Gerador de Relatórios
Gostaria aki de abrir um tópico de discussão sobre os geradores de relatórios para Delphi. Sabemos que existem vários - QuickReport, ReportBuilder, CristalReport, FastReport, etc . . .
Gostaria da opinião sobre essas ferramentas já que muitos tem dúvidas a respeito de qual é melhor, vantagens e desvantagens, enfim tentar encontrar o que há de melhor para gerar relatórios.
Gostaria da opinião sobre essas ferramentas já que muitos tem dúvidas a respeito de qual é melhor, vantagens e desvantagens, enfim tentar encontrar o que há de melhor para gerar relatórios.
Amilton/pr
Curtidas 0
Respostas
Gtts
26/02/2005
Eu uso o QuickReport por achar simples e também porque possui todos recursos que por enquando necessito.
GOSTEI 0
Elixandre
26/02/2005
bem já trabalhei basicamente com os mais ultilizados, não é justo dizer q este ou aquele outro não presta , todos os relatório que precisei o quickreport dava possibilidade direta ou indiretamente, mas claro tem vários bugs e poderia ter alguns recursos q relatórios tipo reportbuilder,Rave e o fastreport tem ...
como por exemplo :
relatório crosstab
editor de relatório embutido no exe
subrelatórios mais integrados,
codido em runtime mais fácil
exportação para diversos formados como : rtf,xls,xml,bmp,html,pdf ...
e vários outros perfeitos ...
o quickreport na versão profissional tem um pacote que melhora o recurso de exportação mas com alguns defeitos e dificuldades por exemplo, quer trabalhar com pdf , então distribuia com executável uma dll, quer um arquivo para word exporte para rtf , mas ñ espere q seja igual , esqueça TQrSharp ou qualquer imagem q vc coloque no relatório, crosstab nem pensar
bem em fim dos q existe hoje o único ñ acho viável é o cristal , tem muito recurso ? tem ... mas tudo via ocx,dll ... é um caos , imagina ainda colocar na mesma máquina programas com versões anteriores ou posteriores do cristal com de outro aplicativo já instalado , isto é muito
problemático.
hoje os gerenciadores de relatórios coloco nesta ordem :
1º. Fastreport
2º reportbuilder
3º rave
4º quickreport
5º Cristalreport
como por exemplo :
relatório crosstab
editor de relatório embutido no exe
subrelatórios mais integrados,
codido em runtime mais fácil
exportação para diversos formados como : rtf,xls,xml,bmp,html,pdf ...
e vários outros perfeitos ...
o quickreport na versão profissional tem um pacote que melhora o recurso de exportação mas com alguns defeitos e dificuldades por exemplo, quer trabalhar com pdf , então distribuia com executável uma dll, quer um arquivo para word exporte para rtf , mas ñ espere q seja igual , esqueça TQrSharp ou qualquer imagem q vc coloque no relatório, crosstab nem pensar
bem em fim dos q existe hoje o único ñ acho viável é o cristal , tem muito recurso ? tem ... mas tudo via ocx,dll ... é um caos , imagina ainda colocar na mesma máquina programas com versões anteriores ou posteriores do cristal com de outro aplicativo já instalado , isto é muito
problemático.
hoje os gerenciadores de relatórios coloco nesta ordem :
1º. Fastreport
2º reportbuilder
3º rave
4º quickreport
5º Cristalreport
GOSTEI 0
Lnunes
26/02/2005
Até hoje só utilizei o quick report, o rave report, o forte report eo free report ,e na minha opinião o free report (versão freeware do fast report) é o melhor,contudo para quem está começando é um pouco complicado ,pois particamente não existe dicas sobre ele na internet.
Na minha opinião os melhores são:
1° - Free Report
2° - Rave Report
3° - Forte Report
4° - Quick Report
Na minha opinião os melhores são:
1° - Free Report
2° - Rave Report
3° - Forte Report
4° - Quick Report
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Gostaria de entender essa questão de versões . . . FastReport, Fortes e Free Report. Qual é a versão free de qual, qual é pago, enfim . . .
GOSTEI 0
Mozico
26/02/2005
O Crystal Reports e o melhor gerador de relatorios do mercado......
seu poder e incomparavel...(webservices, xml, e etc) nao tem como comparar....
ate gravar na base de dados o mesmo faz..!
[ ]´s
seu poder e incomparavel...(webservices, xml, e etc) nao tem como comparar....
ate gravar na base de dados o mesmo faz..!
[ ]´s
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Tudo bem, mas e quanto a distribuição aos clientes, naum tem q instalar umas Dlls ou um instalador(não sei ao certo) enquanto os outros fica compilado no executável? Como é isso?
GOSTEI 0
Mozico
26/02/2005
sim....
precisam ser distribuidas algumas dlls....mais isso pode ser resolvido com merge modules disponivel no site do fabricante....
ou seja atraves dos merge modules.....vc pode incluir as dlls do crystal no instalação do seu sistema.....quando c utiliza firebird....tmb temos 2 opcoes ou instalamos ele separado do nosso sitema...ou incluimos seus merge modules no setup.... e vai td ´junto..´
acrescentando: o fortes reports tmb e otimo....ja usou...???
blz..
[ ]´s
precisam ser distribuidas algumas dlls....mais isso pode ser resolvido com merge modules disponivel no site do fabricante....
ou seja atraves dos merge modules.....vc pode incluir as dlls do crystal no instalação do seu sistema.....quando c utiliza firebird....tmb temos 2 opcoes ou instalamos ele separado do nosso sitema...ou incluimos seus merge modules no setup.... e vai td ´junto..´
acrescentando: o fortes reports tmb e otimo....ja usou...???
blz..
[ ]´s
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Ainda não usei e por isso é que gerou esse tópico. Gostaria de saber se o fortes Report é Gratuito e se não, qual a versão free e a forma de distribuição, se precisa distribuir alguma Dll ou se é compilado junto com o Executável.
Obrigado pela participação de todos.
Obrigado pela participação de todos.
GOSTEI 0
Gandalf.nho
26/02/2005
O Fortes é totalmente gratuito (embora sem fontes) e é compilado junto com a aplicação
GOSTEI 0
Mozico
26/02/2005
FREE..
mas d uma conferida.... no link abaixo
nao precisa de DLLs.....ele e compilado....
e tmb tem CLX....
link: www.fortesinformatica.com.br
[ ]´s
mas d uma conferida.... no link abaixo
nao precisa de DLLs.....ele e compilado....
e tmb tem CLX....
link: www.fortesinformatica.com.br
[ ]´s
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Alguém poderia explicar o que é VCL e CLX?
GOSTEI 0
Prmas
26/02/2005
Amilton/Pr
O Delphi possui até a versão 7 desenvolvimento para plataformas cruzadas. Isso quer dizer que você poderá desenvolver aplicativos para VCL (Windows) e CLX (Linux). A grande sacada é que se você criar um projeto CXL (Linux) poderá reutilizar todas as units para a compilação em VCL (Windows).
Respondendo sua pergunta anteiror : Sobre os Geradores FastReport, FreeReport e Fortes Report.
A FastReports Inc , desenvolvedora do gerador de Relatórios FastReport liberou uma versão anterior da ferramenta com fontes e a renomeou FreeReport. Portanto existe uma versão paga do gerador FastReport3 e uma versão gratuita com fontes FreeReport.
Eu particularmente prefiro utilizar ferramentas externas do delphi somente com fontes, pois já tive problemas com a descontinuação.
Por isso não recomendo ferramentas sem fontes, como : Fortes Report, QuickReport, Rave, ReportBuilder etc.. Pois geralmente tais ferramentas possuem bugs e sem os fontes é impossível consertá-los, ou seja, ficamos nas mãos do desenvolvedor.
Essa é a grande diferença do FreeReport e FastReport pois são liberados com fontes e você não corre o risco de ficar na mão.
Espero ter ajudado
Marcos
O Delphi possui até a versão 7 desenvolvimento para plataformas cruzadas. Isso quer dizer que você poderá desenvolver aplicativos para VCL (Windows) e CLX (Linux). A grande sacada é que se você criar um projeto CXL (Linux) poderá reutilizar todas as units para a compilação em VCL (Windows).
Respondendo sua pergunta anteiror : Sobre os Geradores FastReport, FreeReport e Fortes Report.
A FastReports Inc , desenvolvedora do gerador de Relatórios FastReport liberou uma versão anterior da ferramenta com fontes e a renomeou FreeReport. Portanto existe uma versão paga do gerador FastReport3 e uma versão gratuita com fontes FreeReport.
Eu particularmente prefiro utilizar ferramentas externas do delphi somente com fontes, pois já tive problemas com a descontinuação.
Por isso não recomendo ferramentas sem fontes, como : Fortes Report, QuickReport, Rave, ReportBuilder etc.. Pois geralmente tais ferramentas possuem bugs e sem os fontes é impossível consertá-los, ou seja, ficamos nas mãos do desenvolvedor.
Essa é a grande diferença do FreeReport e FastReport pois são liberados com fontes e você não corre o risco de ficar na mão.
Espero ter ajudado
Marcos
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Prmas, parabéns pela sua explanação, muito boa mesmo.
Mas em questão de recursos . . . FreeReport e fortes Report, conhece ambas, alguma é melhor que outra na geração de relatórios, independente de serem liberadas com código fontes?
Um abraço!!!!
Mas em questão de recursos . . . FreeReport e fortes Report, conhece ambas, alguma é melhor que outra na geração de relatórios, independente de serem liberadas com código fontes?
Um abraço!!!!
GOSTEI 0
Prmas
26/02/2005
Amilton/Pr
A grande diferença entre o FreeReport e o Fortes Report é que :
No FreeReport você poderá criar relatórios e alterá-los diretamente pelo aplicativo compilado. Isso é possível porque os relatórios criados pelo FreeReport são armazenados em arquivos com extensão ´.frf´ e poderão ser alterados por qualquer usuário diretamente pelo seu aplicativo. Para armazená-los você poderá criar um subdiretório ´Relatorios´ dentro do diretório do seu aplicativo.
Já o Fortes Report trabalha semelhante ao QuickReport, ou seja, você só poderá criar e alterar relatórios diretamente pelo Delphi em tempo de execução. Assim, sempre que houver necessidade de alterar um relatório você necessitará recompilar todo o projeto novamente.
Quanto aos recursos são praticamente os mesmos, isso porque o FreeReport é uma versão mais limitada, da comercializada FastReport.
Sinceramente, o que me encantou no FreeReport foi a possibilidade de liberar o leiaute do relatório ao usuário final. Muitas vezes o usuário deseja apenas eliminar ou acrescentar um determinado campo no relatório e convenhamos : Recompilar todo o aplicativo para suprir essa pequena necessidade é um absurdo.
De qualquer forma a escolha é sua.
Espero ter ajudado.
Marcos
A grande diferença entre o FreeReport e o Fortes Report é que :
No FreeReport você poderá criar relatórios e alterá-los diretamente pelo aplicativo compilado. Isso é possível porque os relatórios criados pelo FreeReport são armazenados em arquivos com extensão ´.frf´ e poderão ser alterados por qualquer usuário diretamente pelo seu aplicativo. Para armazená-los você poderá criar um subdiretório ´Relatorios´ dentro do diretório do seu aplicativo.
Já o Fortes Report trabalha semelhante ao QuickReport, ou seja, você só poderá criar e alterar relatórios diretamente pelo Delphi em tempo de execução. Assim, sempre que houver necessidade de alterar um relatório você necessitará recompilar todo o projeto novamente.
Quanto aos recursos são praticamente os mesmos, isso porque o FreeReport é uma versão mais limitada, da comercializada FastReport.
Sinceramente, o que me encantou no FreeReport foi a possibilidade de liberar o leiaute do relatório ao usuário final. Muitas vezes o usuário deseja apenas eliminar ou acrescentar um determinado campo no relatório e convenhamos : Recompilar todo o aplicativo para suprir essa pequena necessidade é um absurdo.
De qualquer forma a escolha é sua.
Espero ter ajudado.
Marcos
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Gente o que tá acontencendo com o visual do site do clube Delphi.net?
Mudaram mesmo?
Mudaram mesmo?
GOSTEI 0
Eselvati
26/02/2005
Pegando carona na discussão, uso um gerador de relatorios excelente q alem de criar relatorios graficos cria em modo texto, igualzinho ao DOS, muito mao na roda e possibilidade de edicao pelo usuario final, nao sei pq até hj ninguem da noticia dele, tem todos os recursos q reportbuilder, freereport, quickreport, e blablablareport tem, o diferencial é o modo texto...
http://www.vtktools.com
Preport é show de bola...
Ederson Selvati
Ederson Selvati
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
É Gratuito? e a instalação no cliente . . . precisa ser distribuida alguma Dll, enfim . . .
GOSTEI 0
Otto
26/02/2005
[quote:872b2bc02e=´Amilton/Pr´]Gente o que tá acontencendo com o visual do site do clube Delphi.net?
Mudaram mesmo?[/quote:872b2bc02e]
mudou sim, e pra melhor, o link da seção delphi é
:arrow: https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/
:D
Mudaram mesmo?[/quote:872b2bc02e]
mudou sim, e pra melhor, o link da seção delphi é
:arrow: https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/
:D
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
Não consegui instalar o Preport. Foi instalado os botões de comando mas não o gerador de relatórios PReport. Dica pra instalação . . .
GOSTEI 0
Saulopms
26/02/2005
O Free Reports é compatível com Delphi 7???
GOSTEI 0
Eselvati
26/02/2005
A instalação é básica, compila pacote e instala DPK, Instale primeiro o commoncontrols q vem junto com a instalação e depois o preport
compila o arquivo vgr_commoncontrolsD?.dpk q está dentro de commoncontrols\source e depois instala o vgr_dsgncommoncontrolsD?.dpk q esta dentro do mesmo diretorio
instale o arquivo prpackage?.dpk q está dentro do diretorio preport\source
Ederson
compila o arquivo vgr_commoncontrolsD?.dpk q está dentro de commoncontrols\source e depois instala o vgr_dsgncommoncontrolsD?.dpk q esta dentro do mesmo diretorio
instale o arquivo prpackage?.dpk q está dentro do diretorio preport\source
Ederson
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
O FreeReport é compatível com o Delphi7 sim. Na Pagina existem versões para Delphi6 e 7 para Vcl e Clx.
É muito bom.
É muito bom.
GOSTEI 0
Amilton/pr
26/02/2005
A instalação do componente no delphi7 usa os pacotes .bpl e .dpc, então quando seleciona o pacote .dpk ele não aceita a instalação. Essa versão é para Delphi7 ou tem algo errado nessa instalação?
GOSTEI 0
Dpinho
26/02/2005
Aproveitando este topico, gostaria de saber se é muito complicado desenvolver um gerador de relatorios para meu software, onde o usuario pudesse escolher a tabela e criar seu proprio relatorio, definindo os campos e os indices.
GOSTEI 0
Patricksc
26/02/2005
Pelo que eu entendi esse FreeReports é da fortes informatica isso ??
entrei no site achei um link para o fortes Report http://www.fortesreport.com.br/index.br.htm mas naum consegui achar o FreeReport alguem sabe o link ou tem ele pra me mandar ?
meu email: patricksuloy@hotmail.com
Achei muito interessante o fato de vir com os fontes !!
entrei no site achei um link para o fortes Report http://www.fortesreport.com.br/index.br.htm mas naum consegui achar o FreeReport alguem sabe o link ou tem ele pra me mandar ?
meu email: patricksuloy@hotmail.com
Achei muito interessante o fato de vir com os fontes !!
GOSTEI 0
Fknyght
26/02/2005
Pegando carona na discussão, uso um gerador de relatorios excelente q alem de criar relatorios graficos cria em modo texto, igualzinho ao DOS, muito mao na roda e possibilidade de edicao pelo usuario final, nao sei pq até hj ninguem da noticia dele, tem todos os recursos q reportbuilder, freereport, quickreport, e blablablareport tem, o diferencial é o modo texto...
Ederson Selvati
Veio tem como vc me enviar o componente para delphi 7, entrei na pagina e nao to achando, meu email = fknyght@bol.com.br
Grato
GOSTEI 0
Raserafim
26/02/2005
o delphi da versão 6 para a 7 mudou de relatório. mas o relatório antigo está em uma pasta dentro de CD caso o usuário queira instalar.
mas ao fazer isto é necessário uma licensa para o relatório? ou a do próprio delphi já basta?
mas ao fazer isto é necessário uma licensa para o relatório? ou a do próprio delphi já basta?
GOSTEI 0
Massuda
26/02/2005
A licença do Delphi já é suficiente para a versão do QR que está no CD.GOSTEI 0
Steve_narancic
26/02/2005
O Fortes é totalmente gratuito (embora sem fontes) e é compilado junto com a aplicação
Na Verdade a Fortes Informática descontinuou o Fortes Report mas liberou o código fonte na internet no SourceForge e no codigo livre:
[url]http://codigolivre.org.br/projects/fortesreport/[/url]
E com isso um grupo de desenvolvedores passou a dar continuidade ao desenvolvimento de um derivado do Fortes Report como o FReport:
[url]https://sourceforge.net/projects/freport[/url]
GOSTEI 0
Buenolex
26/02/2005
Olá amigos, baixei a versão gratuíta do Delphi, o Delphi Explorer e gostaria de saber se alguém sabe como integrá-lo com o Delphi Explorer nos projetos.
Agradeço qualquer ajuda,
Lex.
Agradeço qualquer ajuda,
Lex.
GOSTEI 0
Vinicius Pinto
26/02/2005
Bom dia, criei uma pequena aplicação em Delphi 7 (CLX) e estou tentando gerar um relatório simples com RAVE, tudo montado e funcionando no PREVIEW, mais quando mando executar dentro da aplicação, simplesmente não faz nada, será que é problema com CLX que não deixa o RAVE funcionar??? Se alguem tiver uma orientação, agradeco.
GOSTEI 0