Gerenciamento de riscos

Off Topic

27/05/2014

Bom dia pessoa,
Mais uma post que pode levantar alguns debates, Gerenciamento de riscos na empresa de vocês é feito? Como é feito?

sugestão de leitura:
http://coordenarti.blogspot.com.br/2014/05/gerenciamento-de-riscos.html
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

Curtidas 0

Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

27/05/2014

Ola Leandro, bom dia!!!

Bom Material, obrigado por compartilhar.

Bom, aqui na empresa nao creio que eu tenha muitos dados a respeito do Gerenciamento de Riscos, eu acredito que em partes ate tenha.

Falarei um pouco do que aconteceu na area que tange a mim, no caso TI, a algum tempo atraz comecei a fomentar a migracao de nossa estrutura de servidores para um data center, para diminuir a possibilidade de problemas nas demais lojas, qdo acontecia algum problema na matriz que a deixasse isolada por algum motivo as demais lojas tbm ficaraiam sem sistema, hoje estao os servidores em data centeres, entao o risco de as filiais ficarem sem sistema por causa da matriz reduziu 99%, nao descarto a possibilidade por completo.

Antes desta mudanca para um data center, a principal mudanca foi colocar as filiais em funcionamento on line entre elas, minimizando assim as possibilidades de riscos de um dados estar diferente em uma unidade em relacao a outra ou se contar com uma informacao que em tese estaria disponivel em uma unidade e no momento de se precisar dela, ela estaria defasada.

Dentre outras questoes, foi a adocao de links secundarios de internet para cada unidade, para caso aconteca algum problema com o link principal, termos uma alternativa para que a filial nao fique sem conexao.

Implantacao de novos servidores para necessidades especificas e appliances especificos para reduzir o tempo de restauracao de comunicacoes etc, em caso de falhas.

Atualmente um ponto problema que tenho analisado e estou iniciando algumas acoes para minimizar o problema eh o risco de falta de energia eletrica em alguma de nossas unidades, para que a unidade fique com um minimo de estrutura funcional para que nao pare por completo, atualmente conseguimos uma estrutura minima, mais estamos trabalhando para diminuir isso ainda mais, para que isso se torne mais automatizado ou mais eficiente no seu restabelecimento em caso de ocorrencia.

nao tenho muito experiencia com o assunto e nem formacao especifica a respeito.

nao sei se era especificamente isso que vc intencionava quando abriu o post, mas esta ai uma parte do que vivencio hoje aqui na empresa.

mais uma otima contribuicao sua para o portal!!!

Parabens!!!

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

27/05/2014

Alex,

Muito boa sua participação com certeza.
é importante ver como as outras empresas dão sequencia a esse tipo de analise de risco e como fazem o tratamento delas.

Obrigado
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

27/05/2014

Oi Leandro,

Que bom, se o que partilhei esta dentro do esperado, maravilha.

Fico feliz em poder contribuir.

Sempre que puder irei procurar contribuir da melhor forma que puder.

Abraco.
GOSTEI 0
POSTAR