enviar um e-mail com um pedido e receber a resposta
Preciso de ajuda nessa parte, preciso mais da teoria do que da prática.
Minha situação é a seguinte: preciso que meu sistema envie um e-mail para um fornecedor fazendo um pedido. Esse e-mail é na verdade um form em html contendo um text pro fornecedor responder no próprio email, quando ele clicar no submit, pode acontecer 3 coisas:
1) programa em delphi lê a resposta do e-mail e grava esse valor no banco de dados
2) o e-mail preenche diretamente o banco de dados do cliente ou um outro banco na web através de CGI ou PHP e depois o sistema é atualizado, copiando os dados desse banco na web.
3) O e-mail abre um link pra uma página em PHP já preenchendo os valores dos campos, e essa página se encarrega de gravar essa cotação no banco de dados, que pode ser o do próprio sistema ou um segundo, de onde ele copiaria depois.
Qual a melhor maneira de se fazer isso? qual é a moda entre os programadores?
Grato!
Minha situação é a seguinte: preciso que meu sistema envie um e-mail para um fornecedor fazendo um pedido. Esse e-mail é na verdade um form em html contendo um text pro fornecedor responder no próprio email, quando ele clicar no submit, pode acontecer 3 coisas:
1) programa em delphi lê a resposta do e-mail e grava esse valor no banco de dados
2) o e-mail preenche diretamente o banco de dados do cliente ou um outro banco na web através de CGI ou PHP e depois o sistema é atualizado, copiando os dados desse banco na web.
3) O e-mail abre um link pra uma página em PHP já preenchendo os valores dos campos, e essa página se encarrega de gravar essa cotação no banco de dados, que pode ser o do próprio sistema ou um segundo, de onde ele copiaria depois.
Qual a melhor maneira de se fazer isso? qual é a moda entre os programadores?
Grato!
Vitor Rubio
Curtidas 0
Respostas
Massuda
02/08/2006
Eu prefiro mandar o link para um form que a pessoa preenche; no link você poderia incluir mais alguma informação de modo que desse para o site criar um form com os dados mais apropriados. Essa idéia é parecida com daqueles sites onde você se inscreve e o site manda um email para confirmação.
Se você optar por mandar um email com um form embutido, acredito que isso não funcionaria em ambientes com nível de segurança alto.
Se você optar por mandar um email com um form embutido, acredito que isso não funcionaria em ambientes com nível de segurança alto.
GOSTEI 0
Vitor Rubio
02/08/2006
Seria essa a melhor maneira de integrar os meus pedidos de orçamentos/cotações com o sistema de meus fornecedores sem ter que disponibilizar parte do meu sistema ou banco de dados pra eles?
GOSTEI 0
Massuda
02/08/2006
Não sei dizer, mas me parece ser uma alternativa menos sujeita a problemas.
Problemas que vejo nas alternativas que você propos...
Problemas que vejo nas alternativas que você propos...
Dificilmente você terá muito sucesso em tentar analisar um email de resposta; provavelmente as pessoas vão escrever usando HTML ou irão anexar documentos Word, planilhas Excel, PDFs, etc. Definitivamente não é algo para fazer num fim de semana.2) o e-mail preenche diretamente o banco de dados do cliente ou um outro banco na web através de CGI ou PHP e depois o sistema é atualizado, copiando os dados desse banco na web.
Por questões de segurança, acho difícil que o programa de email consiga fazer isso.3) O e-mail abre um link pra uma página em PHP já preenchendo os valores dos campos, e essa página se encarrega de gravar essa cotação no banco de dados, que pode ser o do próprio sistema ou um segundo, de onde ele copiaria depois.
Essa solução é a que acho melhor, mas eu não colocaria todos os dados no email... o link poderia ser algo do tipo seusite/seuphp?token=2194812545894859083140958 onde o token é um código que identifica o destinatário e tudo mais que for preciso; seu sistema do site precisa criar um form conforme esse token.GOSTEI 0
Vitor Rubio
02/08/2006
Valeu Massuda, vou continuar pesquisando, pois acho que além desses 3 jeitos que eu propus, deve ter mais alguns.
No entanto, se eu mando um e-mail, atraves do meu programa, pro meu fornecedor, tem como, quando ele clicar no link que abre a página em php, algumas variáveis da página já sairem preenchidas, sem o conhecimento do fornecedor? por exemplo o código do pedido gerado pelo delphi no e-mail e o código do fornecedor de onde meu programa em delphi pegou o e-mail. Acho que isso seria suficiente pra gravar a resposta do fornecedor numa tabela detalhe, tipo Orcamentos_fornecedor.
valew!
No entanto, se eu mando um e-mail, atraves do meu programa, pro meu fornecedor, tem como, quando ele clicar no link que abre a página em php, algumas variáveis da página já sairem preenchidas, sem o conhecimento do fornecedor? por exemplo o código do pedido gerado pelo delphi no e-mail e o código do fornecedor de onde meu programa em delphi pegou o e-mail. Acho que isso seria suficiente pra gravar a resposta do fornecedor numa tabela detalhe, tipo Orcamentos_fornecedor.
valew!
GOSTEI 0
Nigro
02/08/2006
Uma sugestão
E se você mandar os valores a serem preenchidos no banco de dados através da URL, pode ser criptografada mesmo...
E se você mandar os valores a serem preenchidos no banco de dados através da URL, pode ser criptografada mesmo...
GOSTEI 0
Vitor Rubio
02/08/2006
quero fazer um sisteminha de compras/pedidos semelhante ao que é feito no sistema microsiga:
quero que minha aplicação em delphi mande um e-mail para o fornecedor onde o corpo do e-mail é um formulario em html puro.
Quando o fornecedor preencher esse formulario e responder/enviar, os dados não vão para nenhuma página PHP ou CGI, em vez disso, a propria aplicação em delphi recebe o e-mail, lê e valida/obtem os valores dos campos do formulario html.
Como é possível eu fazer isso?
quero que minha aplicação em delphi mande um e-mail para o fornecedor onde o corpo do e-mail é um formulario em html puro.
Quando o fornecedor preencher esse formulario e responder/enviar, os dados não vão para nenhuma página PHP ou CGI, em vez disso, a propria aplicação em delphi recebe o e-mail, lê e valida/obtem os valores dos campos do formulario html.
Como é possível eu fazer isso?
GOSTEI 0
Massuda
02/08/2006
[quote:c7b77c0f46=´vitor^_^´]aff, postei a pergunta na janela errada. por favor desconsiderem.
...
desculpe a gafe... o post acima era pra ir em outro tópico.[/quote:c7b77c0f46]REmovi o post feito por engano.
...
desculpe a gafe... o post acima era pra ir em outro tópico.[/quote:c7b77c0f46]REmovi o post feito por engano.
GOSTEI 0
Gratao
02/08/2006
O meu seria mandar um email com os dados pessoais no corpo do email, de forma que a pessoa iria preencher e me mandaria de volta esses dados.
Eu pensei em fazer da seguinte forma :
- Mando um formulario no corpo do email
- A pessoa preenche
- Quando ela clicar no botão para Enviar que estaria no email, abaixo
do formulario.
- Iria gerar um arquivo texto, depois me enviaria
um email de volta com esse arquivo texto em anexo.
- Eu receberia o email e salvaria ele em C:\Pedidos por exemplo.
- Depois faria uma aplicação em delphi que iria ler esses arquivo
de texto e iria inserir no meu banco de dados.
Espero ter ajudo, mas se algum tiver outra ideia melhor,
seja bem vinda, pois ainda não tenho certeza como vou fazer.
Eu pensei em fazer da seguinte forma :
- Mando um formulario no corpo do email
- A pessoa preenche
- Quando ela clicar no botão para Enviar que estaria no email, abaixo
do formulario.
- Iria gerar um arquivo texto, depois me enviaria
um email de volta com esse arquivo texto em anexo.
- Eu receberia o email e salvaria ele em C:\Pedidos por exemplo.
- Depois faria uma aplicação em delphi que iria ler esses arquivo
de texto e iria inserir no meu banco de dados.
Espero ter ajudo, mas se algum tiver outra ideia melhor,
seja bem vinda, pois ainda não tenho certeza como vou fazer.
GOSTEI 0