Fazer uma busca na tabela antes de gravar um registro

Delphi

08/12/2008

Boa noite galera !!!
Alguém poderia me dar uma mão nessa duvida:
Tenho uma tabela com variaos campos sendo que um deles é ´nome´,
quando eu inserir um novo registro queria que fosse feito uma busca na tabela pra ver se existe algum registro com mesmo nome gravado na tabela se existir retorne uma menssagem que já existe se não existir grava na tabela o registro.

Desde já eu agradeço a ajuda!!!!

estou usando Delphi 7 e firebird 2.0

Lsksskyblu

Lsksskyblu

Curtidas 0

Respostas

Facc

Facc

08/12/2008

Boa noite galera !!! Alguém poderia me dar uma mão nessa duvida: Tenho uma tabela com variaos campos sendo que um deles é ´nome´, quando eu inserir um novo registro queria que fosse feito uma busca na tabela pra ver se existe algum registro com mesmo nome gravado na tabela se existir retorne uma menssagem que já existe se não existir grava na tabela o registro. Desde já eu agradeço a ajuda!!!! estou usando Delphi 7 e firebird 2.0

Crie uma função que retorne um booleano e dentro dela crie um select, e qndo vc clicar pra gravar, chama essa função dentro de um if

GOSTEI 0
Lsksskyblu

Lsksskyblu

08/12/2008

Galera alguém por gentileza poderia me dar uma mão em como seria o código para esse meu problema relato no tópico acima?

Desde já eu lhes agradeço!!!

GOSTEI 0
Facc

Facc

08/12/2008

Galera alguém por gentileza poderia me dar uma mão em como seria o código para esse meu problema relato no tópico acima? Desde já eu lhes agradeço!!!

Crie uma função que retorne um booleano e dentro dela crie um select, e qndo vc clicar pra gravar, chama essa função dentro de um if

Mais facil que isso, só empurrando bebado na ladeira

GOSTEI 0
Lsksskyblu

Lsksskyblu

08/12/2008

caro colega do forum eu sou novato no assunto será que vc poderia me passar essa função pra eu ter uma base sobre o assunto?

Desde já lhe agradeço!!

GOSTEI 0
Lsksskyblu

Lsksskyblu

08/12/2008

Boa tarde galera venho novamente pedir a que possa me dar uma mão sobre o assunto ,já foi passado pra min criar uma função mas não estou sabendo como criar essa função, alguém poderia me passa comoela seria?

Desde já eu agradeço a todos!!!1

GOSTEI 0
Lsksskyblu

Lsksskyblu

08/12/2008

galera alguém pode me passa o codigo de como eu faço uma busca na tabela para ver se tal registro já se encontra na tabela sendo sim não gravar e sendo não grava o novo registro na tabela .

Desde já lhes agradeço

GOSTEI 0
Joaoshi

Joaoshi

08/12/2008

Colega, vê se ajuda:

-Supondo que você esteja utilizando o DbExpress e ClientDataSet e
-Supondo que você esteja utilizando um botão GRAVAR e
-Supondo que o nome será recebido no edit1.text

Crie a função (obviamente você vai criar também o sqlDataSet):

Function ContaNome(sNome:String):Integer;
begin
  sqlDataSet.Close;
  sqlDataSet.CommandText := ´SELECT COUNT(*) FROM TABELA WHERE NOME = ´ + QuotedStr(sNome);
  sqlDataSet.Open;
  Result := sqlDataSet.Fields[0].asInteger; 
end;

No evento onClick do botão GRAVAR:

If ContaNome(edit1.Text) > 0 then
  begin
     ShowMessage(´Nome já cadastrado´);
     edit1.SetFocus;
     Exit;
  end;

-Rotina para gravar.

GOSTEI 0