IBO X dbExpress

Delphi

01/06/2006

eu queria q os feras do forum me desse uma força .....
componente de acesso ao InterBase/FireBird
qual o melhor

IBO ou dbExpress :?:

de ja agradeço..

valeu.

Jarabeucp

Jarabeucp

Curtidas 0

Respostas

Thiagopedro

Thiagopedro

01/06/2006

Aproveitando o seu levantamento, gostaria de saber dos colegas mais feras aqui do clube do delphi, como eu posso pegar a licença Trustware do IBO.

Dizem que tem um texto já pré-estabelecido para enviar ao autor do IBO.

Gostaria de ter contato com quem desenvolve no firebird e utiliza-se do IBO.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

01/06/2006

Não uso IBO, apenas dbExpress.

IBO:
* Permite acessar todos(ao menos grande parte) os recursos do SGDB
* Faz cache dos dados: é bidirecional e permite updates

dbExpress:
* Acessa recursos padrão do SGDB
* Necessita outros componentes para uso comum, como CDS´s e DSP´s
* Te dá flexibilidade de trabalhar com outros bancos de dados
* Mas não trata da diferença de dialetos

GOSTEI 0
Aschaves

Aschaves

01/06/2006

Colega, O IBO é uma suite de componentes ´fantastica´, eu o utilizo ainda na forma avaliação mas não tenho problemas com ele, ele leva diversas vantagens sobre os outros componentes, pois utiliza a API do INTERBASE/FireBird (acesso nativo), porém tem três desvantagens que você deve avaliar em seu projetos:

1) So serve para INTERBASE/Firebird, se tiver um cliente que tenha outro SGDB, tem que reescrever o projeto usando outro componente,

2) É pago (mas pelo que pude avaliar até hoje, vale cada cent$)

3) A curva de aprendizado é maior pois ele traz recursos específicos (mas vale cada segundo aplicado no estudo).

Eu o adotei pois meus clientes são de pequeno porte e não estão dispostos a pagar por um SGDB caro, não utilizo mais o dbase e paradox (cruz credo).

Você pode encontrar mais informações sobre o IBO em www.firebase.com.br

GOSTEI 0
Aasn

Aasn

01/06/2006

Caro colega,

o IBO é infinitamente superior... inclusive no quesito rapidez!

[]´s
AASN

GOSTEI 0
Martins

Martins

01/06/2006

Caro colega, o IBO é infinitamente superior... inclusive no quesito rapidez! []´s AASN

O seria esse infinitamente superior?

Acredito q para se ter uma certeza dessas, devemos explorar todas as funcionalidades e comparar a performance, se vc já fez isso então pode falar com autoridade.

eu ainda prefiro usar DbExpress, nada contra IBO pois sei q é uma suit fantástica.

GOSTEI 0
Azimute-al

Azimute-al

01/06/2006

Aproveitando o assunto, gostaria de receber algumas orientações, é o seguinte:
passei a utilizar dbexpress a algum tempo e tenho problemas na atualização em tempo real dos dados.
Exemplo: Quando lanço um novo movimento de vendas de mercadorias, para acontecer a atualização das informações no Banco de dados, tenho que fechar a conexao e abrir novamente. será que está faltando ativar alguma propriedade no componente? Utilizo Delphi 6 e os componentes TsqlClientDataSet e TSqlConnection.

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

01/06/2006

[quote:97962b8acc=´azimute-al´]Aproveitando o assunto, gostaria de receber algumas orientações, é o seguinte:
passei a utilizar dbexpress a algum tempo e tenho problemas na atualização em tempo real dos dados.
Exemplo: Quando lanço um novo movimento de vendas de mercadorias, para acontecer a atualização das informações no Banco de dados, tenho que fechar a conexao e abrir novamente. será que está faltando ativar alguma propriedade no componente? Utilizo Delphi 6 e os componentes TsqlClientDataSet e TSqlConnection.[/quote:97962b8acc]
dê uma olhada nesse tópico, eu resolvi a maioria dos meus problemas com relação a isso remodelando meu código com base nas informações desse e de outros tópicos...
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=75421&highlight=dbexpress+iniciante
espero ter ajudado :wink:

GOSTEI 0
Luciano_f

Luciano_f

01/06/2006

Pessoal sem duvida o IBO é a ferrari do IB/FB atualmente não existe componente a sua altura.

Eu uso o IBO a mais de 4 anos e posso afirma que ele deixa todos os outros componentes como Dbexpress, FibPlus, IBX etc... comendo pueira

E para quem acha que é muito dificil de se aprender usar ele, esta enganado pois apesar de ele assusta com a quantidade de propriedades, ele é o mais facil de todos, só para ter um ideia eu tenho uma aplicação de controle financeiro e vendas a cliente no balcão e fiz o teste de deixar o IBO fazer o Gerenciamento de transações automatica isso apenas o IBO faz, e para minha surpresa é simplesmente fantastico, ele controla todas as transações sem eu ter que digitar uma linha de codigo, o sistema roda rapido não dá erros.

Bem sem falar em outros recursos, pois o IBO tem tantos recursos que a gente até se perde ele é simplesmente fantastico, e o melhor é possivel obter a licensa trust do mesmo.

Veja alguns dos recursos do mesmo...
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=134

OBS: o grandes nomes do FB só usam IBO
como o caso do Cantu

um forte abraço.

GOSTEI 0
POSTAR