Erro no QReport... pra mim um mistério...

Delphi

06/05/2003

Bom dia amigos,

Tenho diversos relatórios construídos com o QReport. Pra mim estão sendo um grande mistério no sentido de que às vezes funcionam perfeitamente bem e às vezes simplesmente não funcionam (em tempo de execução). Mensagem de erro: ´Access violation at address 004F5F3B in module ´CMG.exe´. Read of address 000002D0.
O mesmo sistema que funciona na rede, e que ainda não foi substituído pelo que contém as correções recentes que fiz funcionam perfeitamente bem. Estou absolutamente certa que as modificações que fiz não tem nada a ver com os relatórios, alias, foram modificações em formulários que nem opção de relatórios possuem. E isso vem acontecento já a algum tempo.
Como posso resolver isso?

a chamada...

[color=red:8d4ae2d5fb]procedure TF_Segurados.ButApoliceClick(Sender: TObject);
begin
with QR_Apolice do
begin
qrApolice.Preview;
end;
end;[/color:8d4ae2d5fb]

Desde já obrigada pelo suporte.
Isadora.

Isadora

Isadora

Curtidas 0

Respostas

Sousa_thiago

Sousa_thiago

06/05/2003

Bom ... é o seguinte, eu realmente não sei.
Ajudei bastante né? heheehe

[]´s Thiago

GOSTEI 0
4_olho

4_olho

06/05/2003

O Quick Report sempre foi muito criticado por suas falhas, mas continua sendo distribuído pela Borland, inclusive na versão 7, meio escondido, mas está lá.

Quem tem acompanhado o Fórum sabe que na última versão do Delphi, o gerador ´oficial´ de relatórios é o RAVE - que já existia como componente comprado à parte.

PODE SER que o erro apresentado seja resultado de um dos ´bugs´ do QReport, já que tem certeza que o problema não foi gerado por você. Só por curiosidade : usando o Preview acessado pelo botão direito do mouse, funciona ?

O tipo de erro faz suspeitar de uma tentativa de acesso à uma tela inexistente. Confira a sintaxe de seus comandos ...

GOSTEI 0
Isadora

Isadora

06/05/2003

No preview funciona perfeitamente bem. É copilar e chmar o relatório em tempo de execução que gera o erro!
Estou ficando extressada com isso...
Abraços,
Isadora.

GOSTEI 0
4_olho

4_olho

06/05/2003

Se o aplicativo compila até o fim e gera o EXE, então não tem sintaxe errada, mas se é só na hora de chamar o Preview, é porque está tentando ir para um local inexistente.

Tente simplifcar sua rotina para

procedure TF_Segurados.ButApoliceClick(Sender: TObject);
begin
qrApolice.Preview;
end;

ou

begin
QR_Apolice.qrApolice.Preview;
end;

Mais uma dúvida ? Você coloca no USES do TF_Segurados o QR_Apolice ?

As querys ou tabelas que ´geram´ o relatório estão certinhas ?

Sabe, a gente tem de desconfiar do erros mais simples ...

GOSTEI 0
Isadora

Isadora

06/05/2003

Neste momento estou no meio de uma rotina levemente complicada e longa, de forma que não dá para testar e copilar o sistema para ver se funciona. Vou seguir suas sugestões e tentar rodar o programa assim que der. Obrigada pelo apoio. Qualquer coisa falo com você.
Abraços,
Isadora.

GOSTEI 0
Adilsond

Adilsond

06/05/2003

O forms que contém o relatório já foi criado???

Se não foi:

begin
with QR_Apolice.Create(Self) do
try
qrApolice.Preview;
finally
Free;
end;
end;

GOSTEI 0
Ander

Ander

06/05/2003

Já penei com esse tipo de erro tb....

tente fazer o seguinte, sempre que vc sair da tela de preview, peça para destroir o Form q vc havia chamado, assim não tem perigo de ficar nada carregado na memória... bem, é uma coisa simples q pelo menos no meu caso resolveu o problema...

Espero ter ajudado....

GOSTEI 0
Ander

Ander

06/05/2003

Já penei com esse tipo de erro tb....

tente fazer o seguinte, sempre que vc sair da tela de preview, peça para destroir o Form q vc havia chamado, assim não tem perigo de ficar nada carregado na memória... bem, é uma coisa simples q pelo menos no meu caso resolveu o problema...

Espero ter ajudado....

GOSTEI 0
Fabiocor

Fabiocor

06/05/2003

Parece loucura , mas pode ser sua solução tb, passei pelo mesmo q vc
não sei qual o tipo de bug do quickreport é esse mas reparei o seguinte
Verifique se a impressora padrão de sua máquina (pode ser da rede porém padrão)
está ativa no momento em que gera o quick report, quando eu desligava a minha impressora ele retornava esse erro, quando eu ligava funcionava normalmente.
parece que o quick report procura pela impressora por causa da barra de navegação do relatório e seus componentes de impressão, se a impressora está desligada ele retorna esse erro ( que por sinal que bug ridículo )
tente isso , caso tenha exito , fica aqui minha satisfação
se der certo responda novamente a mensagem

GOSTEI 0
POSTAR