enviar um e-mail com um pedido e receber a resposta

Delphi

02/08/2006

Preciso de ajuda nessa parte, preciso mais da teoria do que da prática.
Minha situação é a seguinte: preciso que meu sistema envie um e-mail para um fornecedor fazendo um pedido. Esse e-mail é na verdade um form em html contendo um text pro fornecedor responder no próprio email, quando ele clicar no submit, pode acontecer 3 coisas:
1) programa em delphi lê a resposta do e-mail e grava esse valor no banco de dados
2) o e-mail preenche diretamente o banco de dados do cliente ou um outro banco na web através de CGI ou PHP e depois o sistema é atualizado, copiando os dados desse banco na web.
3) O e-mail abre um link pra uma página em PHP já preenchendo os valores dos campos, e essa página se encarrega de gravar essa cotação no banco de dados, que pode ser o do próprio sistema ou um segundo, de onde ele copiaria depois.

Qual a melhor maneira de se fazer isso? qual é a moda entre os programadores?

Grato!

Vitor Rubio

Vitor Rubio

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

02/08/2006

Eu prefiro mandar o link para um form que a pessoa preenche; no link você poderia incluir mais alguma informação de modo que desse para o site criar um form com os dados mais apropriados. Essa idéia é parecida com daqueles sites onde você se inscreve e o site manda um email para confirmação.

Se você optar por mandar um email com um form embutido, acredito que isso não funcionaria em ambientes com nível de segurança alto.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

02/08/2006

Seria essa a melhor maneira de integrar os meus pedidos de orçamentos/cotações com o sistema de meus fornecedores sem ter que disponibilizar parte do meu sistema ou banco de dados pra eles?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

02/08/2006

Não sei dizer, mas me parece ser uma alternativa menos sujeita a problemas.

Problemas que vejo nas alternativas que você propos...

1) programa em delphi lê a resposta do e-mail e grava esse valor no banco de dados
Dificilmente você terá muito sucesso em tentar analisar um email de resposta; provavelmente as pessoas vão escrever usando HTML ou irão anexar documentos Word, planilhas Excel, PDFs, etc. Definitivamente não é algo para fazer num fim de semana.

2) o e-mail preenche diretamente o banco de dados do cliente ou um outro banco na web através de CGI ou PHP e depois o sistema é atualizado, copiando os dados desse banco na web.
Por questões de segurança, acho difícil que o programa de email consiga fazer isso.

3) O e-mail abre um link pra uma página em PHP já preenchendo os valores dos campos, e essa página se encarrega de gravar essa cotação no banco de dados, que pode ser o do próprio sistema ou um segundo, de onde ele copiaria depois.
Essa solução é a que acho melhor, mas eu não colocaria todos os dados no email... o link poderia ser algo do tipo seusite/seuphp?token=2194812545894859083140958 onde o token é um código que identifica o destinatário e tudo mais que for preciso; seu sistema do site precisa criar um form conforme esse token.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

02/08/2006

Valeu Massuda, vou continuar pesquisando, pois acho que além desses 3 jeitos que eu propus, deve ter mais alguns.

No entanto, se eu mando um e-mail, atraves do meu programa, pro meu fornecedor, tem como, quando ele clicar no link que abre a página em php, algumas variáveis da página já sairem preenchidas, sem o conhecimento do fornecedor? por exemplo o código do pedido gerado pelo delphi no e-mail e o código do fornecedor de onde meu programa em delphi pegou o e-mail. Acho que isso seria suficiente pra gravar a resposta do fornecedor numa tabela detalhe, tipo Orcamentos_fornecedor.

valew!

GOSTEI 0
Nigro

Nigro

02/08/2006

Uma sugestão
E se você mandar os valores a serem preenchidos no banco de dados através da URL, pode ser criptografada mesmo...

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

02/08/2006

quero fazer um sisteminha de compras/pedidos semelhante ao que é feito no sistema microsiga:

quero que minha aplicação em delphi mande um e-mail para o fornecedor onde o corpo do e-mail é um formulario em html puro.
Quando o fornecedor preencher esse formulario e responder/enviar, os dados não vão para nenhuma página PHP ou CGI, em vez disso, a propria aplicação em delphi recebe o e-mail, lê e valida/obtem os valores dos campos do formulario html.

Como é possível eu fazer isso?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

02/08/2006

[quote:c7b77c0f46=´vitor^_^´]aff, postei a pergunta na janela errada. por favor desconsiderem.
...
desculpe a gafe... o post acima era pra ir em outro tópico.[/quote:c7b77c0f46]REmovi o post feito por engano.

GOSTEI 0
Gratao

Gratao

02/08/2006

O meu seria mandar um email com os dados pessoais no corpo do email, de forma que a pessoa iria preencher e me mandaria de volta esses dados.

Eu pensei em fazer da seguinte forma :
- Mando um formulario no corpo do email
- A pessoa preenche
- Quando ela clicar no botão para Enviar que estaria no email, abaixo
do formulario.
- Iria gerar um arquivo texto, depois me enviaria
um email de volta com esse arquivo texto em anexo.
- Eu receberia o email e salvaria ele em C:\Pedidos por exemplo.
- Depois faria uma aplicação em delphi que iria ler esses arquivo
de texto e iria inserir no meu banco de dados.

Espero ter ajudo, mas se algum tiver outra ideia melhor,
seja bem vinda, pois ainda não tenho certeza como vou fazer.

GOSTEI 0
POSTAR