Gerar um executavel para ser distribuido
Para Rodrigo mourao
Esse tem que ser vc mesmo amigo , estou seguindo aquele seu curso no site mais aqui na pratica anda dando errado algumas coisas
Exemplo Criei aqui um pequeno projeto em delphi 2007 dbexpress e firebird 2.1 para ser distribuido aos clientes, que desejam consultar a tabela de valores de prestação de serviços sem se conectar a internet.
O problema anda sendo hora de gerar o alicativo para distribuir
estou colocando o exe do projeto claro ,
midlas.dll
o banco na pasta app
firebird para instalar no cliente e e, seguida ser excluido o instalador do firebird ,
Tbodbxdll
dbxconnection
dbxdrivers
e mesmo assim nao esta dando certo ? Quando instala no cliente aparece um erro pedindo para debugar com o visual studio, meio estranho
Seria possivel vc me criar uma video aula me mostrando como fazer isso ?
esse material se trata do curso do Rodrigo que estou acompanhando no site da dev
se vc puder me prepar uma video aula eu espero sem problemas, mostre todos os passos como fazer certinho
Carlos Faria
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Mourão
07/05/2009
Regis !! O problema provavelmente esta no caminho do banco. Você colocou o banco no mesmo diretorio da aplicacao mas alterou o arquivo DBXConnection para apontar para este caminho ?
Quando você distribui a aplicação para o cliente você precisa alterar os parâmetros de conxão dentro do DBXXonnection.ini e colocar lá o caminho do banco. Suponha que no seu cliente o banco fica em C:\Projetos\Regis\Banco.fdb então abra o arquivo dbxconnection.ini, localize a sua coexão lá dentro. Cuidado que terá várias e você identifica pelo nome entre [ ].
Uma vez tendo localizado basta altera o parâmetro DataBase e colocar o novo caminho!!
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
Quando você distribui a aplicação para o cliente você precisa alterar os parâmetros de conxão dentro do DBXXonnection.ini e colocar lá o caminho do banco. Suponha que no seu cliente o banco fica em C:\Projetos\Regis\Banco.fdb então abra o arquivo dbxconnection.ini, localize a sua coexão lá dentro. Cuidado que terá várias e você identifica pelo nome entre [ ].
Uma vez tendo localizado basta altera o parâmetro DataBase e colocar o novo caminho!!
Atenciosamente,
Rodrigo Carreiro Mourão
Borland Instructor Certified
Coordenador da Consultoria em Delphi
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Melhor vc fazer um exemplo ai com video nao consegui e ta tudo certo aqui inclusive configurei o dbxconnection do client ?
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
07/05/2009
Ok Carlos !!
Estarei gravando e foi lhe enviar !!
Abs!!!
Estarei gravando e foi lhe enviar !!
Abs!!!
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Ola Rodrigo
Nao esqueca de mensionar as propriedades da conecao
no momento de gerar o executavel a conecao tem que estar aberta ou fechada ?
a propriedade loadparamtsonconect tem que estar setada para true ou false ?
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
07/05/2009
Carlos me diga uma coisa voce esta usando Delphi 2007, correto ???
Poderia me enviar seus arquivos DBXCOnnectin e DBXDriver. Tem que ser o mesmo que vc esta mandando para seu cliente. Assim foco no seu problema !!!!
Abs !!!
Poderia me enviar seus arquivos DBXCOnnectin e DBXDriver. Tem que ser o mesmo que vc esta mandando para seu cliente. Assim foco no seu problema !!!!
Abs !!!
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Ola Rodrigo
Na verdade Rodrigo uso aqui delphi 2007 e delphi 2009 Talves esteja ai o problema ?
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Ola Rodrigo
Na verdade Rodrigo uso aqui delphi 2007 e delphi 2009 Talves esteja ai o problema ?
qual dll vc vai querer ?
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
07/05/2009
Hum .... Pode realmente esta ai o problema !!
Mas o que eu quero nao e dll, quero que pegue o arquivo DBXconnection.ini e DBXdriver.ini Esse dois arquivos e que mandam la no Cleiente. Sao eles que voce tem que alterar !!
Entao toma cuidado pois como tem D2007 e D 2009 o caminho e diferente.
D2007: C:\Documents and Settings\All Users\Documentos\RAD Studio\5.0\DBExpress
D2009: C:\Documents and Settings\All Users\Documentos\RAD Studio\6.0\DBExpress
Voce pode estar configurando um e liberando o outro. Mande pra mim das duas pastas
abs !!!
Mas o que eu quero nao e dll, quero que pegue o arquivo DBXconnection.ini e DBXdriver.ini Esse dois arquivos e que mandam la no Cleiente. Sao eles que voce tem que alterar !!
Entao toma cuidado pois como tem D2007 e D 2009 o caminho e diferente.
D2007: C:\Documents and Settings\All Users\Documentos\RAD Studio\5.0\DBExpress
D2009: C:\Documents and Settings\All Users\Documentos\RAD Studio\6.0\DBExpress
Voce pode estar configurando um e liberando o outro. Mande pra mim das duas pastas
abs !!!
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Ola Rodrigo ai pode estar o segundo dos erros , como a minha maquina e vista so tem um arquivo dbxconncions aqui na pasta usuarios /documentos puclicos /rad studio /codgear /dbexpress
C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\dbExpress\dbxconnections.ini
C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\dbExpress\dbxdrivers.ini
Pode ser entao que esteja acontecendo o seguinte eu trabalho um pouco com delphi 2007 e outro com 2009 talves hora de compilar ele esteja aterando o arquivo ini
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
http://www.4shared.com/file/105111640/bfc7bf32/dbxconnections.html
http://www.4shared.com/file/105111738/ff9fcbf0/dbxdrivers.html
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
07/05/2009
Carlos o que esta acontecendo e o seguinte !!
Você provavelmente está trocando os arquivos .ini na hora de distribuir. O que você tem que fazer é o seguinte: faca uma cópia do arquivo dbxconnection.ini e uma do dbxdrivers.ini. Esses arquivos serão para voce usar para distribuir seu programa.
Quando voce form colocar o exe no seu cliente tem que colocar esses arquivos juntos com o executavel. MAS NÃO ESQUEÇA DE TROCAR O CAMINHO DO BANCO DE DADOS NO ARQUIVO DBXCONNECTION.INI
Coloque nele o caminho do banco de dados que esta no seu cliente.
Abs !!!
Você provavelmente está trocando os arquivos .ini na hora de distribuir. O que você tem que fazer é o seguinte: faca uma cópia do arquivo dbxconnection.ini e uma do dbxdrivers.ini. Esses arquivos serão para voce usar para distribuir seu programa.
Quando voce form colocar o exe no seu cliente tem que colocar esses arquivos juntos com o executavel. MAS NÃO ESQUEÇA DE TROCAR O CAMINHO DO BANCO DE DADOS NO ARQUIVO DBXCONNECTION.INI
Coloque nele o caminho do banco de dados que esta no seu cliente.
Abs !!!
GOSTEI 0
Carlos Faria
07/05/2009
Ola rodrigo
pode dar um ok no chamado
GOSTEI 0