Error no sistema com Firebird.O que fazer?

Delphi

26/11/2010

Ola

Tem um sistema com firebird que ate ontem tava funcionando perfeitamente.Hj ao ligar o computador toda vez q abro o programa aparece a mensagem :

DATABASE SERVER ERROR : DATABASE FILE APPEARS CORRUPT BAD CHEKSUM
CHECKSUM ERROR ON DATABASE 5831
CANT FORMAT MESSAGE 13:98 MESSAGE SYSTEM CODE -4
ERROR CODE 15

O que devo fazer?

obrigado
Eduardo Tavares
Eduardo Jr

Eduardo Jr

Curtidas 0

Respostas

Wilson Junior

Wilson Junior

26/11/2010

Isto está me parecendo que o arquivo do seu banco de dados está corrompido.
GOSTEI 0
Eduardo Jr

Eduardo Jr

26/11/2010

Qual arquivo? O FDB?Pq se for eu to usando um banco que ja esta no servidor eu nao criei e tem outro programa que acessa este banco normalmente.

obrigado
GOSTEI 0
Anderson

Anderson

26/11/2010

Sua aplicação deveria dizer o que estava executando quando ocorreu a exceção, para ver se é o banco de dados, etc.

Se for com o Firebird (ou qualquer outro banco de dados), os passos seriam estes:

01-Desconectar todos os usuários do servidor (preferencialmente  feche as conexões de rede - isolar o servidor)
02-Parar o servidor firebird (shutdown no Firebird para poder fazer cópias físicas dos .fdbs)
03-Fazer cópias físicas do banco de dados para outra máquina e outras mídias
04-Reiniciar o servidor Firebird
05-Fazer as correções usando ferramentas para o banco de dados (gfix)
06-Fazer um backup e depois um restore dos .fdb
07-Testar a aplicação e ver se base de dados ok
08-Verificar as possíveis causas que originaram o erro e resolver cada uma delas (ex.: no-break não funcionou)
09-Liberar novamente o sistema aos usuários
10-Revisar os procedimentos de backup para ver se estão funcionando, restaurando em máquina de testes para verificar se a integridade esta ok (esta é uma boa hora para a revisão geral dos planos de contenção de desastres).

As cópias físicas são importantíssimas, pois se algo der errado no processo de recuperação de banco de dados, você ainda terá a fonte original dos dados para fazer novos procedimentos.

O fato de uma aplicação mostrar o erro e outra não depende muito da codificação, pois é possível que o código esteja escrito de forma a gerar as famosas exceções silenciosas (dá erro e o sistema não avisa).

Abraços,

Anderson:.

GOSTEI 0
POSTAR