Idade do Cliente na Select
Galera,
Estou com o seguinte problema:
Na minha tabela de Cliente eu tenho um campo Data que indica a data de nascimento do cara.
Preciso saber qual a idade deste indivíduo levando em consideração a data atual:
Ex. Se o cliente nasceu em 28/09/1977 e nós estamos em 01/01/2004 eu não posso considerar que ele já tem 27 anos e sim 26, ou seja, ele ainda não fez aniversário.
Como que eu posso fazer isso? Tem que fazer contas na Select, é isso?
valeu
Estou com o seguinte problema:
Na minha tabela de Cliente eu tenho um campo Data que indica a data de nascimento do cara.
Preciso saber qual a idade deste indivíduo levando em consideração a data atual:
Ex. Se o cliente nasceu em 28/09/1977 e nós estamos em 01/01/2004 eu não posso considerar que ele já tem 27 anos e sim 26, ou seja, ele ainda não fez aniversário.
Como que eu posso fazer isso? Tem que fazer contas na Select, é isso?
valeu
Adriano Santos
Curtidas 0
Respostas
Afarias
26/01/2004
vc pode fazer as contas em um STORED PROC ou usar uma UDF...
...num select tb dá... só acho q o select fica meio ´feio´... (pelo menos no q consigo pensar agora)
T+
...num select tb dá... só acho q o select fica meio ´feio´... (pelo menos no q consigo pensar agora)
T+
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/01/2004
não terei que distribuí-la junto com meu software? e ainda instalar o interbase que fica instalado no cliente?
GOSTEI 0
Afarias
26/01/2004
Não pense logo em fazer sua própria UDF, 1º veja::
1- é realmente necessário/melhor opção usar uma UDF ?
2- as funções da udf padrão do IB ou FB (2: IB+FB) já não são suficientes?
3- UDFs já existentes não trazem a(s) função(ões) que preciso??
T+
1- é realmente necessário/melhor opção usar uma UDF ?
2- as funções da udf padrão do IB ou FB (2: IB+FB) já não são suficientes?
3- UDFs já existentes não trazem a(s) função(ões) que preciso??
T+
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/01/2004
Gostei da idéia da Stored Procedure, mas o meu problema é que os ´grids´ onde vão aparecer a idade do cliente estão vinculados a TQuerys que montam a Select em runtime, isso significa que eu não tenho em tempo de execução o campo Idade do FieldsEditor do TQuery, o que seria muito útil, pois eu colocaria uma chamada a Stored no evento onGetText do Field.
Não sei que outra solução poderia me ajudar. Por isso pensei em algo dentro da própria select, talvez até fazer a chamada à stored direto da TQuery, é possível isso?
valeu
Não sei que outra solução poderia me ajudar. Por isso pensei em algo dentro da própria select, talvez até fazer a chamada à stored direto da TQuery, é possível isso?
valeu
GOSTEI 0
Afarias
26/01/2004
vc não teria o problema q está relatando com stored procedures.
stored procedures (selecionáveis) no IB são muito parecidos com tabelas... (select * from stored_proc) ... o problema pode ser as condições das consultas q deseja... (pois dependendo vc pode perder o efeito dos índices)
Qual o IB (ou é FB) que vc está usando??
T+
stored procedures (selecionáveis) no IB são muito parecidos com tabelas... (select * from stored_proc) ... o problema pode ser as condições das consultas q deseja... (pois dependendo vc pode perder o efeito dos índices)
Qual o IB (ou é FB) que vc está usando??
T+
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/01/2004
Versão do IB 6.0
GOSTEI 0