forma correta.
Como vocês fazem para identar no delphi.
Verifiquei um site Delphi Basics, mostra que o correto é assim.
Eu faço dessa maneira
Já vi muita gente fazer o begin depois do end também...
Como vocês fazem ?
Obrigado
Verifiquei um site Delphi Basics, mostra que o correto é assim.
if (condition1) And (condition2) // Both conditions must be satisfied then begin statement1; statement2; ... end // Notice no terminating ´;´ - still part of ´if´ else begin statement3; statement4; ... end;
if condition1 then statement1 else if condition2 then statement2 else statement3;
Eu faço dessa maneira
if condicao then begin ............ end;
Como vocês fazem ?
Obrigado
Lynx
Curtidas 0
Respostas
Lynx
26/07/2005
escrevi errado , na última frase
O Correto é
Já vi muita gente colocar o begin depois do then
Desculpas
O Correto é
Já vi muita gente colocar o begin depois do then
Desculpas
GOSTEI 0
Bruno Belchior
26/07/2005
a fórmula que a borland assume (pode olhar por toda VCL) é a seguinte:só mais uma coisa o [b:f430a4321a]and[/b:f430a4321a] assim como todas as palavras reservadas, sempre em minúscula.
if ... then begin .... .... end;
GOSTEI 0
Lynx
26/07/2005
eu também prefiro assim, o código fica mais legivel.
o site que mostra essa forma é http://www.delphibasics.co.uk/Article.asp?Name=Logic
o site que mostra essa forma é http://www.delphibasics.co.uk/Article.asp?Name=Logic
GOSTEI 0
Fx|hand
26/07/2005
ahh... sei lah... eu num consigo fazer diferente... axo q é costume do vb... q num precisa de beguin !!!
eu faço assim !!
ou
inclusive nas procedures...
e quando uso variaveis faço assim !!!
hehehe... diferente ?? naaumm... EU NAUM SO MALUKO !!! hehehe
=D
eu faço assim !!
if {condição} then begin
{...}
end;
ou
if {condição} then begin
{...}
end else begin
{...}
end;
inclusive nas procedures...
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin
{...}
end;
e quando uso variaveis faço assim !!!
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
Var
s:string;
i:integer;
begin
{...}
end;
hehehe... diferente ?? naaumm... EU NAUM SO MALUKO !!! hehehe
=D
GOSTEI 0
Motta
26/07/2005
http://community.borland.com/soapbox/techvoyage/article/1,1795,10280,00.html
GOSTEI 0
Raianemg
26/07/2005
procedure Tfrmentrada.soma_total; var TsomaVend: real; begin TsomaVend := 0; F_DTM.TbEntradas.First; with F_DTM.TbEntradas do begin while not eof do begin TsomaVend := TsomaVend + (F_DTM.TBentradasSub.Value); F_DTM.TbEntradas.Next; end; end; LBTotal.caption := ´Total: ´+format(´¬m´,[TsomaVend]); end;
GOSTEI 0
Rjun
26/07/2005
procedure Tfrmentrada.soma_total; var TsomaVend: real; begin TsomaVend := 0; F_DTM.TbEntradas.First; with F_DTM.TbEntradas do begin while not eof do begin TsomaVend := TsomaVend + (F_DTM.TBentradasSub.Value); F_DTM.TbEntradas.Next; end; end; LBTotal.caption := ´Total: ´+format(´¬m´,[TsomaVend]); end;
Esse é um exemplo de como não se deve fazer.
GOSTEI 0
Raianemg
26/07/2005
sera q o tal de Rjun poderia por favor me dizer o porque de minha forma de identar no delphi não esta de acordo?
você afirmo q esta forma é a q ñ deve ser feita, mas poderia justificar?
você afirmo q esta forma é a q ñ deve ser feita, mas poderia justificar?
GOSTEI 0
Rjun
26/07/2005
Sem streess...
O que quis dizer é que vc identa o código do primeiro begin com dois espaços. Ai depois, no begin do WITH você usa 3 espaços. No begin do while você usa 1 espaço. Pq não padronizar tudo com 2 espaços como o Delphi faz? Fica muito mais facil de compreender o código.
O que quis dizer é que vc identa o código do primeiro begin com dois espaços. Ai depois, no begin do WITH você usa 3 espaços. No begin do while você usa 1 espaço. Pq não padronizar tudo com 2 espaços como o Delphi faz? Fica muito mais facil de compreender o código.
GOSTEI 0
Michelli88
26/07/2005
Na faculdade aprendi assim:
mas agora uso assim e acho mais facil de visualizar
[b:f816597451]acho q fica mais enxuto...[/b:f816597451]
procedure exemplo; begin if (condição) then begin comando; end; else begin comando; end; end;
mas agora uso assim e acho mais facil de visualizar
procedure exemplo; begin if (condição) then begin comando; end; else begin comando; end; end;
[b:f816597451]acho q fica mais enxuto...[/b:f816597451]
GOSTEI 0
Raianemg
26/07/2005
entendi sua crítica e concordo plenamente, é q não havia percebido isso antes, normalmente uso a tecla tab e pronto, ela se responsabilisa pelo resto, mas de qualquer forma, fico mais aliviada. um q não entendo é quando colocam o begin no final da linha tipo
não me acostumo a fazer assim.
isso é triste na programaçao criamos tantos vícios.
abraços
if <condicao> then begin comando end;
não me acostumo a fazer assim.
isso é triste na programaçao criamos tantos vícios.
abraços
GOSTEI 0
Massuda
26/07/2005
Não entendo porque falar em ´forma correta´... o que existe é estilo (pessoal) de escrever.
Já ví/li muito código escrito (por mim ou outras pessoas) da forma que estão classificando aqui como ´correta´ mas com pequenas variações (mais ou menos tabs/espaços, põe/não põe tab/espaço antes do begin, etc) ou da forma ´incorreta´ (feito eu que costumo usar o que o pessoal gringo chama de ´hanging begin´, o begin pendurado no fim da linha) mas o que sempre me atrapalhou não foi o fato da pessoa seguir este ou aquele estilo mas sim o fato da pessoa ficar mudando de estilo dentro de um mesmo fonte, ou pior, não ter estilo algum.
Saindo um pouco do tópico... De que adianta se preocupar em formatar bonitinho o programa se o código está cheio de form1, edit2, form34, label879 ao invés de NomesQueFazemSentido? Mais do que ser bonito de ler, o código tem que ser fácil de entender e isso só se consegue se o estilo de escrita for uniforme ao longo do código e seguir regras que favoreçam o entendimento. Afinal, a pessoa mais importante que vai ler o código fonte é você e não o compilador.
Dica: para formatar o código fonte automaticamente, pode-se usar o [url=http://www.dow.wau.nl/aew/DelForExp.html]DelForExp[/url] (Delphi Formatter Expert, freeware com fontes).
Já ví/li muito código escrito (por mim ou outras pessoas) da forma que estão classificando aqui como ´correta´ mas com pequenas variações (mais ou menos tabs/espaços, põe/não põe tab/espaço antes do begin, etc) ou da forma ´incorreta´ (feito eu que costumo usar o que o pessoal gringo chama de ´hanging begin´, o begin pendurado no fim da linha) mas o que sempre me atrapalhou não foi o fato da pessoa seguir este ou aquele estilo mas sim o fato da pessoa ficar mudando de estilo dentro de um mesmo fonte, ou pior, não ter estilo algum.
Saindo um pouco do tópico... De que adianta se preocupar em formatar bonitinho o programa se o código está cheio de form1, edit2, form34, label879 ao invés de NomesQueFazemSentido? Mais do que ser bonito de ler, o código tem que ser fácil de entender e isso só se consegue se o estilo de escrita for uniforme ao longo do código e seguir regras que favoreçam o entendimento. Afinal, a pessoa mais importante que vai ler o código fonte é você e não o compilador.
Dica: para formatar o código fonte automaticamente, pode-se usar o [url=http://www.dow.wau.nl/aew/DelForExp.html]DelForExp[/url] (Delphi Formatter Expert, freeware com fontes).
GOSTEI 0
Dedi
26/07/2005
O estilo que uso para endentar o codigo pode ser errado para aqueles que criaram ou seguem o padrão, para meu melhor rendimento na costrução de rotinas e para uma posterior manutenção no codido faço assim:
procedure TForm2.BitBtn1Click(Sender: TObject); begin if length(Removechrinval(Trim(edit1.Text)))< 2 then begin MessageBox(Handle, ´Nome de tarefa faltando ou incompleto´, ´Information´, 64); exit; end; if BitBtn2.Tag=0 then begin if FileExists(Local_Apld+Removechrinval(Trim(edit1.Text)+´.taf´)) then begin MessageBox(Handle, ´Nome de tarefa já existe´, ´Information´, 64); exit; end; end; if Tag=0 then adicionou:=true; Atarefa.Items.SaveToFile(Local_Apld+Removechrinval(Trim(edit1.Text))+´.taf´); close; end;
GOSTEI 0
Marcosrocha
26/07/2005
if Condition then DoSomething else begin DoThat; DoThis; end;
I := 0; J := 10; while I < J do begin Caption := IntToStr(I); Inc(I); Sleep(500); end;
for I := 1 to 100 do begin Caption := IntToStr(I); Sleep(500); end;
procedure TForm1.BitBtn1Click(nil); var I: Integer; begin I := 0; Caption := IntToStr(I); ShowMessage(´Click on OK´); Inc(I); Caption := IntToStr(I); end;
// esse eu faço do jeito que acho "elegante" // embora eu conheça outra maneira (que no site da Borland está diferente) case ShowMessage(´Pressione um botão!´,mtConfirmation,[mbYes,mbNo],0) of IDYes: // meu jeito begin DoSomething; DoSomethingElse; end; IDNo: // peguei no site da borland begin DoThat; DoThis; ShowMessage(´What you want more else?´); eng; end;
Tento seguir ao máximo os exemplos da ajuda do Delphi e seus padrões...
GOSTEI 0