Formulario de progresso....
Boa noite pessoal.. Estou precisando criar um form de progresso.. por exemplo tenho um form que serve para localizar clientes... so que além de ter muitos clientes cadastros uso um servidor online... mysql... com dbexpress.. então quando estou consultando um cliente normalmente traz tudo certinho so que demora um pouco e a tela as vezes congela gostaria de colocar um form dizendo tipo aguarde o carregamento... qual seria a melhor forma de fazer isso...
Delphi Xe5.
Mysql remoto com dbexpress...
Delphi Xe5.
Mysql remoto com dbexpress...
Jhonatan Amaral
Curtidas 0
Respostas
Mateus Carvalho
07/06/2015
Cara, se eu fosse você, utilizaria threads.
Threads nada mais é do que processo em segundo plano, ou seja, você pode colocar o processo de localizar em segundo plano. Isso evita o congelamento da tela, além de que, com isso, você pode colocar qualquer tipo de mensagem, seja uma gif, barra de progresso, etc.
Basicamente, para fazer esse processo, é muito simples, mais recomendo você dar uma pesquisada em threads no delphi.
A curto prazo, antes de começar a rotina de localizar, faça algo parecido:
,
Espero ter ajudado, mais o código acima, é uma gambiarra, recomendo o hreads.
Att
Threads nada mais é do que processo em segundo plano, ou seja, você pode colocar o processo de localizar em segundo plano. Isso evita o congelamento da tela, além de que, com isso, você pode colocar qualquer tipo de mensagem, seja uma gif, barra de progresso, etc.
Basicamente, para fazer esse processo, é muito simples, mais recomendo você dar uma pesquisada em threads no delphi.
A curto prazo, antes de começar a rotina de localizar, faça algo parecido:
,
application.processmessage; panel1.visible := true; //pensei em um painel, no meio da tela, com a mensagem "Pesquisando" frm1.enable := false; // desabilita o form em questão para que o usuário não seja usuário hehe application.processmessage; //coloque sua rotina de pesquisa //fim da rotina application.processmessage; panel1.visible := false; frm1.enable := true; application.processmessage;
Espero ter ajudado, mais o código acima, é uma gambiarra, recomendo o hreads.
Att
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
07/06/2015
colega, qual delphi você esta usando ?
GOSTEI 0
Jhonatan Amaral
07/06/2015
Delphi Xe5... Aceito então em exemplo com como usar com a thread para este caso....... obrigado a todos...
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
07/06/2015
É meio complicado falar, pois como não tenho acesso ao seu código. Abaixo tem um link do DevMedia, muito bom por sinal, que vale uma lida. Mais basicamente, o Threads nada mais é que um form que funciona em segundo plano.
https://www.devmedia.com.br/delphi-threads-utilizando-threads-em-delphi/31705
Att
https://www.devmedia.com.br/delphi-threads-utilizando-threads-em-delphi/31705
Att
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
07/06/2015
colegar gostaria de saber se o seu caso esta finalizado ?
GOSTEI 0
Jhonatan Amaral
07/06/2015
Obrigado pelas opiniões.. Finalizado..
GOSTEI 0