form.creat form.destroy form.free O que é? E como usar?

Delphi

15/07/2003

Oi gente. Em varios exemplos que eu peguei pela net e até mesmo em varias dicas que eu vi por aqui, eu geralmente costumo ver os seguinte codigos
formcadastrocliente.creat(application)
formcadastrocliente.showmodal
formcadastrocliente.destroy e/ou formcadastrocliente.free
gostaria de saber para que que serve isso, qual a sua utilidade, e como usar?
desde fico grato pela colaboração de vocês:!:

Cal

Cal

Curtidas 0

Respostas

Paulo

Paulo

15/07/2003

Existe duas formas de vc trabalhar com o form no seu projeto. Ou vc já o cria em design time, ou vc cria-o em run time. E existe duas formas de exibições. Modal e não modal. Qual a diferença? Aí vai.
Qdo vc o cria em run time, vc ganha em memória e diminui um pouco o tamanho executável. E como fazer?
Aperte Ctrl+Shift+F11, e na aba Forms, coloque seus forms na aba Available Forms. Menos o Form principal. Depois, cada form que vc colocar lá, qdo for chamado da sua aplicação, vc deve criá-lo, assim, entre muitas opções:
Try
Form2:=TForm2.Create(Self);
Form2.ShowModal;
Finally
Form2.Free;
End;
Eu uso try. Como ele é modal, após ele deixar de ser usado, eu preciso descarregá-lo da memória, por isso eu dou um Form2.Free;
O que é modal? È a uma forma de exibição do form, de formas, dentro da sua aplicação, o usuário não poderá acessar outra coisa, enquanto aquele form não for fechado. vc pode no OnClose do form, usar este comando. Form2.caFree; Agora, se o form não for modal, vc não deve usar o comando free. O seu comando seria assim:
Form2:=TForm2.Create(Self);
Form2.ShowModal;
Creio q pude t ajudar. Caso tenha dúvida, já sabe o q fazer.

GOSTEI 0
Paulo

Paulo

15/07/2003

Correção. Não é:
Form2.caFree; Conforme t enviei, e sim:
Action.caFree;

GOSTEI 0
POSTAR