Envio de arquivo quot;travadoquot;

Delphi

22/10/2007

Tenho um sistema de laboratório, onde os resultados dos exames são impressos usando Printer.TextOut(c,l,t), porém o cliente agora está querendo enviar estes resultados por email para alguns clientes.
Já li diversos tópicos aqui no fórum, mas nenhum serve aos meus propósitos.

O que preciso:
1) criar um arquivo de maneira que o cliente não possa nem editar nem copiar (para evitar alteração de resultado de exame), mas possa imprimir
2) enviar uma coleção de arquivos por email para um determinado cliente

O que não quero:
1) não quero utilizar nada de terceiros.
2) não quero utilizar nenhum gerador de impressão, QR, Rave, etc.

O arquivo impresso possui alteração de fonte, tamanho da fonte e negrito, possui número de colunas variáveis, que vão de 1 a 3 colunas em um mesmo exame, as quais não estão em posição fixa, são 100¬ configuráveis pelo cliente, portanto transformar em tabela não resolve, uma vez que não sei onde tem 1, 2 ou 3 colunas, e a posição das colunas varia

Ex:

......................................... LABORATÓRIO
...........................Rua X, n° 10 - Centro - Cidade - Cep

Convênio:........................................................ Data:
Cliente:............................................................Sexo:
Idade:............................................................. N° Exame:

.......................................[b:2b040a8232]HEMOGRAMA[/b:2b040a8232]

[b:2b040a8232]ERITOGRAMA[/b:2b040a8232]

Hemácias............Valor encontrado......Valor Padrão
Hemoglobina.......Valor encontrado......Valor Padrão
etc.

[b:2b040a8232]LEUCOGRAMA[/b:2b040a8232]

................................RELATIVO ¬......ABSOLUTO /µL.........PADRÃO
Leucócitos..................Valor lido..........Valor calculado......Valor padrão
Mielócitos...................Valor lido..........Valor calculado......Valor padrão
etc.

Obs: diversas linhas

.............................. _____________________
.................................Nome do Responsável

Edilcimar

Edilcimar

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

22/10/2007

O problema é...
criar um arquivo de maneira que o cliente não possa nem editar nem copiar (para evitar alteração de resultado de exame), mas possa imprimir
geralmente tem se optado por gerar o documento em formato PDF nesse caso (a maioria do usuários não tem como editar e é - pelo que sei - possível gerar um PDF protegido por senha), mas isso não parece se encaixar no seu caso. Praticamente todos os formatos para envio dessa informação permitem, com maior ou menor grau de dificuldade, alterar essa informação.

Se isso for realmente uma preocupação do seu cliente, talvez seja o caso de permitir validar o documento. Aqui em SP tem uma Nota Fiscal Eletronica de Servicos que você pode enviar às pessoas via email (geralmente PDF) mas que pode ser verificada através de consulta online no site da prefeitura. Assim, se aparecer algum PDF alterado, no site da prefeitura sempre tem uma versão confiável.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

Massuda, um pdf não editável e não copiável (isto é possível em pdf com senha) serve, porém como fazer isto utilizando somente o delphi, sem nada de terceiros e sem gerenciadores de impressão? O adobe acrobat professional permite isto, mas não o quero utilizar, o que quero é que no simples clique de um botão este arquivo seja gerado da mesma forma com que imprimo, sem qualquer interferência do cliente, a não ser depois, ao escolher quais arquivos serão enviados e para quem!

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

22/10/2007

...como fazer isto utilizando somente o delphi, sem nada de terceiros e sem gerenciadores de impressão?
Assim não tem outra opção senão você escrever seu próprio gerador de PDF. O padrão PDF é aberto e a especificação você encontra nesta página da Adobe...

:arrow: http://www.adobe.com/devnet/pdf/pdf_reference.html

...Boa sorte!

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

vou ver, qualquer coisa volto a comunicar

GOSTEI 0
Aasn

Aasn

22/10/2007

Olé Edilcimar,

Também trabalho com software para laboratórios, e tive esse mesmo problema. A solução que encontrei foi transformar o laudo em pdf. Nem o próprio Adobe Write conseguiu abrir para alterar.

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

AASN, qual foi o método que você utilizou para transformar em PDF, foi o Adobe ou usou outro artifício?

GOSTEI 0
Aasn

Aasn

22/10/2007

Olá,

utilizei um componente de terceiro, mas como tenho os fontes, não vejo problema nisso.

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

Há alguma maneira de fornecer este componente, ou pelo menos a informação de como criar o mesmo para que eu o possa utilizar?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

22/10/2007

Aos interessados, o AASN me informou que o componente em questão é o TNPDF, que pode ser encontrado :arrow: [url=http://www.torry.net/quicksearchd.php?String=TNPDF&Title=No]nesta página do Torry´s Delphi Pages[/url]

[size=7:1884ce149b]Atualizado em 25/10/2007 11:17[/size:1884ce149b]

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

grato, baixei, vou testar

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

22/10/2007

Baixei o componente, testei no D7 e não funcionou, dá erro

GOSTEI 0