Evento de validação
Pessoal
Como poderia fazer para que quando informar um valor em um campo tipo código do cliente na tabela de pedidos, automaticamente já aparece o nome do mesmo, imaginando que fosse feito no evento onexit do componente mas não quero fazer nesse componente e nem no evento onvalidate.. Será que no evento ondatachange do componente Datasource, poderia ser, e como faria ???
Estou usando Delphi 7 + dbexpress + firebird 2.0
Aguardo retorno
Rogério
Como poderia fazer para que quando informar um valor em um campo tipo código do cliente na tabela de pedidos, automaticamente já aparece o nome do mesmo, imaginando que fosse feito no evento onexit do componente mas não quero fazer nesse componente e nem no evento onvalidate.. Será que no evento ondatachange do componente Datasource, poderia ser, e como faria ???
Aguardo retorno
Rogério
Rogeranalista
Curtidas 0
Respostas
Dicasecodigosdelphi
18/08/2009
Pessoal
Aguardo retorno
Rogério
Porque nao fazer o onexit so verificar se é <> de vazio ou se achou o cliente que não teria problema nenhum, explique melhor o que você deseja
GOSTEI 0
Rogeranalista
18/08/2009
Eu quero tipo assim:
Em um form, imaginamos a tela de cadatro de cliente. Quando informar o CEP da rua, ele já aparece o bairro, cidade, estado.. A base já tenho pra isso e quanto ao SQL sei fazer, só estou perguntando em que evento poderia fazer isso... Sem ser no evento onexit...
Será que no evento changedata do TDatasource poderia tratar ?? Tentei fazer mas nao consegui...
Rogério
Em um form, imaginamos a tela de cadatro de cliente. Quando informar o CEP da rua, ele já aparece o bairro, cidade, estado.. A base já tenho pra isso e quanto ao SQL sei fazer, só estou perguntando em que evento poderia fazer isso... Sem ser no evento onexit...
Será que no evento changedata do TDatasource poderia tratar ?? Tentei fazer mas nao consegui...
Rogério
GOSTEI 0
Osocram
18/08/2009
Amigo,
Qual o problema de fazer no OnExit?
Acho que é o melhor evento p se fazer isso....
So tem que tomar alguns cuidados....
Trazer os dados apenas se:
- A tela não estiver em navegação
- o campo for diferente de vazio
Se o cep digitado não trazer dados então pode fazer um SetFocus p o cep novamente, se o ususario quiser sair de do campo sem digitar tem q deixar vazio, lembre-se que se deixar vazio o cep tem que apagar os campos cidade, bairro e tal.....
Agora.... do jeito que vc esta querendo, olha os prob que pode encontrar
Se vc colocar em eventos que disparam qdo o valor do campo mudar... vai ficar disparando sempre que o usuario ficar indo de um registro p o outro.
Qual o problema de fazer no OnExit?
Acho que é o melhor evento p se fazer isso....
So tem que tomar alguns cuidados....
Trazer os dados apenas se:
- A tela não estiver em navegação
- o campo for diferente de vazio
Se o cep digitado não trazer dados então pode fazer um SetFocus p o cep novamente, se o ususario quiser sair de do campo sem digitar tem q deixar vazio, lembre-se que se deixar vazio o cep tem que apagar os campos cidade, bairro e tal.....
Agora.... do jeito que vc esta querendo, olha os prob que pode encontrar
Se vc colocar em eventos que disparam qdo o valor do campo mudar... vai ficar disparando sempre que o usuario ficar indo de um registro p o outro.
GOSTEI 0
Rogeranalista
18/08/2009
Mas é por isso mesmo.. Quero fazer em algum evento onde nao possa dar problema, performance.......
GOSTEI 0
Osocram
18/08/2009
Então eu sugiro vc usar o OnExit...
Agora tem que ver o pq que vc não quer usar este evento.
Agora tem que ver o pq que vc não quer usar este evento.
Mas é por isso mesmo.. Quero fazer em algum evento onde nao possa dar problema, performance.......
GOSTEI 0