erro com foreign key
boa tarde amigos estou com um problema de relacionamento de tabelas eu criei uma foreign key na tabela FINANCEIRO da tabela CLIENTE ate ai tudo bem, mas tem registros q eu terei q deixar esses campo em branco as vezes por nao ter cliente na transacao ai vem minha pergunta>>>>> existe alguma forma de fazer o foreign key deixar o registro ser inserido mesmo se tiver o campo em branco, e so autenticar se existe relacionamento e mesmo q nao tiver deixar ou ao nesse sentido..
agradeco pela ajuda...
agradeco pela ajuda...
Eltontlms
Curtidas 0
Respostas
Thomaz_prg
19/07/2008
Basta deixar o campo como Null, ou seja, sem preencher.
GOSTEI 0
Pestana_
19/07/2008
create table usuario( id_user integer not null, id_userAdm integer, login varchar(15) not null, senha varchar(50) not null, constraint pk_usuario primary key(id_user), constraint fk_usuario_adm foreign key(id_userAdm) references usuario(id_user));
observe este exemplo, esta tabela tem um auto-relacionamento por causa do campo [b:cae4ec2dd1]id_userAdm[/b:cae4ec2dd1] que se relaciona
com a propria chave primaria da tabela, mas porem não é necessariamente obrigatório o relacionamento.
o campo id_userAdm indica quem é o supervisor do usuário, mas não necessariamento todos os usuários tem um supervisor, por isso que não defini como sendo [b:cae4ec2dd1]not null[/b:cae4ec2dd1] o campo [b:cae4ec2dd1]id_userAdm[/b:cae4ec2dd1]!
fiz este exemplo, espero ter entendido!
flw.
GOSTEI 0