Honestamente, qual é a melhor opção. PostgreSQL ou IB/FB?

Firebird

31/05/2005

Colegas, tudo bem?

Sou usuário do IB/FB, e fã deste banco de dados. Porém, li alguns artigos e conversei com alguns amigos e, pelo que pude perceber, o PostgreSQL é um banco OpenSource melhor do que o IB/FB.

Esta informação está correta? Faço esta pergunta por que sei que esta comunidade é eclética e me ajudará a entender os prós e contras dos dois bancos.

Att,

Roberto

Tenil

Tenil

Curtidas 0

Respostas

Fsflorencio

Fsflorencio

31/05/2005

Na minha opinião, não há motivos para trocar o FB pelo Postgree. O postgree tem o mercado dele e o FB tem o dele. O Postgree deve ter um pouco mais de performance e segurança que o Firebird, porém não me atrevo a usar isto nas minhas aplicações, pela documentação escassa e falta de componentes de acesso nativos. Neste ponto pelomenos o Firebird te dá muito mais opções.
Minha opinião é esta: Aplicações web: postgree; Aplicações de missão crítica: Oracle/SQL Server; O resto: Firebird.
Mas isto não significa que não possa ter uma aplicação web com firebird.

Você deve analizar o custo X benefício. Duvido que alguém faça um sistema de automação com postgree e tenha menos dor de cabeça do que se tivesse feito com Firebird.
Tô feliz com o FB.

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

31/05/2005

Eu pelo contrário, tive dores de cabeça com Firebird. Corrompe mais fácil e tem limitações como nao permitir SELECT de SELECT, onde só na proxima versao (2.0) dará suporte..., coisa q até o SQL do Access (JetEngineDb) já faz há tempo, mesmo nao estando na categoria dos SGDBs.

Sobre facilidade, claro q o Pg é mais difícil por ser mais avançado, sendo necessário estudar bem mais coisas do que o Fb.

Sobre componentes, ADO com o driver ODBC oficial do PostgreSQL funciona perfeitamente no Delphi, na maioria dos casos não tem por que ficar vendo várias opções alternativas já tendo algo oficial. Pra .net tem o Npgsql .Net Data Provider. Pra Java tem o JDBC Driver. Pra VB6 tem o PgOleDb como mais apropriado, além do ODBC. E pra Kylix<->Delphi o problema é ele próprio.., por onde anda a CLX? Mas pra quem usa C++ tem o libpq++. Zeos não uso por estar ainda engatinhando no MIDAS.

No mais já tem varias discussões no proprio forum sobre Pg vs Fb, é só pesquisar. Um dos tópicos q já escrevi: http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=60993

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

31/05/2005

Obrigado Bon Jovi. :wink:

GOSTEI 0
POSTAR