funções matématicas
olá pessoal tudo beleza !! ae !
Bem eu queria saber como fazer uma equação do segundo grau no delphi, eu até vi em algum site mas nõa lembro mas, e eu queria uma ajuda de vcs ! Ah aproveitando aonde poderia encontrar funções matemáticas de todos tipos no Delphi?
Vlw abraços :lol:
Bem eu queria saber como fazer uma equação do segundo grau no delphi, eu até vi em algum site mas nõa lembro mas, e eu queria uma ajuda de vcs ! Ah aproveitando aonde poderia encontrar funções matemáticas de todos tipos no Delphi?
Vlw abraços :lol:
Raizen
Curtidas 0
Respostas
Marcelo Saviski
16/09/2003
Para usar algumas funções matemáticas, declare no [b:7da60fcbf5]uses[/b:7da60fcbf5] a unit[color=blue:7da60fcbf5]Math[/color:7da60fcbf5]´
GOSTEI 0
Cebikyn
16/09/2003
Em http://delphi-jedi.org/ tem diversas funções matemáticas, de todo o tipo. Aqui no fórum também tem algums tópicos com funções matemáticas, tem até um código para cálculo de integrais em algum lugar.
E abra a unit Math, indicada pelo Marcelo e vc verá as funções matemáticas que vêm com o Delphi.
---------------------------------------------------
O que exatamente vc quer fazer com a equação de segundo grau? Resolver, mostrar o gráfico ou simplesmente calcular valores de y em função de x? Vc quer usar apenas uma equação ou quer que o usuário digite-a?
Se tiver alguma função que vc não achou nem na unit Math, nem no site que eu indiquei, nem no fórum, deixe uma msg.
E abra a unit Math, indicada pelo Marcelo e vc verá as funções matemáticas que vêm com o Delphi.
O que exatamente vc quer fazer com a equação de segundo grau? Resolver, mostrar o gráfico ou simplesmente calcular valores de y em função de x? Vc quer usar apenas uma equação ou quer que o usuário digite-a?
Se tiver alguma função que vc não achou nem na unit Math, nem no site que eu indiquei, nem no fórum, deixe uma msg.
GOSTEI 0
Raizen
16/09/2003
Marcelo e cebikyn vlw pelo toke, eu consegui o que eu pretendia,ah cebikyn eu quero apenas calcular y em funçao de x, e quero q o usuario digite os valores,
Vlw pela atenção !!!
Vlw pela atenção !!!
GOSTEI 0
Cebikyn
16/09/2003
Como vc já conseguiu o que precisava, vou por o código aqui caso mais alguém queira:
Y em função de X:
Resolver a equação (achar x para que y seja 0):
Y em função de X:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var a,b,c,y,x: Extended; // y = a*x^2 + b*x + c begin a:=StrToFloat(edtA.Text); b:=StrToFloat(edtB.Text); c:=StrToFloat(edtC.Text); x:=strToFloat(edtX.text); edtY.Text:=FloatToStr(a*Power(x,2)+b*x+c); end;
Resolver a equação (achar x para que y seja 0):
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); var a,b,c,x1,x2: Extended; // a*x^2 + b*x + c = 0 // x1 = [-b + &8730;(b^2-4*a*c)] / 2 // x2 = [+b + &8730;(b^2-4*a*c)] / 2 begin a:=StrToFloat(edtA.Text); b:=StrToFloat(edtB.Text); c:=StrToFloat(edtC.Text); edtX1.Text:=FloatToStr((-b+sqr(Power(b,2)-4*a*c))/(2*a)); edtX2.Text:=FloatToStr((-b-sqr(Power(b,2)-4*a*c))/(2*a)); end;
GOSTEI 0
Marcelo Saviski
16/09/2003
Estava ´fuçando´ por ai, e acabei descobrindo que no próprio site da Clube Delphi tem uma matéria muito boa sobre funções matemáticas no Delphi,
o link é esse: http://www.clubedelphi.com.br/artigos/fmatematic.html
flw
o link é esse: http://www.clubedelphi.com.br/artigos/fmatematic.html
flw
GOSTEI 0