erro ao compartilhar conexão

Delphi

28/04/2005

estou tentando conecatar um banco de dados firebird entre duas maquinas em um esquema bem siples cliente/servidor consigo conectar separadamente, mas quando tento acessar ao mesmo tempo dar erro a aplicação que acessa por último é informada que o arquivo dados esta em uso por outro processo

estou usando firebird + SqlConnection + clientdataset
antes que me perguntem estou conectando na rede usando o ip do servidor
ex.: 192.168.0.1:\c\app\dados\banco.gdb

só para reforçar consigo conectar sem problema mas quando tento usar as duas maquinas ao mesmo tempo o banco de dados ficar como se estivesse em modo excluisvo

Neosun

Neosun

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

28/04/2005

Colega,

Na máquina que está servindo (onde o FB Server está instalado), vc deve utilizar também uma string via TCP/IP, podendo utilizar o próprio IP da máquina, o IP 127.0.0.1 ou ´localhost´.

Ex:

No servidor:
localhost:c:\app\dados\banco.gdb ou
127.0.1.1:c:\app\dados\banco.gdb ou
192.168.0.1:c:\app\dados\banco.gdb

Na estação:

O erro pode estar sendo originado do uso do protocolo local na maquina servidora, ou seja, sem IP ou nome na string de conexão, apenas o caminho do banco.

PS: Provavelmente foi um erro de digitação, mas a string de conexão informada não está correta.

T+

GOSTEI 0
Godzilla_xf

Godzilla_xf

28/04/2005

Olá, não sei se isso ajuda mas de uma olhada.

[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=54967&highlight=godzillaxf&sid=2ac599102908b1172d6661e6d290736c[/url]

GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

28/04/2005

não sei se eu estou certo, mas me parece que está sendo usado um nome de compartilhamento no caminho do banco de dados. nomes de compartilhamento não devem ser utilizados. deve ser utilizado o caminho físico para o banco (mesmo que a pasta não esteja compartilhada).

então seria como o Vina disse. se o banco está no servidor 192.168.0.1 e o caminho no servidor é c:\app\dados\banco.gdb (físico), então a string de conexão, nas estações, deverá ser:

GOSTEI 0
POSTAR