em-dia/[/url]
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

Obrigado!
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

01/12/2014

É mais simples o px e sem duvida o mais utilizado.
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

Deixarei para usar ele depois que souber bem, com as poucas leituras e conhecimento não da para enfrentar. valeu pessoal.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

01/12/2014

Deixarei para usar ele depois que souber bem, com as poucas leituras e conhecimento não da para enfrentar. valeu pessoal.

É por ai mesmo, no início faça de forma simplificada e na qual você se sentir mais seguro.
Com o tempo, com o acúmulo de conhecimentos você vai agregando complexidade.

O "em" é fundamental para e layout´s Líquido e responsivos.
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

Ainda tenho que ainda assimilar mais um pouco responsividade, mas irei fazer dessa forma mesmo, aprendendo mais da forma mais simples e assim evoluindo aos poucos.
GOSTEI 0
Bruno Santos

Bruno Santos

01/12/2014

Acredito que a diferença entre em e px é na responsividade. Se você quer um projeto responsivo, não tem como fugir do uso de em, já se seu projeto é um site apenas para determinada plataforma, acho que vale poupar tempo usando px ou %.
GOSTEI 0
Claudio Aguiar

Claudio Aguiar

01/12/2014

Faz sentido, mas não tenho certeza.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

01/12/2014

Acredito que a diferença entre em e px é na responsividade. Se você quer um projeto responsivo, não tem como fugir do uso de em, já se seu projeto é um site apenas para determinada plataforma, acho que vale poupar tempo usando px ou %.

Pelo que li aqui no post e algumas coisas a fora(internet) é mais complicado esse 'em', tambem acho que possa ser isso, mas não li nada a respeito.
GOSTEI 0
POSTAR