exugar o banco de dados firebird

Delphi

18/10/2004

Meus amigos do portal.
Tenho um software para revendedora de pneus, meu banco de dados tem aproximadamente 40 tabelas, para levar o banco no cliente novo eu delete as informações de todas as tabelas (delete from clientes) por exemplo. após ter feito isto em todas as tabelas observo pelo explorer que o banco tem aproximadamente 10 mega, a minha pergunta é a seguinte:
Tem algum meio através de ibexpert ou outra ferramenta que eu possa diminuir o tamanho do banco em megabytes???
Grato

´Experimentar a escuridão torna a luz mais bela´

Plácido

Placido

Placido

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

18/10/2004

depois de ´limpar´ o banco de dados, faça um backup e depois restaure.

GOSTEI 0
Placido

Placido

18/10/2004

Emerson obrigado pela dica.
Plácido

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

18/10/2004

dá pra usar o ibconsole com a opção METADATA.. lá tem toda a SQL pra montar seu banco de dados, fica tudo em um arquivo txt, pode levar até em um disquete.

GOSTEI 0
Placido

Placido

18/10/2004

Armando obrigado pela dica, mas eu uso o ibexpert, tentei mas não consegui.
Exemplo meu banco de dados está na pasta c:\sgcadm\banco\sgcadm.fdb
É a primeira vez que estou fazendo um backup pelo ibexpert, é possivel
passar um passo por favor.
Grato
Plácido

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

18/10/2004

Em vez de fazer um backup só do metadata, pq não extrai o metadata de seu banco e usa o script gerado para recriar uma cópia em branco? Não precisa nem deletar registros.

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

18/10/2004

É exatamente isso o que nosso amigo escreveu abaixo....

No IBExpert, abra seu banco e clique em Tools > Extract Metadata, vai aparecer uma janela, tem um campo chamado File Name, clique no botão do canto direito dele e salve o arquivo .sql onde vc quiser e depois de F9.... pronto... o arquivo que vc criou esta com todo o metadata de seu banco.

ok

Em vez de fazer um backup só do metadata, pq não extrai o metadata de seu banco e usa o script gerado para recriar uma cópia em branco? Não precisa nem deletar registros.

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

18/10/2004

Para fazer simplesmente um backup com o IBExpert é só ir em Services > Backup Database.
Na janela, selecione seu banco e logo abaixo o local onde ira armazenar o arquivo de backup .fbk e por fim clique em Start Backup...

Só isso

ok

GOSTEI 0
Placido

Placido

18/10/2004

Pessoal muito obrigado pela dica o backup funcionou perfeitamente pelo ibexpert, tentei fazer o restore e não funcionou, fiz o backup e gerou um arquivo .gbk, renomeei o banco anterior e tentei restaurar a partir do .gbk
aparentemente fez o retore, mas não consigo acessar o banco restaurado
dá erro de i-o.
Não abusando da bondade de você gostaria de obter um passo a passo
para restaurar um arquivo a partir do .gdb.
Um abraço a todos

´Deus nos muda de dentro para fora´

GOSTEI 0
Placido

Placido

18/10/2004

Pessoal o backup eu consegui o retore não é possivel passar um passo a passo do restore.
Grato
Plácido

GOSTEI 0
Placido

Placido

18/10/2004

Pessoal o backup eu consegui fazer, mas o restore não e possivel passar um passo a passo para restaurar o banco pelo ibexpert?
Grato

GOSTEI 0
POSTAR