Erro ao inserir usando a query?
Ola amigos, estou com uma duvida quanto ao query
Eh o seguinte: Quero incluir um novo segurado no db, mais nao esta incluindo, aparece uma mensagem assi: QUERY1: CANNOT MODIFY A READ-ONLY DATASET. Me parece ser uma tabela somente de leitura, mais no botao coloquei como Append, para incluir em branco.
Na propriedade do query1/request live coloquei como true para inserir e na propriedade do query1/cachedupdade deixei como false para nao indexar arquivos, mais nao esta inserrindo aparece o erre acima citado.
na SQL da query1 coloquei somente esse comando SELECT * FROM DECLARA
Nao inclui mais nada nem o ORDER BY, para nao afetar na inclusao de um novo segurado, tambem minha tabela nao possui chave primaria no KEY.
Uso DELPHI 5 E TABELA PARADOX.
O comando que criei eh esse:
procedure Tfcadseg.suiButton5Click(Sender: TObject);
var
proxnum: integer;
begin
if application.messagebox(´Deseja incluir um novo cadastro?´,´Aviso´,36)=idYes
then
begin
query1.Last;
ProxNum:= query1.fieldbyName(´codigo´).AsInteger +1;
query1.Append;
query1.FieldByName(´codigo´).AsInteger :=ProxNum;
fcadseg2.DBEDIT1.SETFOCUS;
fcadseg2.TabSheet1.Show;
end else
query1.close;
end;
Alguem pode me dar uma dica pq nao esta funcionando?
Obrigado a todos e,
Agradeço a Atençao!
Eh o seguinte: Quero incluir um novo segurado no db, mais nao esta incluindo, aparece uma mensagem assi: QUERY1: CANNOT MODIFY A READ-ONLY DATASET. Me parece ser uma tabela somente de leitura, mais no botao coloquei como Append, para incluir em branco.
Na propriedade do query1/request live coloquei como true para inserir e na propriedade do query1/cachedupdade deixei como false para nao indexar arquivos, mais nao esta inserrindo aparece o erre acima citado.
na SQL da query1 coloquei somente esse comando SELECT * FROM DECLARA
Nao inclui mais nada nem o ORDER BY, para nao afetar na inclusao de um novo segurado, tambem minha tabela nao possui chave primaria no KEY.
Uso DELPHI 5 E TABELA PARADOX.
O comando que criei eh esse:
procedure Tfcadseg.suiButton5Click(Sender: TObject);
var
proxnum: integer;
begin
if application.messagebox(´Deseja incluir um novo cadastro?´,´Aviso´,36)=idYes
then
begin
query1.Last;
ProxNum:= query1.fieldbyName(´codigo´).AsInteger +1;
query1.Append;
query1.FieldByName(´codigo´).AsInteger :=ProxNum;
fcadseg2.DBEDIT1.SETFOCUS;
fcadseg2.TabSheet1.Show;
end else
query1.close;
end;
Alguem pode me dar uma dica pq nao esta funcionando?
Obrigado a todos e,
Agradeço a Atençao!
Adriano_servitec
Curtidas 0
Respostas
Adriano_servitec
30/05/2005
Ola amigos, coloquei um table no aplicativo e mudei o campo query1.append, para table1.append ai funcionou esta inserindo um cliente novo, a duvida porem esta sobre a query, pq nao consegui incluir um novo cliente com a query e com o table consegui, sendo que so troquei o query por um table?
Alguem sabe o que acontece, me parece que com a query esta somente como leitura, nao posso modificar nada mesmo usando query1.edit, nao faz nada eh como se tivesse bloqueada para qualquer mudança.
Obrigado pela atençao!
Adriano.
Alguem sabe o que acontece, me parece que com a query esta somente como leitura, nao posso modificar nada mesmo usando query1.edit, nao faz nada eh como se tivesse bloqueada para qualquer mudança.
Obrigado pela atençao!
Adriano.
GOSTEI 0
Silviogs
30/05/2005
Olá amigo
me parece que vc está usando o BDE para trabalhar com suas tabelas paradox, já tentou usar Firebird, Interbase ou PostgreSQL (no caso são banco de dados free) ao invés de trabalhar com o gerenciador de arquivos Piradox. Eu uso PostgreSQL com ZeosLib não tenho problemas na manipulação de minhas bases de dados. Pense nisso!!!.
Atenciosamente
Silvio Guedes
me parece que vc está usando o BDE para trabalhar com suas tabelas paradox, já tentou usar Firebird, Interbase ou PostgreSQL (no caso são banco de dados free) ao invés de trabalhar com o gerenciador de arquivos Piradox. Eu uso PostgreSQL com ZeosLib não tenho problemas na manipulação de minhas bases de dados. Pense nisso!!!.
Atenciosamente
Silvio Guedes
GOSTEI 0
Adriano_servitec
30/05/2005
Eh amigo Silvio, sua ideia bastante me interessa, mais por enquanto nao sei nada sobre Firebird, Interbase ou PostgreSQL, MYSQL e outros, nao sei nem como criar uma tabela com nenhum deles. Mais valeu pela dica.
Sei que o Query serve para consulta, mais da para incluir tambem, o problema esta como faço isso? Ja fiz no mesmo aplicativo inclusao com a query sem problemas algum, mais nesse que acabei de criar esta com problemas devo colocar UpdateSql, mais nao sei como
Valeu amigo pela dica
Obrigado!
Sei que o Query serve para consulta, mais da para incluir tambem, o problema esta como faço isso? Ja fiz no mesmo aplicativo inclusao com a query sem problemas algum, mais nesse que acabei de criar esta com problemas devo colocar UpdateSql, mais nao sei como
Valeu amigo pela dica
Obrigado!
GOSTEI 0