Erro na execução de arquivo JAR

Java

25/10/2013

Oi pessoal, estou com um problema e não consigo resolver. Tenho um projeto java criado no netbeans, onde o mesmo funciona perfeitamente. O problema ocorre na execução após a criação do JAR.

O projeto é um jogo da forca, onde os dados dos jogadores são guardados em um arquivo de texto(opção minha) armazenado em um pacote dentro do projeto, quando executo o JogoDaForca.jar, é carregado uma tela, que é a classe principal definida no manifesto, até aqui tudo ok. Acontece que nesta tela, é feita a validação do usuário e senha, o que no netbeans ocorre normalmente, ou seja, o programa faz a leitura dos dados no arquivo de texto, autorizando ou não o acesso ao jogo.

Após criado o JAR, a impressão que tenho é que a classe principal perde a referencia com este arquivo de texto. Se eu colocar uma cópia da pasta src dentro da pasta dist, o programa funciona perfeitamente, mas como dentro do jar já foram importadas as pastas que contem os códigos, imagens, dados dos usuarios, etc, gostaria que a JVM usasse elas para o funcionamento do jogo.

Uso a IDE Netbeans 7.3.1 devidamente atualizada. A versão do JDK também sempre atualizada.

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço muito.
Alexandre

Alexandre

Curtidas 0

Respostas

Rafael Albuquerque

Rafael Albuquerque

25/10/2013

Blz Alexandre?

Então, não sei se vou conseguir ajudar, porque a IDE que utilizo é o Eclipse, sendo assim vou explicar como faço para criar um jar executável no mesmo!

Recentemente passei pelo mesmo problema. Meu sistema funcionava perfeitamente mas quando exportava para .jar não carregava mais imagens, entre outras coisas.

Solução:
1- Imagens, e arquivos em geral devem ficar dentro da pasta src do projeto> e em um pacote.
Exemplo: src >
pacote >"JogoDaForca.imagens"
Então no Código eu carreguei a imagens da seguinte forma:

Image img1 = ImageIO.read(getClass().getResource("/imagens/jogodaforca1.jpg"));
setIconImage(img1);

2- Pelo Eclipse a exportação para o jar fiz da seguinte forma:
- Botão direito do mouse sobre o projeto ou projetos.
- "Export"
- "java"
- "Runnable jar file"
- Aponte a classe principal do projeto e clique em finish.

Qualquer coisa posta ai que tentamos outra alternativa
GOSTEI 0
POSTAR