Gerador de Relatórios para Delphi 2009

Delphi

30/06/2009

Olá Pessoal.

Estou usando o Delphi 2009 e tô com a impressão que o Rave que veio nele tá cheio de bugs.... e não tenho como atualizar. Por isso quero usar algum outro gerador de relatórios.

Alguém conhece algum gerador de relatórios FREE COMPATÍVEL com o Delphi 2009?

Gerador bem simples, meus relatórios são basicamente pura listagem....

Valeu,

Willian

Willian

Willian

Curtidas 0

Respostas

Willian

Willian

30/06/2009

sobe

GOSTEI 0
.lg.

.lg.

30/06/2009

Talvez não seje bugs.
Teria como você citar o que ou quais bugs estão aparecendo para você!?
Talvez eu possa lhe ajudar.

.LG.

GOSTEI 0
Willian

Willian

30/06/2009

Sim, claro, e obrigado pela disposição em ajudar.

Eu li sobre alguns bugs no Google ao pesquisar a solução para o meu problema. O meu problema em específico é que o nome da impressora aparece em caracteres ilegíveis e ele não imprime. Detalhe: todas as impressoras estão instaladas e funcionando e aparecem listadas corretamente no Painel de Controle: só o Rave apresenta o problema.

Alguma sugestão?

GOSTEI 0
Jose Luiz

Jose Luiz

30/06/2009

Colega..

pq vc não usa o QuickReport, se precisar tenho ele para delphi 2009 e posso te enviar. e só vc me enviar o seu e-mail..

Jose Luiz

GOSTEI 0
Willian

Willian

30/06/2009

Olá José Luiz.

Eu aceito sim!!! Eu vou tentar resolver o problema com o Rave (afinal, já vem com o Delphi e parece ter mais recursos), se não conseguir eu parto para o Quick! Por favor, mande pro meu e-mail: profwillian@ig.com.br

Valeu, muito obrigado!

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

30/06/2009

veja em edn.embarcadero.com na sua area de downloads registrados, pois já tem um update para o Rave que corrige muitos problemas.

Não temos recebido nenhuma reclamação desde esta correção.

abs

BL

GOSTEI 0
.lg.

.lg.

30/06/2009

este problema do nome da impressora aparecer doidão... também tenho este problema.
Vou ver na edn pra ver o update. Talvez resolva o problema.

GOSTEI 0
Willian

Willian

30/06/2009

O problema é o download para usuários não registrados......

GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

30/06/2009

Isso não é o problema.

Se voce está com um trial eu consigo gerar uma atualização para voce bastando me informar seu usuário e o seu trial feito no EDN. Para isso me contate via email diretamente: bruno.lichot@borland.com

Caso sua versão seja não oficial, vamos dizer desta forma :), eu realmente não tenho como ajudar.

Se voce possui o produto registrado legalizado, basta entrar na sua area de downloads de produtos registrados no EDN e baixar, está tudo disponível lá.

abs

BL

GOSTEI 0
Willian

Willian

30/06/2009

Mandei pro seu e-mail!

Obrigado.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

30/06/2009

Se você quiser open source tem o fortes report, não sei qual é o andamento do projeto.

para delphi 7 eu gostava muito do fast report. A licença dele não é cara, ele vem com fontes, tem muito mais recursos que o rave, tem pra todos os delphis, pra várias linguas, você pode fazer seu proprio editor de relatorio pra dar pro cliente em português. E tem representante no Brasil. Exporta pra excel, html, pdf etc.

Eu te aconselho a sempre fazer os seus relatorios independente de engine. Crie uma interface, tipo wrapper, que encapsule as funções básicas de relatórios, depois é só codificar sua interação com as engines. (lógico que você terá que ´redesenhar´ seus relatórios se for trocar de engine, mas uma parte do serviço será facilitada)

GOSTEI 0
Facc

Facc

30/06/2009

[quote:d1cf22b16d=´vitor^_^´]
Eu te aconselho a sempre fazer os seus relatorios independente de engine. Crie uma interface, tipo wrapper, que encapsule as funções básicas de relatórios, depois é só codificar sua interação com as engines. (lógico que você terá que ´redesenhar´ seus relatórios se for trocar de engine, mas uma parte do serviço será facilitada)[/quote:d1cf22b16d]

Amigo vc tem algum tutorial de como criar os relatórios dessa forma?
Entrei no site do fortes report e só achei para o Delphi 2k5VCL, pode instalar normal no Delphi2k9?

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

30/06/2009

Como ele vem com os fontes, recompila as packages no d2009 e tenta instalar. Talvez de um erro ou outro por causa de um recurso, unit ou função que ou mudou de nome ou de lugar, mas nada muito escabroso. A não ser que tenham recursos que não existam mais mesmo.

Agora o tutorial... não tem muito segredo, mas vai de criatividade. Vou esboçar um modelo, quanto mais você detalhar esse modelo, mais flexível será seu código. Você sabe como usar factory method e abstract factory? Sabe também como criar relatórios no rave ou no quick report ´no braço´, isto é, sem usar os componentes?

É uma coisa que vai dar muito trabalho pra fazer, mas que vai te poupar trabalho no futuro.

primeiro de tudo de uma olhada nos conceitos acima.

Crie uma classe que abstraia a função básica de um relatório, por exemplo:

TRelatorio = class(tobject)
....
property sql: string;
property altura: integer;
property largura: integer;
property fonte: TFont;
property Dataset: Tdataset;
porperty Banco: <teu banco de dados>;
procedure Imprimir;

e assim por diante, detalhe bem essa estrutura e flexibilize bastante.
Crie um descendente desta classe especializado em cada engine de relatório que você deseja, e um factory method para criar a classe certa quando necessário. No método imprimir você instancia a engine apropriada, alimenta os datasets e todas as propriedades que precisar, layout, papel etc e depois manda o método imprimir da engine.

É um esquema bem teórico, e não é muito fácil de fazer, mas você aprenderá bastante fazendo. Dificil mesmo seria criar seu próprio mecanismo de relatório, mas conheço uns caras que fizeram isso via canvas.

O Delphi sempre ´veio junto´ com um mecanismo de relatórios, mas nunca era um mecanismo próprio, sempre era de terceiros, um dia foi o quick, outro dia foi o rave (que é da nevrona), e quem migrou do 6 pro 7 e do 7 em diante estranhou a falta do quick. A melhor forma de evitar isso sem ter que migrar tudo é optar por comprar uma licença de um gerador de relatórios de terceiros, tipo um fast report (muito bom, recomendo) ou um crystal report e usar ela sempre, do começo ao fim, mesmo que mude a versão do delphi.

Visualizar as queries num dbgrid e exportar os resultados ´no braço´ para excel ou word também pode ser uma boa, porque fica bastante flexível para o cliente fazer o que quiser quanto a formatação e impressão. E cumpre o seu objetivo, servindo para visualizar e imprimir dados e estatísticas.

Embora o Rave e o Fast ou quick etc etc etc facilitem bastante a vida, sempre tem aquele relatorio agrupado, com 3 ou quatro queries aninhadas, todas com joins, número variável de filtros, opções de formatação condicional etc e tals tão complicados de se fazer que as vezes fazer com uma dessas ferramentas pode ser um inferno, compensando mais fazer na mão.

GOSTEI 0
POSTAR