Frameworks PHP

PHP

13/03/2014

Fala Pessoal Blz?

Gostaria de saber se alguém tem algum material/ projeto exemplo sobre o codeigniter o cake e o laravel...
quais as diferenças de um para o outro e se valem a pena utilizar

att,
Carlos Proença

Carlos Proença

Curtidas 0

Respostas

Willian Cakephp

Willian Cakephp

13/03/2014

Eu tenho um blog que criei a pouco tempo. Lá existem informações sobre o CakePHP(Quando Utiliza-lo, Porque Utilizar, etc...)

Ele é bem novo, tem apenas 1 semena, mas estou trabalhando para sempre ter algum conteúdo novo por dia....

Acho que vale a pena dar uma olhada.
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

Qual a url do seu site?

La tem algum artigo com uma comparação deles? e projetinhos de exemplo com eles?

att
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

13/03/2014

Olá!
Não sei se é teu interesse, mas eu vi esse curso aqui no site Devmedia:
Curso de CodeIgniter com PHP: Criando uma Loja Virtual
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

13/03/2014

contribuindo:

[url]http://cakephptutorial.com.br/[/url]
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

Marisiana

é do meu interesse sim e eu estou acompanhando este curso rs

muito obrigado !!! se encontrar outros é só falar

Marcio

Eu vi seu site em outro topico e dei uma olhada parece bem legal ... e parece que vc esta entusiasmado com o cake...

eu estou voltando agr a mexer com php tava só com java... dai estou vendo as diferenças e melhorias de cada um desses frameworks
e assim saber em qual investir os estudos...

att

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

13/03/2014

Por nada Carlos!!
Se eu encontrar, eu compartilho... =)
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

13/03/2014

este curso, tenho muito interesse.
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

Pessoal, estou com uma duvida sobre o cake...

como funciona o esquema de templates dele e como consigo separar o HTML do PHP com ele para a view?


flwww
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

n existe??

tipo no laravel eu posso usar o [[variavel]] para passar um conteudo para a view...

no cake não tem??

att
GOSTEI 0
Bruno Betioli

Bruno Betioli

13/03/2014

Dentro da pasta "%root_cake%/app/Views/Layouts/" têm o arquivo default.ctp

Neste arquivo você fará o layout da sua página, cabeçalho, rodapé... no corpo dela é que é chamado as views do projeto, de acordo com a URL. Neste default.ctp que você fará referência aos javascripts e css do seu projeto.

Quanto à mistura do HTML com o PHP, é meio que inevitável, que isso aconteça em alguma hora. Mas, por estar utilizando um framework, acontece o mínimo possível. Se você utilizar bem, os únicos lugares onde você irá misturá-los serão nas views. Lá, você implementará os elementos HTML correspondentes ao CSS que você já tem. Lá e no já citado default.ctp

Ficou mais ou menos claro? Também sou novo no cake, to partindo para o meu primeiro projeto nele hehehe


GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

hmm
deu pra entender sim...

mas a minha duvida eh exatamente isso msm... como naõ misturar na view o php x html....

pq na view tem tanto php qnt html qnt css e javascript ....

e ainda se eu usar um Ext js ou angular js na view como ficaria?

mas foi muito util sua explicação rs

att.
GOSTEI 0
Bruno Betioli

Bruno Betioli

13/03/2014

O que você pode fazer é misturar o mínimo possível. Não dá pra fazer uma tabela que será preenchida com dados do banco sem misturar o PHP e CSS. Você trabalhará a interação entre ambos de uma forma bem parecida àquela que você faria trabalhando apenas com PHP. Você pode carregar CSS e JS nas views também, mas, se for algo que você carregará em todas as páginas, porque não carregar no default.ctp ?

Quanto ao angular o ext js, creio que você teria que fazer uma pesquisa no google para ajudar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

13/03/2014

Desculpa interferir na conversa de vocês!
Mas encontrei essa matéria no site que fala sobre o CakePHP [url]https://www.devmedia.com.br/por-que-usar-o-cakephp/24437[/url]
Achei interessante e é bem objetivo, ótimo pra quem quer saber resumidamente pra que serve o CakePHP e no final ainda tem os links e instruções pra quem quer baixar e começar a utilizar...
GOSTEI 0
Bruno Betioli

Bruno Betioli

13/03/2014

Desculpa interferir na conversa de vocês!
Mas encontrei essa matéria no site que fala sobre o CakePHP [url]https://www.devmedia.com.br/por-que-usar-o-cakephp/24437[/url]
Achei interessante e é bem objetivo, ótimo pra quem quer saber resumidamente pra que serve o CakePHP e no final ainda tem os links e instruções pra quem quer baixar e começar a utilizar...


hehehe é tudo público, sem neura

vale como referência... pra quem tá iniciando mesmo... há muita coisa sobre o cake, até mesmo aqui na devmedia

Busca Cakephp no DevMedia

Haja tempo pra ler tudo hehehe
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

13/03/2014

É verdade, tem muito material, só falta tempo pra estudar tudo...!
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

13/03/2014

Carlos, bom dia! Segue link contendo o comparativo entre todos, ou maioria, dos frameworks de PHP.

http://www.phpframeworks.com/

Em breve colocarei meu blog no ar feito em Cake, onde tratará como assunto principal tb o Cake. No máximo na segunda semana de Maio está no ar.

Abraço.
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

Fala Rafael blz?

cara manda bala... quanto mais informação melhor =] e para beins pela iniciativa!

agora.... sobre o link eu achei muito bacana.... só n entendi uma coisa la tem um "-" na parte de templates quando fala do cake mas.... no cake tem templates sim... eu só n gostei muito... pq mistura muito php e html.... e como eu to voltando agr pro php depois de mergulhar no java... fiquei meio fresco kkkkk

to pensando em criar um plugin para templates... no estilo JSF para o php... esse projeto ta na fila... ainda n comecei.... mas vo faze uma hora ou outra....

se alquem quiser ajudar que manja mais ai.. hehe

mais vlwwww

att.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

13/03/2014

Rafael, ja fico no aguardo, ter mais materiais sobre isso, é sempre importante. obrigado.
GOSTEI 0
David Sylvestre

David Sylvestre

13/03/2014

Para tirar duvidas de laravel, nada melhor que a comunidade[1] :D


[1] - http://www.laravel.com.br/aprenda-laravel/
GOSTEI 0
Raphael Souza

Raphael Souza

13/03/2014

Fala Rafael blz?

cara manda bala... quanto mais informação melhor =] e para beins pela iniciativa!

agora.... sobre o link eu achei muito bacana.... só n entendi uma coisa la tem um "-" na parte de templates quando fala do cake mas.... no cake tem templates sim... eu só n gostei muito... pq mistura muito php e html.... e como eu to voltando agr pro php depois de mergulhar no java... fiquei meio fresco kkkkk

to pensando em criar um plugin para templates... no estilo JSF para o php... esse projeto ta na fila... ainda n comecei.... mas vo faze uma hora ou outra....

se alquem quiser ajudar que manja mais ai.. hehe

mais vlwwww

att.



Não tinha reparado nisso...rs
A forma com que o cake lida com com os layouts não deixa de ser uma prática de template. Não manjo muito de JSF, mas acredito que este conceito de template no JSF seja bem mais fiel ao conceito praticado pelo cake. O que acha? Não sei se estou falando besteira, pois sou leigo em JSF. Essa é uma opinião formada tendo como base experiência de colegas que trabalham com essa tecnologia e que foram compartilhadas nos happy hours da vida...rs

Pra te falar a verdade essa questão de template é uma coisa que me aborrece um pouco no cake. Como é chato começar um novo projeto e pincelar aquele CSS padrão dele..rssss
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

hehehe...

vdd... mas n vi nenhum framework tao intuitivo qnt o cake... ele fala tudo na tela de boas vindas...

mas assim... o jsf.... n eh = do cake n... por exemplo... falando de java o template do cake esta mais para Scriptlets do java web...


por exemplo oq eu quero fazer eh o seguinte....

imagina que no meio do html vc coloca <dataTable value=$clientes> e ele coloca pra vc uma tabela bunitinha feita com o bootstrap por exemplo....
e eu penso em criar um plugin que interprete esses caras e crie a tabela.... da msm forma que no jsf....

e a parte de template eu gostaria de fazer com ajax para mudar o conteudo da pag.

mas eu to muito sem tempo... pois estou estudando para a certif de java EJB mas se alguem quiser ajudar no projeto acho que vai ficar muito legal!!!


att.
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

e eu tambem gostaria de saber.... comparando o cake com o laravel.... quais as vantagens e desvantagens...


e pra usar o cake e o laravel com Extjs como seria??


att
GOSTEI 0
David Sylvestre

David Sylvestre

13/03/2014

e eu tambem gostaria de saber.... comparando o cake com o laravel.... quais as vantagens e desvantagens...


e pra usar o cake e o laravel com Extjs como seria??


att


Com o cake eu nao sei, mas com laravel, segue exemplo
http://www.laravel.com.br/crud-laravel-extjs/

Antes de usar qualquer framework, aconselho ler esse artigo.
http://www.laravel.com.br/desenvolvimento-com-frameworks-bom-ou-mau/
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

13/03/2014

heheh....

otimo texto sobre frameworks..... mas ja so macacovelho em dev.... uso ext com java.. e ja usei php entre outros profissionalmente... só estou afastado pois estou no mundo java dai... ja viu neh kkkk


mais vlw ai pelo crud com laravel.... mas alguem sabe comparar ele com o cake?


att.
GOSTEI 0
POSTAR