Formatação de Datas

Delphi

01/04/2003

Olá pessoal,

Preciso fazer um formulário que exiba o seguinte:

1º) Um calendário, ok, já foi colocado;
2º) Um DBGrid que exibe uma consulta com todos os compromissos do dia, ok, já está feito.

PROBLEMAS:
3º) Outra consulta que exiba todos os compromissos do mês, como faço essa formatação, digitando apenas o mês?
4º) Um aviso q informe a data comemorativa, por exemplo, se eu abrir agora ele me retornará a seguinte mensagem: ´Hoje é o dia da mentira.´, como faço para que ele reconheça apenas o dia e o mês, ignorando o ano, para que todos os anos estas mensagens sejam exibidas corretamente?

Grato por sua ajuda,

Ilano.

Ilanocf

Ilanocf

Curtidas 0

Respostas

Gilsonlongo

Gilsonlongo

01/04/2003

Estou trabalhando em um relatório onde os vencimentos das duplicatas que cairem em sábado e domingo, devem ser mostrados na segunda.

Pergunta:
- Como incluir esta validação na instrução sql do relatório?

Se possível me retorna,

Obrigado,

gilsonlongo@terra.com.br

Selecionar conforme o mês: Select * from SuaTabela where Extract(Month from SeuCampoData) = MesDesejado Funciona da mesma forma para o dia. Para vc reconhecer um feriado/comemorativa você precisa de uma tabela com essas datas/dias cadastrados (creio que você já tenha). Depois é só fazer: Select * From SuaTabela ST Left Join TabelaFeriados TF on ( Extract(Month from TF.CampoData) = Extract(Month from ST.CampoData) and Extract(Day from TF.CampoData) = Extract(Day from ST.CampoData) ) Acho que é isso

GOSTEI 0
POSTAR