Gráfico com TDBChar
Pessoal, estou com o seguinte problema. Estou gerando um gráfico para o cliente saber os produtos mais vendidos. A Query que estou executando me retorna a seguinte estrutura:
PRODUTO - QUANTIDADE
PRODUTO1 - 25
PRODUTO2 - 18
PRODUTO3 - 14
PRODUTO4 - 11
PRODUTO5 - 9
PRODUTO6 - 6
PRODUTO7 - 4
PRODUTO8 - 1
PRODUTO9 - 1
PRODUTO10 - 1
PRODUTO11 - 1
PRODUTO12 - 1
PRODUTO13 - 1
PRODUTO14 - 1
PRODUTO15 - 1
etc.
Aí vem o problema: Muitos produtos estão cadastrados, ou melhor, o gráfico fica uma bagunça. E ainda tem o fato de a query me retorna um monte de produtos que foram vendidos em baixa quantidade e tudo igual (mais ou menos no exemplo, um monte de gente com apenas uma quantidade somada). Eu queria fazer com que o gráfico desprezasse esses números muito baixos e que se possível somasse-os. Ficaria mais ou menos assim:
PRODUTO - QUANTIDADE
PRODUTO1 - 25
PRODUTO2 - 18
PRODUTO3 - 14
PRODUTO4 - 11
PRODUTO5 - 9
PRODUTO6 - 6
PRODUTO7 - 4
OUTROS - 8
Eu poderia fazer esse ´filtro´ pela query (where quantidade > 1) mas aí eu gero dois problemas:
1) eu perco os valores desses outros
2) o menor valor nem sempre vai ser um. vai que me retornasse um monte de produtos com quantidade igual a 2. ai a sql nao filtraria e ficaria bagunçado mesmo assim.
Se alguém puder me ajudar com alguma rotina ou qualquer coisa que possa elucidar minha mente, eu agradeço. É que estou usando gráficos pela primeira vez.
Até!
PRODUTO - QUANTIDADE
PRODUTO1 - 25
PRODUTO2 - 18
PRODUTO3 - 14
PRODUTO4 - 11
PRODUTO5 - 9
PRODUTO6 - 6
PRODUTO7 - 4
PRODUTO8 - 1
PRODUTO9 - 1
PRODUTO10 - 1
PRODUTO11 - 1
PRODUTO12 - 1
PRODUTO13 - 1
PRODUTO14 - 1
PRODUTO15 - 1
etc.
Aí vem o problema: Muitos produtos estão cadastrados, ou melhor, o gráfico fica uma bagunça. E ainda tem o fato de a query me retorna um monte de produtos que foram vendidos em baixa quantidade e tudo igual (mais ou menos no exemplo, um monte de gente com apenas uma quantidade somada). Eu queria fazer com que o gráfico desprezasse esses números muito baixos e que se possível somasse-os. Ficaria mais ou menos assim:
PRODUTO - QUANTIDADE
PRODUTO1 - 25
PRODUTO2 - 18
PRODUTO3 - 14
PRODUTO4 - 11
PRODUTO5 - 9
PRODUTO6 - 6
PRODUTO7 - 4
OUTROS - 8
Eu poderia fazer esse ´filtro´ pela query (where quantidade > 1) mas aí eu gero dois problemas:
1) eu perco os valores desses outros
2) o menor valor nem sempre vai ser um. vai que me retornasse um monte de produtos com quantidade igual a 2. ai a sql nao filtraria e ficaria bagunçado mesmo assim.
Se alguém puder me ajudar com alguma rotina ou qualquer coisa que possa elucidar minha mente, eu agradeço. É que estou usando gráficos pela primeira vez.
Até!
Delphi32
Curtidas 0