Filtrar Data de Nascimento
Embora seja data de nascimento, o campo esta definido como char(10).
Tenho cadastrado varias datas de nascimento, e preciso fazer cartoes de aniversarios dos aniversariantes do mes. Para isso presido de uma consulta em SQL que me de somente os nomes de clientes do mes. Exemplo, escolho Janeiro em um ComboBox, e o relatorio sai todos os nomes referentes ao mes de janeiro.
Agradeço muito a ajuda !.
Tenho cadastrado varias datas de nascimento, e preciso fazer cartoes de aniversarios dos aniversariantes do mes. Para isso presido de uma consulta em SQL que me de somente os nomes de clientes do mes. Exemplo, escolho Janeiro em um ComboBox, e o relatorio sai todos os nomes referentes ao mes de janeiro.
Agradeço muito a ajuda !.
Geisonc
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
27/04/2004
Declare a função SUBSTR da UDF do interbase e monte a query usando-a para isolar o dia/mês
GOSTEI 0
Geisonc
27/04/2004
Será q vc ou alguem poderia postar um exemplo pra mim ter uma idéia ? nunca usei essa função.
Obrigado.
Obrigado.
GOSTEI 0
Gandalf.nho
27/04/2004
Essa função equivale a função COPY do Delphi. Basta declará-la no banco e usá-la da mesma forma.
GOSTEI 0
Geisonc
27/04/2004
ahhh sim...
putz... nem sabia que dava pra criar funções no interbase !! tenho q estudar mais hehe... mas ficou assim...
pra criar a funcao:
DECLARE EXTERNAL FUNCTION SUBSTR
CSTRING(80) CHARACTER SET NONE, SMALLINT, SMALLINT
RETURNS CSTRING(80) CHARACTER SET NONE FREE_IT
ENTRY_POINT ´IB_UDF_substr´ MODULE_NAME ´ib_udf´;
e para usar ela ficou :
SELECT SUBSTR(campo, 4, 6) FROM tabela;
Mais uma vez, obrigada pela ajuda.
putz... nem sabia que dava pra criar funções no interbase !! tenho q estudar mais hehe... mas ficou assim...
pra criar a funcao:
DECLARE EXTERNAL FUNCTION SUBSTR
CSTRING(80) CHARACTER SET NONE, SMALLINT, SMALLINT
RETURNS CSTRING(80) CHARACTER SET NONE FREE_IT
ENTRY_POINT ´IB_UDF_substr´ MODULE_NAME ´ib_udf´;
e para usar ela ficou :
SELECT SUBSTR(campo, 4, 6) FROM tabela;
Mais uma vez, obrigada pela ajuda.
GOSTEI 0