Erro ao Iniciar aplicação (Runtime error 216....)
Galera,
Uso Delphi 7 e Firebird 2.1.
Tenho um cliente que tem 7 maquinas, mais o servidor. Em 2 destas maquinas esta dando o seguinte erro, quando tenta entrar na aplicação:
“ Runtime Error 216 at 00404296 “
Pelo que estou vendo, a aplicação não chega a tentar conectar ao banco de dados, pois modifiquei o endereço do BD no servidor e ele continuo com o mesmo erro, ou seja, nem deu bola.
Todas as Máquinas com XP Prof e Serv Pack 2. Tem um das maquinas que é o vista, mas funciona normal.
O mais interessante é que nas outras maquinas funciona normalmente.
Tentativas de solução:
1) Mudei o endereço do BD.
2) Substitui o Midas.dll para ver se estava corrompida.
3) Formato da Data da Maquina. (partindo para ignorância já).
4) Nenhuma das alternativas deu certo... continua o erro.
Fico no aguardo de ajuda de vocês.
Alexandre Paes
Alexandre Paes
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
30/04/2010
Que tipo de processo você executa ao iniciar o aplicativo?
GOSTEI 0
Alexandre Paes
30/04/2010
No evento onshow do form, chamo a tela de senha e mudo um label da tela principal, dependendo do usuario que logar no sistema.
GOSTEI 0
Marcello Assumpção
30/04/2010
Alexandre, você já conseguiu resolver este problema?
Estou perguntando porque estou com um problema similar e já descobri algumas pistas mas ainda não descobri o motivo do erro.
1º) Só acontece em algumas máquinas.
2º) No meu caso, não é o banco de dados (uso firebird 2.1). Já eliminei essa possibilidade.
3º) Em muitas tentativas de executar o programa, a maioria dá o erro mas algumas vezes o programa funciona.
4º) Isolei os formulários e sei que alguns desses formulários é que provocam o problema. Se eu tirar todos os componentes deste formulário o erro desaparece. O que me faz acreditar que é um componente que está provocando o problema.
5º) O que eu mais estranho é que esses formulários são criados quando chamados, mas quando presentes geram o erro antes mesmo do splash da aplicação. Mesmo que seja colocado um showmessage na primeira linha do dpr, ainda assim o erro acontece e pára a execução do programa, antes de surgir o showmessage. Quando tiro o formulário, tudo funciona bem, até o showmessage aparece primeiro.
Estou perguntando porque estou com um problema similar e já descobri algumas pistas mas ainda não descobri o motivo do erro.
1º) Só acontece em algumas máquinas.
2º) No meu caso, não é o banco de dados (uso firebird 2.1). Já eliminei essa possibilidade.
3º) Em muitas tentativas de executar o programa, a maioria dá o erro mas algumas vezes o programa funciona.
4º) Isolei os formulários e sei que alguns desses formulários é que provocam o problema. Se eu tirar todos os componentes deste formulário o erro desaparece. O que me faz acreditar que é um componente que está provocando o problema.
5º) O que eu mais estranho é que esses formulários são criados quando chamados, mas quando presentes geram o erro antes mesmo do splash da aplicação. Mesmo que seja colocado um showmessage na primeira linha do dpr, ainda assim o erro acontece e pára a execução do programa, antes de surgir o showmessage. Quando tiro o formulário, tudo funciona bem, até o showmessage aparece primeiro.
GOSTEI 0
Hermes Silva
30/04/2010
Deixe o SQLConnection1 como False...
Zilon de Quadros.
GOSTEI 0
Eriley Barbosa
30/04/2010
Tenho comigo o seguinte se a aplicação funciona em uma maquina tem que funcionar em todas, desde o windows 98 que venho fazendo minhas aplicações funcionarem em todas as máquinas com os mais diversos sistemas operacionais, pelo seu relato a aplicação funciona em algumas máquinas e em outras não, hoje em dia existem alguns tipos de virus que fecham todas as portas da rede e impedem alguns aplicativos de executarem porque fazem uso da rede, que deve ser o caso do seu aplicativo, veja o link abaixo e veja se te ajuda:
http://support.microsoft.com/kb/259279/pt
GOSTEI 0
Leonardo Xavier
30/04/2010
Concordo com o Eriley, Você ja eliminou as hipóteses de ser algum controle activeX, algumas veses pode ser até mesmo um framework desatualizado, pois quando utilizamos algum componentes de almugas bibliotecas como os VCL, temos que ter cuidados quanto a estas questões de frameworks, e ver se estão devidamente atualizados.
GOSTEI 0