IBExpress + Firebird + RAD XE5 não consigo
Baixei o IBExpert versão 2014.6.17.1 e instalei no meu notebook, instalei o FireBird version 2.5.3.26778 - FireBird 2.5 - Estou tentando criar uma aplicação usando RAD XE5 que acessa dados - sou totalmente novo em programação, estou começando do zero com alguns cursos que fiz aqui a DEVMedia.
Criei um Bando de Dados - C:\Biblioteca\Dados\Biblioteca.fdb
Criei uma Tabela - Funcionarios
Dentro do IBExpert eu consigo ver tudo, mas quando tento conectar o SQLConnection apresenta o seguinte erro:
Falha: "DBX Erro:. Driver não pôde ser inicializado corretamente Biblioteca cliente pode estar faltando, não está instalado corretamente, a versão errada, ou o driver pode estar faltando no caminho do sistema
Como solucionar o problema
Criei um Bando de Dados - C:\Biblioteca\Dados\Biblioteca.fdb
Criei uma Tabela - Funcionarios
Dentro do IBExpert eu consigo ver tudo, mas quando tento conectar o SQLConnection apresenta o seguinte erro:
Falha: "DBX Erro:. Driver não pôde ser inicializado corretamente Biblioteca cliente pode estar faltando, não está instalado corretamente, a versão errada, ou o driver pode estar faltando no caminho do sistema
Como solucionar o problema
Franklin Mei
Curtidas 0
Respostas
Mauricio Rodrigues
25/09/2014
Certifique que a dll fbclient.dll esteja presente ou gds.dll, lembrando que no windows7 em diante o firebird deve ser instalado com poderes administrativos.
GOSTEI 0
Franklin Mei
25/09/2014
Cedro do Abaeté, 25 de Setembro de 2014 - 21:26
Boa noite!
Presente onde?
Desinstalei e reinstalei tanto o Firebird quanto o IBExpert, com privilégios de Administrador, pois estou usando o Windows 8 que é 64bits e um notebook com processador x64. Pesquisei um pouco mais e alguns usuários falaram que isso poderia causar problemas e que deveria ser instalada a fbclient.dll para 32bits, fiz isso - instalei na pasta do Firebird e na pasta System32 mas continua do mesmo jeito - problema.
Tem mais alguma coisa que possa ser feito?
Muito obrigado pela atenção,
Franklin de Sousa
Boa noite!
Presente onde?
Desinstalei e reinstalei tanto o Firebird quanto o IBExpert, com privilégios de Administrador, pois estou usando o Windows 8 que é 64bits e um notebook com processador x64. Pesquisei um pouco mais e alguns usuários falaram que isso poderia causar problemas e que deveria ser instalada a fbclient.dll para 32bits, fiz isso - instalei na pasta do Firebird e na pasta System32 mas continua do mesmo jeito - problema.
Tem mais alguma coisa que possa ser feito?
Muito obrigado pela atenção,
Franklin de Sousa
GOSTEI 0
Franklin Mei
25/09/2014
Problema do SQLConnection solucionado:
Em VendorLib : C:\Program Files (x86)\HK-Software\IBExpertLive\gds32.dll
Em VendorLibWin64: C:\Program Files (x86)\HK-Software\IBExpertLive\gds32.dll
Usar a dll que está dentro da pasta do IBExpert e não a fbClient
Por enquanto é só
Em VendorLib : C:\Program Files (x86)\HK-Software\IBExpertLive\gds32.dll
Em VendorLibWin64: C:\Program Files (x86)\HK-Software\IBExpertLive\gds32.dll