Exceções em Java

Java

05/04/2015

Explique porque não é recomendado utilizar um catch que captura exceções do tipo Exception ou Throwable, ou um multi-catch que captura todos os tipos de exceções.
Welvis Moreira

Welvis Moreira

Curtidas 0

Respostas

Marcos Paulo

Marcos Paulo

05/04/2015

[url]https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-excecoes-em-java/27601[/url]
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

05/04/2015

GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

05/04/2015

GOSTEI 0
Cleber Souza

Cleber Souza

05/04/2015

Explique porque não é recomendado utilizar um catch que captura exceções do tipo Exception ou Throwable, ou um multi-catch que captura todos os tipos de exceções.

Olá Welvis,

Resumidamente não é recomendado utilizar um catch pelo seguinte motivo:

Obs: as 3 citações abaixo são partes de outra postagem do nosso amigo VinyGodoy de Curitiba/Pr:

..."
Basicamente com o try...catch o seu método está dizendo:
"Ei, eu sei resolver esse problema. Deixa comigo."

Se você colocar throws na declaração do método, você está dizendo.
"Olha, tem certas operações que eu executo, que não tenho a mínima idéia de como resolver, resolva você".

Finalmente, temos o caso do throw. Você pode transformar uma exceção em outra, ou mesmo gerar uma exceção completamente nova, quando você não souber o que fazer.

"...

Então a função do Catch é pegar uma excessão e enviar um código para tratá-la. Mas o problema é que se o código para tratamento da excessão não for fornecido então o programa pode se encerrar. Nesse caso é bom verificar-mos aí 2 tipos de excessões: Checked e Unchecked, onde nos blocos de excessões Unchecked as excessões não precisam ser tratadas, dessa forma não ocorrem erros no programa. Apesar do porquê de não se usar catch estar explicado tecnicamente nos links dos nossos amigos acima eu coloquei essas citações do nosso outro amigo acima para que essa explicação ficasse bem simples e de forma bem entendível. Mas lembrando que nada substitui estudar a fundo o tratamento de excessões e como elas ocorrem.

Boa sorte com POO!
GOSTEI 0
Marcos Paulo

Marcos Paulo

05/04/2015

Certo Ronaldo. te agradeço por avisar.
GOSTEI 0
POSTAR