Falha IBExpert

Firebird

22/02/2012

Olá Pessoal.

Usava o Firebird com IBExpert normalmente.
Nada foi mudado.
Só fiquei um tempo sem utilizar.

Fui abrir e ocorre um erro de autenticação
Fiz um teste e a msg está abaixo.

Alguma santa alma pode ajudar?

Obs: Todos os dados, localhost, login, senha etc, estão corretos como sempre usei.

Grato

Abaixo a msg


Attempting to connect to:
localhost:c:\BancoDados\siscom.fdb

Connecting... Failed!
------------------------------------
Unsuccessful execution caused by a system error that precludes
successful execution of subsequent statements.
Unable to complete network request to host localhost.
Failed to establish a connection.
Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente.
.

Attempting to connect to services manager... Failed!
------------------------------------

Unsuccessful execution caused by a system error that precludes
successful execution of subsequent statements.
Unable to complete network request to host localhost.
Failed to establish a connection.
Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente.
.

Disconnecting from database... Passed!
Alexandre

Alexandre

Curtidas 0

Melhor post

Raphael Peret

Raphael Peret

24/02/2012

Você desabilitou o Firewall do Windows pelo serviço ou pelo painel de controle? Na empresa em que trabalho, nós desabilitamos o serviço de firewall do Windows para evitar esse tipo de problema (ele não serve pra muita coisa mesmo, não é?).

Outros serviços importantes a serem verificados são o serviço de Servidor eo serviço de Terminal.

E outra mais uma coisa: geralmente quando algum cliente utiliza servidor com Windows XP e o IBExpert está instalado nele, eu não utilizo o localhost. Deixo como uma conexão local.

Verifique os serviços que citei acima e altere a configuração do registro do BD para local em vez de remoto. Acho que deve funcionar.

Abraços!
GOSTEI 1

Mais Respostas

Raphael Peret

Raphael Peret

22/02/2012

Você utiliza o WIndows Vista ou 7 como sistema operacional?

Verifique em qual nível de segurança o controle de contas de usuário está. As vezes, alguma operação indevida faz com que o Windows bloqueie o acesso de certos aplicativos (principlamente os que manipulam SQL) às pastas da raiz.

Se seu antivírus for o Avast, verifique também se o IBExpert não está sendo executado pela sandbox dele.

Outra, o firewall do Windows 7 também pode bloquear chamadas pelo localhost.

Abraços.
GOSTEI 0
Alexandre

Alexandre

22/02/2012

Olá Rafael...
Grato pela resposta.

Eu uso o XP
Uso o Avast e quando estava funcionando, o Avast estava ativo.
Já tentei com ele desabilitado para ver se funcionava, mas não deu.
Desabilitei também o firewall do Windows, mas nada.
Na verdade, não utilizo um Banco para cada aplicação.
O banco é o mesmo, só acresço tabelas e sempre funcionou.
Realmente, coisa de localhost, imaginei que era o firewall, por isso
já tinha desabilitado, ma não adiantou.
Tentei reinstalar tudo, mas nada.

Grato pela força, e se puder ajudar, te agradeço

Alexandre
GOSTEI 0
Alexandre

Alexandre

22/02/2012

Olá amigo...

Grato pela resposta.
Realmente o firewal está desabilitado (só tenho o Avast)
Apesar que desabilitei ele e mesmo assim nada.

Bom .. Tentei criar um novo banco, como local e aparece a seguinte mensagem:

Unsuccessfull execution caused for unavaiable resource.
Unavaiable database.

Ops... Aqui não entendi. Se estou criando nova tabela, nao deveria recusar.
Pode ajudar?

Grato pela força

Alexandre
GOSTEI 0
Raphael Peret

Raphael Peret

22/02/2012

Fiz um teste aqui e, criando o BD como local, realmente apresenta esta mensagem.

Agora, a mensagem original de não pde conectar ao banco, é algum serviço de rede que deve estar inativo. Tenta substituir o localhost por 127.0.0.0 para ver se não é algum problema de resolução de nomes.
GOSTEI 0
Alexandre

Alexandre

22/02/2012

Olá Raphael..

Deu certo.

Valeu pela preciosa dica.
Tenho um banco que estava utilizando e preciso registrar o login e senha antigos
Era MALEREI e o password era 520732. Realmente não me lembro como fiz isso.
Só sei que não vira mais... Era alguma coisa rlacionada com o secutity2 do firebird.

Vc sabe como faço para reabrir o banco antigo (mudar de SYSDBA e masterkey) para esse login e password novos?

Grde abraço e grato pela força.. ajudou bastante
GOSTEI 0
Diego Lusa

Diego Lusa

22/02/2012

Utilize o GSEC. Ele encontra-se na pasta BIN da instalação do FB, se não me engando. O comando para alterar a senha é
gsec.exe -u sysdba -p <senha_antiga> modify sysdba -pw <senhanova>.

Mais informações podem ser encontradas em http://www.firebirdsql.org/manual/pt_br/fbutils-gsec-cmdline-pt_br.html
GOSTEI 0
Alexandre

Alexandre

22/02/2012

Olá Diego...

Valeu pela dica..

Grande abraço

Alexandre
GOSTEI 1
POSTAR