F1, F2, F3...F12

Delphi

17/09/2005

Caros colegas Delphianos,

Como faço para vincular a função OnClick de um botão com as teclas de F1 a F12?

Por exemplo, para abrir um formulário estou usando um botão com o seguinte Caption, ´Locali&zar clientes´. Botão esse q como vcs podem notar posso acioná-lo através das teclas ALT+Z. Mas o q pretendo é usar uma das teclas de função: ´F1 a F12;

Dá uma força aí pessoal...
Té +..

Anjinho Loiro

Anjinho Loiro

Curtidas 0

Respostas

Uildenei

Uildenei

17/09/2005

Monica,

existem formas e formas de fazer isso .. vou te exmplificar duas:

1ª: Evendo OnKeyDown do form.
coloque o seguinte codigo dentro do evento:
if Shift = [] then
case Key of
VK_F1: btnAjuda.click;
VK_F2: btnProcura.click;
VK_Fnn: ....//implementaas outras teclas aki
end;

nao esqueca de mudar a propriedade KeyPreview do form para true

2ª: Uso do ActionList
coloque na tela um componente ActionList (Aba de Componentes Standard do Delphi), de um duplo clique e ele vai abrir a lista de Acoes .. inclua uma para cada botao .. configure ela e depois no evento Onclick dela coloque o codigo desejado para a acao... nao esqueca de colocar a tecla de atalho na ação. Depois va nas propriedades do botao e coloque na propriedade Action a acao que vc criou.

aih .. soh alegria ..

Uildenei G. J. Uliana
Tecnologo em P.D.

GOSTEI 0
Gigatel

Gigatel

17/09/2005

No evento onkeydown do form coloque..
if not((ssctrl in shift) or (ssalt in shift) or (ssshift in shift)) then begin
   begin
     if key=vk_f2 then begin
  //sua função//  
 end
   else
     if key=vk_f3 then begin
     end
   else
     if key=vk_f4 then begin
     end
   else
     if key=vk_f5 then begin
     end
   else
     if key=vk_f8 then begin
     end
     else
   if key=vk_escape then begin //aki prescionando a tecla ESC ..dá um close no form...
     close;
     end;
   end;

t+...acho que é isso que vc prescisa..

GOSTEI 0
Anjinho Loiro

Anjinho Loiro

17/09/2005

Serviu perfeitamente.... Muitíssimo obrigada.

Precisando e eu podendo ajudar...estarei às ordens...

Tchau e té+.

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

17/09/2005

Olá Anjinho loiro

só uma observação, não use piradox é apenas um gerenciador de arquivos, diferente de Banco de Dados como Firebird, Interbase, PostgreSQL, MSQSL etc.

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
Gigatel

Gigatel

17/09/2005

Olá Anjinho loiro só uma observação, não use piradox é apenas um gerenciador de arquivos, diferente de Banco de Dados como Firebird, Interbase, PostgreSQL, MSQSL etc. Atenciosamente Silvio Guedes

Curioso esta questão de banco de dados é engraçado..más quem nunca passou por ele ?.. eu estou migrando um sistema que tenho para interbase..não por que ele dá problema ou coisa similar....por que toda vez que prescisava de alguma dica relacionado ao banco de dados vinha um e fala...´´´troca esta porcaria´´´´ está minha opinião acho que para sistema de pequeno porte o paradox serve legal mesmo..tenho outro programa que usa paradox e uso ele tem mais de 5 anos mais de cinco mil registros com fotos e é uma mantega trabalhar com ele..e tem o lance de perca de dados ...nunca tive este problema..eu acredito talvez em sistema mal feito ...más fica minha opnião...t+

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

17/09/2005

Olá Anjinho loiro só uma observação, não use piradox é apenas um gerenciador de arquivos, diferente de Banco de Dados como Firebird, Interbase, PostgreSQL, MSQSL etc. Atenciosamente Silvio Guedes

Só uma observação. Se o [b:d5d65424aa]Anjinho Loiro[/b:d5d65424aa] fosse um homem, ninguem se importaria se ele esteve utilizando Paradox, DBase, TXT, etc....

GOSTEI 0
Gigatel

Gigatel

17/09/2005

[quote:f3f67a5662=´silviogs´]Olá Anjinho loiro só uma observação, não use piradox é apenas um gerenciador de arquivos, diferente de Banco de Dados como Firebird, Interbase, PostgreSQL, MSQSL etc. Atenciosamente Silvio Guedes

Só uma observação. Se o [b:f3f67a5662]Anjinho Loiro[/b:f3f67a5662] fosse um homem,
ninguem se importaria se ele esteve utilizando Paradox, DBase, TXT, etc....[/quote:f3f67a5662]

hehehehe...essa aí foi boa....más tem membro aki no fórum que usa o nick com nome mulher só para ter repostas ( não que outros naum ajudam)..geralmente as mulhes, os cuecas de plantão dão mais atenção.....Blz...t+

GOSTEI 0
Michael

Michael

17/09/2005

Só uma observação. Se o Anjinho Loiro fosse um homem, ninguem se importaria se ele esteve utilizando Paradox, DBase, TXT, etc....

Vc disse exatamente a mesma coisa que eu pensei Rjun! Qdo as dúvidas são de supostas mulheres (afinal, não se sabe quem está do outro lado), o tratamento por parte da maioria dos membros é notavelmente diferenciado. As respostas são atenciosas, com dicas, etc. Até chamam a pessoa pelo nome...

O pessoal tá precisando de namoradas... hehehe

É brincadeira hein galera! ;-)

[]´s

GOSTEI 0
Michelli88

Michelli88

17/09/2005

[quote:1ffb62f15d=´silviogs´]Olá Anjinho loiro só uma observação, não use piradox é apenas um gerenciador de arquivos, diferente de Banco de Dados como Firebird, Interbase, PostgreSQL, MSQSL etc. Atenciosamente Silvio Guedes

Só uma observação. Se o [b:1ffb62f15d]Anjinho Loiro[/b:1ffb62f15d] fosse um homem, ninguem se importaria se ele esteve utilizando Paradox, DBase, TXT, etc....[/quote:1ffb62f15d]

[color=green:1ffb62f15d][b:1ffb62f15d]Hehehehehhe.... boa...[/b:1ffb62f15d][/color:1ffb62f15d] :lol:

GOSTEI 0
POSTAR