Firebird no Delphi

Delphi

22/05/2004

Eu gostaria de saber se para usar um banco de dados firebird no delphi eu devo usar os componetes da aba ´Interbase´ do delphi ou se tenho de usar componentes especificos.

Neoramza

Neoramza

Curtidas 0

Respostas

Vieira_alex

Vieira_alex

22/05/2004

Utilize a dbExpress pois é bem melhor....

GOSTEI 0
Neoramza

Neoramza

22/05/2004

Utilize a dbExpress pois é bem melhor....

Melhor em que sentido? Pq é mais facil de usar ou porque o desempenho é melhor?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

22/05/2004

Colega,

Discutir qual componente de acesso é melhor é como discutir qual banco de dados é melhor... ou qual linguagem de programação é melhor... ou seja : sem conclusões, pois dependem exclusivamente de opiniões pessoais...
Os componentes da paleta Interbase são conhecidos com IBX ([b:bc619be3b5]I[/b:bc619be3b5]nter[b:bc619be3b5]B[/b:bc619be3b5]ase E[b:bc619be3b5]x[/b:bc619be3b5]press), e dão acesso nativo aos bancos IB e Firebird sem necessidade de um driver auxiliar...
Os componentes DBExpress ([b:bc619be3b5]DBX[/b:bc619be3b5]) são como uma evolução da BDE... ou seja... com eles vc pode acessar bancos de dados diferentes apenas mudando algumas propriedades da TSQLConnection, e essas propriedades podem até mesmo serem alteradas em runtime...
Não se pode dizer que um dos dois é melhor, ou até mesmo componentes de 3ºs como Zeos, IBO ou UIB... tudo depende das suas necessidades...
É garantida 100¬ de compatibilidade do IBX com o Firebird 1.0.x. Com o Firebird 1.5, ninguém deu garantias, mas até agora não ouvi nenhum relato de problemas...
Com o DBX é o mesmo caso, pois o driver que acompanha o Delphi deve seguir os mesmos padrões de evolução do IBX, ou seja : ser compatível com o Borland Interbase...
Se alguma alteração mais abrangente for feita na engine do Firebird em versões futuras esta compatibilidade pode deixar de existir, a vantagem que vc leva usando DBExpress é que se , por exemplo o Firebird 2.0 não funcionar mais com o driver nativo, vc pode substituir o driver por um de outro fabricante...
Não há dúvidas de que o IBX é mais fácil de usar, mas o DBX te dá mais flexibilidade... quanto à performance, nunca notei diferença...

Espero ter ajudado...

GOSTEI 0
POSTAR