Firebird BDE, Dialect 3 da pau com campo DATE

Delphi

02/05/2005

Estava fazendo minha aplicação com meu banco (firebird 1.0) no dialeto 1, até aí tudo bem. Qdo fiz com o banco sendo criado no dialeto 3 e eu conecto via bde com uma query onde a tabela tem campo do tipo data está dandpo a seguinte mensagem ´General sql erro. column unknown DATA_EMISSAO Client Sql Dialeto 1 does nor suport reference to DATE datatype´. O que devo fazer ?

[quote:0d106ea61d=´Luciano Pimenta´]no dialeto 1 o campo do tipo Date armazena a data/hora, ja no dialeto 3 ele armazena somente data.[/quote:0d106ea61d]

:arrow: Tudo bem, o probema é que nao estou conseguindo abrir a query p/ o banco gerado com esse dialeto.o que posso fazer? é alguma configuração no BDE, alguém poderia me dizer como?

abraço..

Ricardo.alves

Ricardo.alves

Curtidas 0

Respostas

Cabelo

Cabelo

02/05/2005

Você está acessando o firebird via BDE?????

Não entendi..

Pq vc acessa assim? E pra quê?

tem que alterar a propriedade SQL Dialect no componente de acesso que você estiver usando.

GOSTEI 0
Rafael Santana

Rafael Santana

02/05/2005

BOA TARDE, AMIGO

com dialect 1 o tipo DATE dever ser informado assim TIMESTAMP, se não não funciona, o tipo DATE só é aceito no dialect3

t+, amigo

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

02/05/2005

Vc está usando a última versão do BDE? Só ela suporta Dialeto 3

GOSTEI 0
Otto

Otto

02/05/2005

Ricardo trabalha comigo.

olha so o texto do colega Anderson, segue abaixo:

Caros amigos, Tive uma grande SURPRESA quando li este dia q, **É POSSÍVEL SIM USAR BDE COM DIALETO 3 DO INTERBASE** (eu sempre respondi q não quando me perguntavam) Até uns 6 meses após o lançamento do Interbase 6.0 TODOS OS ARTIGOS DA BORLAND e em seu NEWSLETTER, FALAVAM q o BDE não suportava o dialeto 3 e NUNCA iria suportar! MAS isso mudou (tem bastante tempo -- más NUNCA ví nada sobre o assunto em qualquer fórum da Net ou na Borland, e não uso BDE a mais de 2 anos) A partir do DELPHI 6 (eu uso o 5) já é possível usar o DIALETO 3 com BDE -- não sei se atualizando o BDE com Delphi anterior ao 6 isto tb funciona. A página de atualização do BDE é: http://info.borland.com/devsupport/bde/ O interessante é q, mesmo agora o BDE suportando o dialeto 3 -- para configura-lo é algo no mínimo ´esquisito´ veja o q tem q fazer: Adicione uma entrada no registro do Windows: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Database Engine\Settings \Drivers\Intrbase\Db Open\SQLDIALECT e coloque seu valor para ´3´ quando vc criar agora um ALIAS do Interbase esta nova entrada estará habilitada! Vale salientar q tirei esta informação do NewsLetter da Borland, NUNCA TESTEI ISSO! Agora: LEMBREM-SE q a Borland irá descontinuar o BDE (acho q por isso esta configuração ´escondida´) e NÃO É ACONSELHÁVEL para novas aplicações usar o BDE!

a nova propriedade so aparecerá quando o alias foi criado, no caso, terá de deletar e re-criálo.

tinha um soft usando bde com firebird 1.5 (dialeto 3) e funcionou redondinho :wink:

GOSTEI 0
POSTAR