Eviando um relatorio feito no QR por email ???

Delphi

05/10/2004

Boa tarde,

o cliente esta necessitando de enviar um relatorio gerado pelo QuickReport por email...como faria isso ??? sei q se exportar p/ outra extensao extra .qrp meu relatorio ira perder sua formatacao original qual seria a saida ???
Obs.: Caso apontem a saida como elaborar o relatorio na mao (fazendo uso de HTML), essa solucao e inviavel, pois o sistema possue n relatorios !!!

Maikiperin

Maikiperin

Curtidas 0

Respostas

Universodosoftware

Universodosoftware

05/10/2004

colega, é o seguinte:

Para resolver este problema, depende do que você acha de programação, no meu entender é fácil.

Isso é uma recomendação, usei mais ou menos isso no meus sistemas, só que meus sistemas utilizam-se de relatórios no report builder.

Vamos ao que interessa:
- Primeiro vc tem que criar uma tela de visualização central dos relatórios, e em cada tela do seu sistema chamar esta visualização personalizada através de um comando central e variável. Creio que não fui claro. Explicando melhor. Você tem que criar um tela de visualização do seus relatórios quick report, nesta tela vc deve criar uma variável global que irá receber como parâmetro o mesmo relatório de exibição. Neste tela de exibição de relatório (preview) vc pode inserir várias funções desde exportação de seus relatórios do quick report para alguns formatos como *.doc, *.pdf, *.xls entre outros, até o que vc realmente vc deseja que é enviar para email a ser indicado. Agora vc deve construir no mínimo um pequenino programa que com alguns parâmetros de pop e smtp fará o envio do relatório. lembre-se que o protocolo de envio normalmente e geralmente é o smtp, só que tem provedores q vc tem q abrir um sessão pop e logo depois abrir uma smtp para o envio, depende de provedor para provedor. o q vc tem a fazer é o seguinte, na tela visualização do relatório vc irá criar uma opção de envio do relatório por email. Como o seu sistema será produzido com inteligência vc dará a opção na mesma tela onde o usuário colocará o destinatário, vc colocorá qual o formato q ele deseja envia

GOSTEI 0
Universodosoftware

Universodosoftware

05/10/2004

r o relatório, após ele preencher os dados pertinentes ao email, basta apenas seu sistemas transformar seu relatório no formato escolhido e logo depois enviar para o email ou emails destinatário. A lógica da coisa é essa. A prática também não é tão dificil. Boa sorte. Espero ter ajudado!
GOSTEI 0
Uildenei

Uildenei

05/10/2004

podes me passar a ideia q tu usou pra mandar o arquivo do report builder por e-mail?

GOSTEI 0
Maikiperin

Maikiperin

05/10/2004

[quote:a2dc5add88=´universodosoftware´]colega, é o seguinte:

Para resolver este problema, depende do que você acha de programação, no meu entender é fácil.

Isso é uma recomendação, usei mais ou menos isso no meus sistemas, só que meus sistemas utilizam-se de relatórios no report builder.

Vamos ao que interessa:
- Primeiro vc tem que criar uma tela de visualização central dos relatórios, e em cada tela do seu sistema chamar esta visualização personalizada através de um comando central e variável. Creio que não fui claro. Explicando melhor. Você tem que criar um tela de visualização do seus relatórios quick report, nesta tela vc deve criar uma variável global que irá receber como parâmetro o mesmo relatório de exibição. Neste tela de exibição de relatório (preview) vc pode inserir várias funções desde exportação de seus relatórios do quick report para alguns formatos como *.doc, *.pdf, *.xls entre outros, até o que vc realmente vc deseja que é enviar para email a ser indicado. Agora vc deve construir no mínimo um pequenino programa que com alguns parâmetros de pop e smtp fará o envio do relatório. lembre-se que o protocolo de envio normalmente e geralmente é o smtp, só que tem provedores q vc tem q abrir um sessão pop e logo depois abrir uma smtp para o envio, depende de provedor para provedor. o q vc tem a fazer é o seguinte, na tela visualização do relatório vc irá criar uma opção de envio do relatório por email. Como o seu sistema será produzido com inteligência vc dará a opção na mesma tela onde o usuário colocará o destinatário, vc col

grato pela sua ajuda,
entendi sua solucao, mas ha um detalhe no qual ficou meio vago, seria no quesito expotar p/ outra extensao o relatorio, pois mesmo criando um visualizador como nao perderia sua a formatacao original ??? e se fosse possivel me enviasse um exemplo p/ maiki.perin@gmail.com.

Att, Maiki Perin.

GOSTEI 0
Maikiperin

Maikiperin

05/10/2004

ocorá qual o formato q ele deseja enviar o relatório, após ele preencher os dados pertinentes ao email, basta apenas seu sistemas transformar seu relatório no formato escolhido e logo depois enviar para o email ou emails destinatário. A lógica da coisa é essa. A prática também não é tão dificil. Boa sorte. Espero ter ajudado![/quote:a2dc5add88]
GOSTEI 0
Universodosoftware

Universodosoftware

05/10/2004

No caso de exportar para por exemplo html o seu relatório sem perder a formatação na tela de visualização, basta vc fazer como disse anteriormente crie uma variável global na tela de visualização e quando for ter q carregar o relatório requisitado, crie uma função para quando chamar a visualização do relatório a função primeiramente faça uma referência do relatório requisitado com a variavel global e depois exiba na tela. Quanto na hora de enviar por email vc deverá pegar esta mesma variável e através de linhas de códigos ou mesmo por componentes de terceiros transformar o relatório me algum formato e depois enviar via email.

por exemplo:

Se o seu relatório for em Quick Report, na tela do preview personalizada vc cria a variável global:

relatorio: TQuickReport;

Depois na tela por exemplo de consulta q o usuário faz a seleção para exibir o relatório na tela, vc chama a função q faz a ligação do seu relatório com a tela de preview e a variável.

nomedoformdevisualizacao.relatorio := nomedorelatoriorequisitado;
nomedoformdevisualizacao.show;

dentro do form de visualização vc cria uma função no evento onShow q fará a exibição;

ligacaodopreview ... relatorio ... := relatorio (variavel);

Sendo assim qualquer atividade direcionada do relatório exibido na tela é só vc manipulá-lo com esta variável.

Obs.: Eu uso este método em meus relatório no report builder, mas creio q na maioria do geradores de relatório funcionem neste esquema.

GOSTEI 0
POSTAR