IbExpert e Firebird

Firebird

30/04/2004

Olá pessoal, tudo bem? estou iniciando nesse tipo de bd e gostaria de uma ajuda.. eu instalei o Firebird 1.5 e o IbExpert pra criar o bd de um programa q estou fazendo.. Só q, sinceramente nao sei nada sobre essas duas ferramentas, mas queria muito aprender.. se pudessem me ajudar..

Como eu crio o arquivo do banco de dados? como eu deixo ele prontinho pra criar as tabelas e depois ligar ele no delphi? e tb, gostaria q o bd tivesse uma senha, q eu, quando ligasse ao delphi, estipulasse essa senha pra ninguem mais conseguir abrir.. como posso fazer? grato pela ajuda..

Allan Elias Ramos :roll:

Aersoftware

Aersoftware

Curtidas 0

Respostas

Maicongabriel

Maicongabriel

30/04/2004

No IBEXpert
No menu ´Database´, existe a opção ´Create Database´
Preencha tudo o que é solicitado. Caso não saiba o que significa alguma das opções, ai sim peça ajuda, fica muito mais facil ir fazendo 1 coisa de cada vez.

Dados à preencher no Create Database:

Server: Remote Server name: Nome do servidor, ou IP do mesmo Protocol: TCP/IP Database: Um local para salvar o banco Client Library File: C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\fbclient.dll (Local padrão se o Windows for português e você não tiver alterado o diretorio de destino) Username: SYSDBA Password: masterkey SQL Dialect: Dialect 3 Page size: 8192 Charset: WIN1252

Para tirar algumas duvidas, visite : [url]http://www.firebase.com.br[/url] antes de postar no Forum...

GOSTEI 0
$grandaum$

$grandaum$

30/04/2004

eu tb estava com duvida, eu amigo aki do forum me ajudou.......e facil mexer com o ib expert....
primeiro createdatabase
depois vc seleciona aonde vc vai quere aonde fica......poem o nome do bd e e manda abrir c essa e a tua duvida!!!!depois tem que ver a versao e mandar registrar!!!!!!!facinhu!!!!!

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

30/04/2004

O q eu achei estranho é q, quando eu boto isso, no CreateDataBase, ele me pede o endereço do *.gdb pra abrir .. entao eu teria q ter o banco ja feito né? ou nao tem nada a ver e é por aki q eu crio mesmo?..

Há, a aplicaçao q eu kero é pra rodar no pc mesmo.. no máximo vou criar um instalador pra botar em outro.. eu escolho pra criar o banco Remote mesmo ou Local?? :?:

Eu tenho visto bastante o site firebase, mas nao consegui até agora essa ajuda.. abraços...

Allan Elias Ramos :?:

GOSTEI 0
Maicongabriel

Maicongabriel

30/04/2004

É pelo ´Abrir´ mesmo que se cria a Base!
Deixe Remote mesmo, isto não é problema, pois assim você utiliza TCP/IP e pode acessar a base com mais de um computador ao mesmo tempo, ou simplesmente acessar uma base que se encontra em outro computador. Já com o local = apenas 1 conexão e apartir da mesma máquina!

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

30/04/2004

Valeu Maicon, consegui criar o banco e ja estou criando as tabelas.. brigadao.. só gostaria de mais uma ajudinha..

Tenho duas tabelas.. uma de grupos e outra de subgrupos.. pra eu criar um subgrupo, eu sou obrigado a ter um grupo.. entao entra akele negócio de chaves estrangeiras né? no access eu nao precisava criar uma chave, mas vi q no firebird da pra fazer isso, entao gostaria só de uma ajuda..

TbGrupos TbSubGrupos

PkCod_Grupo PkCod_SubGrupo
Nome FkCod_Grupo
Nome

Pra eu declarar essa chave estrangeira, tem q ser na tabela de subgrupos mesmo, dizendo q ela ta ligada ao PkCod_Grupo na TbGrupo ou é o contrário? declarar ela na TbGrupo, dizendo q ela ta ligada na TbSubGrupos e coisa e tal?

Allan Elias Ramos :wink:

GOSTEI 0
Maicongabriel

Maicongabriel

30/04/2004

Você declara na tabela filha mesmo(subgrupos).
Declara na [b:2bb7205465]Subgrupos[/b:2bb7205465] dizendo que ela se liga à [b:2bb7205465]Grupos[/b:2bb7205465].
Com o uso do IBExpert, fazer isto fica bem facil!
[]´s :wink:

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

30/04/2004

Valeu novamente maicon.. eu estava mexendo no IbExpert e é realmente muito fácil de se fazer isso,, nao só isso, mas como o bd completo.. valeu..

Allan Elias Ramos :wink:

GOSTEI 0
POSTAR