Formulários quot;recortadosquot; de acordo com o contorno

Delphi

21/10/2004

Como fazer com que um formulário tome a forma de uma imagem ?

- sendo esta imagem em formato GIF e com algumas partes transparentes ao redor, por exemplo, com os cantos arredondados.
- deixar com o mesmo estilo dos discadores.
- podendo mover este formulário.
- SEM usar componentes extras, talvez apenas o RXLib por causa da imagem em formato GIF

Caso não tenham uma resposta exata para este problema,
deixem algumas sugestões.

obrigado

Tiba

Tiba

Curtidas 0

Respostas

Keitarosan

Keitarosan

21/10/2004

Eu fiz um componente que faz exatamente isso, mas ele usa imagem BMP, você define que a cor tal vai ser a transparencia, daí ele varre a imagem buscando por essa cor e corta o formulário bem no formato desejado, tudo isso em questao de milesimos :wink:

Interessa ou só quer se for com GIF?? :roll:

GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

21/10/2004

meu colega KeitaroSan, você poderia me enviar esse componente?

emerson.en@ig.com.br

GOSTEI 0
Tiba

Tiba

21/10/2004

Uma tentativa ..

Coloquei o form como transparente ..
Form1.Brush.Style := bsClear;

a borda do form eu tirei ...
Form1.BorderStyle := bsNone;

o Image como transparente ..
Image1.Transparent := True;

Problemas:
- as partes de cor Branca da imagem apresentam problemas, com falhas alternadas entre transparencia e o próprio branco da imagem.
- quando se arrasta o form, as partes transparentes da imagem ficam com o mesmo fundo de antes de ser arrastado.

GOSTEI 0
Tiba

Tiba

21/10/2004

Eu fiz um componente que faz exatamente isso, mas ele usa imagem BMP, você define que a cor tal vai ser a transparencia, daí ele varre a imagem buscando por essa cor e corta o formulário bem no formato desejado, tudo isso em questao de milesimos :wink: Interessa ou só quer se for com GIF?? :roll:

Poderia me enviar para que eu possa dar uma olhada ?

oscar@sofolha.com.br

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

21/10/2004

http://www.geocities.com/keitarosan2k4/keisan_bmprgn.zip

O link aí em cima pra quem quiser pegar, aproveite pq o Geocities vive apagando meus arquivos =P

Depois de selecionado a imagem BMP, basta chamar o procedimento ApplyRegion e entao seu form será recortado :D

Se alguem quiser ver um executavel rodando com esse componente, peguem meu Player, o link está na minha assinatura :wink:

GOSTEI 0
Tiba

Tiba

21/10/2004

obrigado por disponibilizar o componente ...

agora vou ter q verificar a possibilidade de trabalhar mesmo com bmp...

Caso alguém tenha alguma sugestão ou solução para esse meu problema sem usar componente extra e utilizando imagens em formato GIF eu agradeceria

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

21/10/2004

obrigado por disponibilizar o componente ... agora vou ter q verificar a possibilidade de trabalhar mesmo com bmp... Caso alguém tenha alguma sugestão ou solução para esse meu problema sem usar componente extra e utilizando imagens em formato GIF eu agradeceria

Porque você não adapta o componente para aceitar GIF??

GOSTEI 0
Tiba

Tiba

21/10/2004

estou verificando o fonte do componente.

GOSTEI 0
Tiba

Tiba

21/10/2004

Um problema mesmo usando o seu componente KeitaroSan ...

Na minha figura contém cantos arredondados .... e nestes cantos está aparecendo um pouco da cor que eu coloquei para ser transparente ..

como eu poderia eliminar essa falha do form ?

GOSTEI 0
Marcelo Saviski

Marcelo Saviski

21/10/2004

Você ta´mbém pode usar um programinha para isso, chamado [color=blue:ba5d6e2743]gabesoddform[/color:ba5d6e2743], procure por ele aqui no fórum.

GOSTEI 0
POSTAR