Herança no java
Boa tarde, dia mais ou menos para ter uma duvida, mas vamos lá, Herança no Java, estou com dificuldade em entender, um pouco ou entendi de uma forma correta, no capitulo da apostila da Caelum, é apresentado um codigo que apresenta uma classe funcionario e dessa classe existe outra chamada gerente que é uma "extensão" da classe funcionario, possuindo essa ideia, no conceito de herança do java, na construção de sistema é utilizado para limitar acesso a dados, funcionalidades do sistema? me desculpem se ficou mal formulada minha duvida.
Roseane Silva
Curtidas 0
Respostas
Joel Rodrigues
25/10/2014
Ficou meio confuso sim, mas SE eu entendi, bem...você pode utilizar herança para limitar ou estender as funcionalidades de um determinado objeto sim.
Por exemplo, se ao fazer login no sistema, o usuário logado é representado por uma classe Funcionario, ela terá acesso a algumas coisas. Se for utilizada uma classe Gerente, ela irá dispôr de novas propriedades e métodos que permitirão ao usuário logado ter mais funções.
Por exemplo, se ao fazer login no sistema, o usuário logado é representado por uma classe Funcionario, ela terá acesso a algumas coisas. Se for utilizada uma classe Gerente, ela irá dispôr de novas propriedades e métodos que permitirão ao usuário logado ter mais funções.
GOSTEI 0
Roseane Silva
25/10/2014
Pronto, era essa a duvida que tinha, mas isso funciona mesmo com o banco de dados está "aberto" para isso? mudando um pouco o contexto.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
25/10/2014
Pronto, era essa a duvida que tinha, mas isso funciona mesmo com o banco de dados está "aberto" para isso? mudando um pouco o contexto.
Acho que você está confundindo as coisas. O Gerente sendo uma extensão de funcionário PODE servir para limitar funcionalidades, mas não só para isso, vai muito além: Reusabilidade de código, aumento de produtividade e muitos outros aspectos. A questão do banco de dados está "aberto" não faz muito sentido, pois para a orientação à objetos (se é isso que você está estudando) não "olha para o banco de dados", isso é em outra camada.
GOSTEI 0
Roseane Silva
25/10/2014
Realmente ultrapassei o limite do conceito de orientação a objeto Ronaldo.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
25/10/2014
Realmente ultrapassei o limite do conceito de orientação a objeto Ronaldo.
Sim, tente se ater apenas ao que está estudando, pois um assunto leva ao outro e se você for "cavar" mais em baixo nunca terminará.
GOSTEI 0
Roseane Silva
25/10/2014
Tentarei não fugir do escopo na proxima pergunta Ronaldo, obrigada pela paciencia.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
25/10/2014
Tentarei não fugir do escopo na proxima pergunta Ronaldo, obrigada pela paciencia.
Sem problema, isso acontece, são muitos assuntos e as vezes queremos aprender tudo de uma vez só, mas com isso acabamos não aprendendo nada.
GOSTEI 0
Roseane Silva
25/10/2014
Pior que é assim mesmo.
GOSTEI 0