Exportar para .dbf

Delphi

21/08/2003

Srs,

Tenho que desenvolver uma aplicação onde serão cadastradas as duplicatas a receber de vários clientes, após o lançamento, deverá ser enviado (via email) um arquivo no formato .dbf com os dados referentes a cobrança para uma empresa de factoring que irá importar este arquivo para o sistema deles. Já tenho a estrutura do arquivo que deverá ser criado no entanto não sei como fazer para criar uma rotina no delphi que faça a geração deste arquivo de remessa em .dbf. Alguém poderia me orientar, dar uma dica de como irei proceder?

Obs.: Pretendo usar o banco de dados .mdb uma vez que terei de cadastrar os clientes, e depois em outra tabela cadastrar as duplicatas (a tabela de duplicatas estará vinculada à tabela de clientes), e por fim gerar o arquivo de remessa em .dbf.

Aguardo um retorno, e desde já agradeço a atenção de vcs todos.

Lourival

Programalista

Programalista

Curtidas 0

Respostas

4_olho

4_olho

21/08/2003

Srs, Tenho que desenvolver uma aplicação onde serão cadastradas as duplicatas a receber de vários clientes, após o lançamento, deverá ser enviado (via email) um arquivo no formato .dbf com os dados referentes a cobrança para uma empresa de factoring que irá importar este arquivo para o sistema deles. Já tenho a estrutura do arquivo que deverá ser criado no entanto não sei como fazer para criar uma rotina no delphi que faça a geração deste arquivo de remessa em .dbf. Alguém poderia me orientar, dar uma dica de como irei proceder? Obs.: Pretendo usar o banco de dados .mdb uma vez que terei de cadastrar os clientes, e depois em outra tabela cadastrar as duplicatas (a tabela de duplicatas estará vinculada à tabela de clientes), e por fim gerar o arquivo de remessa em .dbf.

Lourival,

Por quê já não cria as rotinas em DBF usando o BDE?

O uso do Access só faz sentido se usá-lo através do ADO, mas como vai usar o DBF, e aí é preciso usar o BDE (a menos que use uma biblioteca de componetes de terceiros), então por quê não desenvolve estas duas tabelinhas em DBF de uma vez?

Esta dica só vale porque você disse que PRETENDE usar o Access. A coisa muda de figura se já existe um sistema na sua empresa e vocês utilizam arquivos MDB.

GOSTEI 0
Programalista

Programalista

21/08/2003

Ok Vinícius,

Irei usar então o BDE e desenvolverei tudo usando .dbf, mas como sou um novato se aventurando no Delphi, como fazer para fazer a rotina para gerar o arquivo em .dbf para eu enviar para o factoring. Pois a idéia é que depois de cadastrar os clientes e as duplicatas, é poder gerar um .dbf de remessa, mas com os registros que o usuário selecionar, num período específico e até mesmo selecionar por clientes. É dificil uma rotina para ´colher´ dados na tabela de clientes e duplicatas e depois lançá-los no .dbf de remessa? Como devo proceder?

GOSTEI 0
4_olho

4_olho

21/08/2003

Se é novato no Delphi, mas pretendia fazer em MDB, suponho que se dê melhor no Access então. Crie seus dados no Access e exporte para DBF.

Se é novato mesmo em qualquer área, sugiro então que, primeiro dê uma estudada em uma das apostilas disponíveis em http://www.clubedelphi.com.br/apostilas/apostilas.asp

Em resumo, o que pode fazer é :
- criar as bases de dados pelo Database Desktop;
- no Delphi usar filtros ou SQL para separar os registros
- gravar estes registros

É muito extenso para fazer/ensinar por aqui.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

21/08/2003

Colega,

Além das orientações do 4_olho, eu acredito que talvez possamos te ajudar um pouco mais, após vc ter modelado seu banco e ter o leiaute das tabelas DBF (estrutura) que deverão ser geradas.
Eu tenho um sistema para Factoring e talvez possa contribuir um pouco mais se desejar.

GOSTEI 0
Programalista

Programalista

21/08/2003

Ok pessoal, estarei desenvolvendo o sistema e seguindo as orientações de vcs. Aroldo obrigado pelo apoio, é muito bom saber que posso contar com vcs.

Lourival

GOSTEI 0
POSTAR