foco no dbedit
Boa noite, tenho um sistema de cadastro e quero que quando eu for alterar um registro, o foco no DBEdit fosse ativado somente quando eu clicar no botão editar, porém no meu sistema o foco ativa quando eu clico com o mouse dentro do DBEdit tbém, eu quero desabilitar essa função ou quando eu clicar dentro do DBEDit não fique disponivel para alteração, somente quando clicar no botão EDITAR.
Alguem pode me dar uma força aí.
Alguem pode me dar uma força aí.
Paulo
Curtidas 0
Respostas
Adilson Júnior
22/05/2015
Prezado,
O DBEdit tem uma propriedade ENABLED que você pode utilizar.
Mas preste atenção que este tipo de objeto só fica editável quando a tabela ao qual ela está ligado também está!
Outra ideia é usar o evento ON-ENTER do mesmo. Caso a sua tabela não esteja em edição, quando o usuário clicar no dbedit ele joga o foco para outro objeto!
Tem várias formas de contornar esse problema!
Boa sorte!
O DBEdit tem uma propriedade ENABLED que você pode utilizar.
Mas preste atenção que este tipo de objeto só fica editável quando a tabela ao qual ela está ligado também está!
Outra ideia é usar o evento ON-ENTER do mesmo. Caso a sua tabela não esteja em edição, quando o usuário clicar no dbedit ele joga o foco para outro objeto!
Tem várias formas de contornar esse problema!
Boa sorte!
GOSTEI 0
Dorivan Sousa
22/05/2015
eu costumo colocar todos os componentes de edição dentro de um panel Enabled:=False e quando eu vou editar habilito o mesmo. lembrar so da ordem, primeiro habilita o panel depois o setfocus no dbedit.
GOSTEI 0